futureproof-talent

O sucesso da sua empresa depende de diferentes fatores, mas as pessoas são sem dúvida o ativo mais importante de qualquer organização. Cada colaborador possui as suas ideias, competências e perspetivas, melhorando a eficácia organizacional e a empresa como um todo.

É essencial encontrar os profissionais adequados e a guerra pelo talento é cada vez mais aguerrida, desde as start up na grandes empresas estabelecidas há largos anos no mercado.

O Barómetro de RH da Michael Page explica que a prioridade principal de qualquer empresa é encontrar, contratar e gerir talento. Um estudo recente da Oxford Economics demonstrou que a perda de um colaborador que receba 28,000€ anuais irá implicar um custo de cerca de 22/45,000€ para a sua substituição. Um estudo da Recruitment and Employment Confederation demonstrou que o custo da substituição de um manager com um salário anual de 47,000€ seria superior a 145,000€.  

A especialização da Michael Page na atração de talento pode ajudá-lo a destacar-se em relação à concorrência e a encontrar o melhor talento.  

Apresentamos 5 conselhos para recrutar o talento do futuro: 

Esteja presente e disponível

Vivemos na era da presença online e acessibilidade. Graças à Internet e às redes sociais, a grande maioria das empresas está acessível através de um clique. Fortaleça a presença online da sua empresa através do website e das redes sociais. Partilhe a sua identidade, cultura e benefícios. É importante assegurar-se de que a visão e a cultura da empresa estão disponíveis para que os candidatos as possam consultar.   

Veja o seu website como a montra de uma loja. Neste contexto, os melhores ‘produtos’ devem estar disponíveis e ser apresentados à audiência.

Seja fiel a si – e fidedigno

Identifique as necessidades e critérios para cada função no início dos processos de recrutamento. Refira-os com clareza no anúncio de emprego e durante as entrevistas. Seja consistente; não mude os requisitos e critérios durante o processo de recrutamento.  

É importante fornecer o máximo de informação possível no anúncio para atrair talento, explicando com quem o profissional irá trabalhar, qual o software que será utilizado e a formação que será dada.

Faça com que o talento o escolha

É o sonho de qualquer empresa que os melhores talentos venham ao seu encontro. Temas como a cultura única da sua empresa, o compromisso com a sustentabilidade, a oferta de desenvolvimento e crescimento e o trabalho flexível ou remoto irão ajudar a atrair candidatos de topo.

No entanto, o talento precisa de encontrar esta informação – nos seus anúncios de emprego e através do seu website!

Assegure que tem uma forte política de valorização dos colaboradores

Comunique externamente as vantagens de trabalhar para a sua empresa. Defina uma forte Employee Value Proposition, com políticas de Diversidade e Inclusão, bem como iniciativas que promovam o bem-estar dos colaboradores e a responsabilidade social da empresa.

Os profissionais de topo sabem quais são as melhores empresas para trabalhar. Esteja atento às suas condições de trabalho e defenda-as! Partilhe fotografias de viagens divertidas e de eventos nas suas redes sociais. Fale do compromisso que possui para com os colaboradores no blog da empresa.

Desta forma, em  vez de ter que trabalhar demasiado para encontrar talento novo, este poderá vir até si.  

Deixe um especialista ajudá-lo

Deixe que um especialista de recrutamento como a Michael Page o ajude a encontrar talento. Em vez de dedicar tempo a procurar candidatos em websites de emprego e redes sociais, deixe essa tarefa para um recrutador, que possui os meios necessários, experiência e conhecimento para selecionar o melhor talento com rapidez e eficiência.   

Podemos ajudá-lo a encontrar o melhor talento para a sua empresa. Contacte-nos.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.