A sua organização tem a sua própria "cultura”, que pode ser descrita como a atmosfera ou o ambiente que as pessoas sentem no seu local de trabalho, estando também relacionada com a sua visão e objetivos.

Quando definir a cultura da sua empresa, considere o seguinte:

  • Qual é a missão da sua empresa?

Deve conhecer os objetivos rumo aos quais a sua empresa trabalha e todos os colaboradores devem estar em sintonia quanto à forma de alcançá-los. Se tem um conjunto de valores nucleares, tudo o que faz e a sua forma de operar devem estar alinhados com os mesmos.

  • Em que se baseiam as suas promoções?

A empresa promove os colaboradores devido às suas competências de liderança ou para recompensar anos de serviço e experiência? Sejam quais forem os motivos, os candidatos ficarão com uma ideia dos atributos que a empresa recompensa.

  • Que tipo de clientes atrai?

Uma forma de compreender a imagem que a empresa projeta consiste em avaliar que tipo de clientes atrai e que tipo de relações tem com eles. É provável que sejam organizações com uma cultura semelhante.

  • O que dizem os seus colaboradores acerca da sua empresa?

Se falam negativamente sobre o seu local de trabalho, significa que algo não está bem. Ou os colaboradores precisam de se adaptar e desenvolver a forma como trabalham ou  deve fazer alterações que garantam um ambiente de trabalho mais feliz.

  • O que diz o seu estilo de gestão a seu respeito?

Normalmente, há uma relação entre a maneira como uma equipa é gerida e a forma como essa equipa se sente acerca da sua organização. Promover discussões abertas com a sua equipa contribui para um ambiente mais descontraído.

Provavelmente descobrirá que os seus colaboradores mais felizes e mais produtivos nas suas funções são indivíduos que pensam da mesma forma, ou cujos valores provavelmente coincidem com os da sua empresa.

É importante lembrar que quando conduz o processo de entrevista não escolhe simplesmente um candidato: o candidato também precisa de escolhê-lo(a) a si. Se não conseguir ver um futuro na sua organização, poderá recusar a sua  oferta de emprego.

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.