O que te levou a aceitar fazer parte do PageGroup?

Houve vários fatores que contribuíram para a minha decisão: o desafio e o projeto apresentado, bem como as pessoas que me convidaram para integrar esta organização. Também o conceito de ser uma empresa de recrutamento com consultores com experiência profissional prévia nas áreas para as quais recrutam. Este ADN da empresa cativou-me profundamente, tinha tudo para dar certo.

Tendo trabalhado em ambiente Big Four, o que te levou a mudar para a área do recrutamento?

As Big Four são sem dúvida uma escola que nos prepara para qualquer projeto profissional, pela abrangência de experiências que nos proporciona. O fato de o criador da Michael Page ter sido um Auditor numa destas empresas também me inspirou, pois ele também fez esta transição. Ao fim destes dez anos considero que as semelhanças entre estes dois mundos são muitas. Os clientes, a cultura, a exigência, o rigor, o network, o profissionalismo, os padrões de qualidade e o conceito do work hard, play hard. Adicionalmente, eu sou um apaixonado pela relação com as pessoas e no PageGroup este tipo de experiência acontece todos os dias. A transição foi, assim, fácil e natural.

Geres uma grande equipa, quais são as características que consideras essenciais para fazer uma gestão de sucesso?

Do leque de características necessárias, destaco a humildade; frontalidade e sinceridade; gestão inteligente de conflitos internos; respeito pelos elementos da equipa, independentemente das hierarquias, solidariedade entre todos os elementos; compromisso com os resultados individuais e globai autonomia mas com partilha de responsabilidade; compromisso; festejo nos momentos de êxito e apoio incondicional nos fracassos; separação entre o pessoal e profissional; passar a mensagem de que o sucesso de um será o sucesso de todos e que só juntos seremos mais fortes; compreender que o nosso sucesso depende do sucesso de cada um dos elementos da equipa; espírito work hard, play hard e sermos todos felizes com o que fazemos.

E quais são os principais desafios de gerir uma equipa tão grande?

Destaco os seguintes: conseguir o equilíbrio da rentabilidade de cada um dos elementos da equipa; gestão de expectativas de carreira e alinhar os objetivos individuais com os objetivos globais da equipa.

Que dirias a alguém que está agora a começar a sua carreira no PageGroup?

Que tenham a humildade inicial para respeitar o compromisso e a exigência dos KPIs nos quais assenta o modelo de negócio do PageGroup; eles não existem por acaso! Sejam resistentes, resilientes, fortes e aprendam a gerir o sucesso e o fracasso. Este equilíbrio fundamental é uma das chaves de uma carreira de sucesso no Grupo. É também uito importante viver, desfrutar o presente e ter confiança no futuro. Do que tenho observado, existem sempre boas oportunidades/projetos para os bons profissionais, mesmo que em áreas diferentes.