O conceito VUCA surgiu no exército americano, referindo-se à necessidade de uma estratégia adaptada a mudanças de cenário.

A sua sigla em inglês refere-se a 4 palavras-chave: “Volatilidade”(volatillity), devido às frequentes mudanças; “Incerteza” (uncertainly), pelo caráter imprevisível dos acontecimentos; “Complexidade” (complexity), pela multiplicidade de fatores que podem surgir interconectados e “Ambiguidade” (ambiguity), relacionada com situações complexas e pouco claras de compreender.

As empresas devem reinventar-se constantemente para fazer face às mudanças do mercado e os seus responsáveis devem ser cada vez mais líderes VUCA.

Estes têm grande facilidade de criar empatia entre pessoas e organizações, talento para a tecnologia e desejo de evoluir num mundo cada vez mais digital; bem como uma grande capacidade de reação a situações imprevisíveis, combinada com elevada flexibilidade e facilidade de adaptação.

As suas capacidades de liderança são desenvolvidas em ambientes digitais, mutáveis e imprevisíveis, o que lhes permite ter uma atitude diferente das chefias tradicionais, baseada no “Drive” - transformando qualquer situação de maneira rápida e eficaz, direcionando-a para o melhor cenário.

Mas a sigla VUCA não só reconhece a transformação empresarial como também a do perfil dos candidatos. Atualmente, as empresas mostram-se mais exigentes na procura de talento. Requerem pessoas com uma formação sólida, competências aplicáveis, iniciativa e motivação.

Os líderes VUCA estão conscientes de que este tipo de perfil profissional valoriza altamente a valorização profissional, reconhecimento e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, têm que entender que também as empresas se devem adaptar aos profissionais, escutando as expectativas e preocupações do candidato.

Uma empresa desatualizada só atrairá candidatos desatualizados, pelo que o segredo reside na Inovação. Um estudo da Dell revela que 85% bebés das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas e isto acontece, em parte, porque os ambientes VUCA e os seus líderes continuarão a transformar o mercado de trabalho a um ritmo alucinante.

Contrate os melhores líderes para a sua empresa com a ajuda da Michael Page. Contacte-nos.

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.