Ao escrever estas palavras, conto já com 22 anos de experiência no PageGroup. Entrei na Michael Page em 1998 na área de vendas e marketing. Fui progredindo na minha carreira, tal como muitas pessoas na Page da base até ao topo, e em 2006 fui promovido a Managing Director de metade das atividades da Michael Page France, tendo assumido a total responsabilidade pela Michael Page France em 2012.

Em 2015, queria descobrir o desconhecido e, como fui promovido a Senior Managing Director, mudei-me para o Dubai para liderar as nossas operações no Médio Oriente e em África.

A aprendizagem e a adaptação a novas especificidades do mercado em termos de cultura, enquadramento jurídico e prática comercial foram um grande desafio e continuam a desafiar-me todos os dias.

O Médio Oriente e a África constituem uma geografia tão ampla e diversificada. O recrutamento é permanentemente afetado pela geopolítica, pelas estratégias de investimento governamental, pelas alterações legislativas ou mesmo pelas mudanças de preços dos bens e do petróleo. Bastante diferente daquilo a que estava habituado em França!

A gestão de um negócio neste mundo emergente e em rápida evolução requer tanto uma agilidade permanente como uma centralidade no mercado. A adaptação a estas forças de mercado todos os dias é bastante estimulante e gosto verdadeiramente disto.

Aproveitar uma oportunidade internacional constitui uma verdadeira oportunidade. Se alguém estiver a considerar uma mudança deste tipo, mas estiver um pouco indeciso, recomendo definitivamente que o faça! Agora, se se der bem com o frio e a chuva, então a região do Médio Oriente e de África pode não ser o destino certo para si, mas se gosta de um pouco de sol, por que não arrisca?