As verificações de referências são uma componente importante do processo de recrutamento: podem ajudá-lo(a) a não cometer erros de contratação e aumentar as probabilidades de selecionar um candidato que venha altamente recomendado. O mais provável é que o profissional só lhe indique uma referência que saiba que fará um bom relato a seu respeito.

Como tal, é vital que saiba como verificar referências. Falar com uma referência ao telefone pode dar-lhe uma visão muito mais detalhada do que solicitar uma declaração por email. No entanto, tenha presente que muitas organizações limitam o que os seus colaboradores podem dizer, pelo que apenas poderão confirmar os aspetos básicos: duração do serviço de um colaborador, etc.

Antes de contactar a referência, pense no que necessita de saber sobre o candidato. Está mais interessado(a) no seu desempenho na sua organização anterior, ou a sua prioridade passa por descobrir como é o seu desempenho em equipa? Seguem-se algumas sugestões de perguntas para fazer à referência:

  • Quando é que o candidato trabalhou para si?
  • Quando saiu da sua organização?
  • Qual era o seu cargo e as principais responsabilidades?
  • Supervisionou alguém?
  • Voltaria a contratá-lo?
  • Qual foi a sua maior realização?
  • Trabalhou bem em equipa?

Fale com o seu contacto na Michael Page para discutir as verificações de referências; trabalhamos com clientes e candidatos para conduzir verificações de referências durante o processo de recrutamento.

Alguns empregadores pensam que as referências de um candidato são determinantes para a sua contratação, enquanto outros não as consideram totalmente necessárias. Seja qual for a sua opinião acerca da verificação de referências, quando é conduzida devidamente, pode ser uma ferramenta essencial no seu processo de contratação.

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.