O que te levou a desenvolver uma carreira na área do recrutamento?

A área de recrutamento é diferente de todas as restantes. Se o sucesso das empresas depende dos seus colaboradores, então, esse momento começa precisamente no recrutamento. Ajudamos a criar valor nas empresas, através dos seus recursos humanos. Depois, não há nenhuma outra área que nos possibilite o conhecimento tão específico do mercado de trabalho. O networking que se consegue estabelecer nesta área é totalmente incomparável em qualquer outra função. Por fim e não menos importante, o desafio de trabalhar com pessoas. Este é sem dúvida um fator de grande motivação: podermos mudar a vida das pessoas e das organizações. Claro que trabalhar numa ambiente competitivo, mas meritocrático é outro fator determinante.

Que competências acreditas que te ajudaram a liderar com sucesso o escritório da Michael Page no Porto?

Como em qualquer função de gestão, grande parte do meu trabalho depende da minha equipa. Dessa forma, antes de tudo, foi necessário constituir uma equipa forte, competitiva, com elevado conhecimento de mercado e gosto pela área de consultoria. Claro que para uma função desta natureza, é necessário capacidade de liderança, resiliência, conhecimento do mercado, visão e estratégia.

Como consegues equilibrar as responsabilidades exigidas pela tua função com a vida pessoal?

É verdade que tenho uma atividade exigente e de enorme entrega. Contudo, trabalho numa empresa onde a flexibilidade é uma prioridade como ferramenta de gestão. Nesse sentido, permite conciliar a exigência da minha função, com a exigência da minha vida pessoal.

Que parte do teu trabalho consideras ser mais recompensadora?

Aquilo que mais me realiza é a possibilidade de aprender e ensinar diariamente, primeiro com a minha equipa e depois com os nosso clientes e candidatos. Adicionalmente, reconhecemos a meritocracia dos nossos colaboradores e compensamos justamente os seus resultados. Por fim é extremamente recompensador perceber que a tua opinião  pode definir aquilo que será o futuro do PageGroup.  

Que conselhos darias a uma pessoa que está agora a começar a trabalhar no PageGroup?

Antes de tudo, que se integre bem na sua equipa e que defina claramente o que quer da empresa de futuro. Depois, com capacidade de trabalho, resiliência e muita humildade, conseguirá alcançar tudo.