Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados na área da produção. Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.

Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 na área da produção.

Estas são as competências em que as equipas precisarão de prosperar e ter êxito neste ano. 

Os outros artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.

Não passa um dia sem que chegue às manchetes uma história de robôs a substituir humanos neste setor. No entanto, olhando para além das manchetes alarmistas constatamos que muitos especialistas estão a prever que as inovações em IA e automatização irão criar efetivamente mais empregos e impulsionar o crescimento. Os profissionais com as competências para combinar o melhor dos humanos e da tecnologia irão continuar a ter uma elevada empregabilidade em 2021.

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES

Trabalhar em conjunto com os fornecedores irá melhorar a sua capacidade de produção e reduzir os custos.

A colaboração é crucial no mundo empresarial e trabalhar em conjunto com os fornecedores, ao mesmo tempo que desenvolve relações profissionais positivas, irá melhorar a sua capacidade de produção e reduzir os custos de forma transversal. A gestão de custos com uma estratégia de abastecimento consistente é essencial no setor de produção. À medida que as possibilidades da indústria 4.0 e as inovações em IA se tornam cada vez mais visíveis, o setor de produção nunca esteve tão digitalmente conectado. Por sua vez, esta situação está a apresentar maiores oportunidades para o desenvolvimento efetivo de fornecedores. Com o aumento das expectativas dos clientes, é importante contar com profissionais competentes nesta área que consigam gerir o processo de forma eficaz.

PRÁTICAS/PROCESSOS ÁGEIS

Se não tiver uma operação com capacidade de flexibilização, esta irá ter dificuldades em superar os seus concorrentes.

A incerteza constante no mercado atual criou a necessidade de uma melhor agilidade nas práticas de trabalho e nos processos de produção. O mundo atual está em constante mutação, tal como o estão as necessidades dos consumidores e os avanços tecnológicos. Com esta situação em mente, se não tiver uma operação com capacidade de flexibilização adequada, esta irá ter dificuldades em superar os seus concorrentes. Tal estende-se à capacidade da organização para criar uma força de trabalho polivalente que consiga operar de modo multifuncional sempre que necessário. Já não basta procurar no mercado as competências adequadas, tem de considerar o desenvolvimento constante dos seus colaboradores para fazer crescer a empresa.

MELHORIA CONTÍNUA

Deve incorporar a melhoria contínua na cultura da organização a todos os níveis.

As empresas não podem correr o risco de acreditar que a sua forma de trabalho atual não precisa de ser avaliada e melhorada. O mundo está em constante mutação, e não está a abrandar. Deve incorporar a melhoria contínua na cultura da organização a todos os níveis. Até para as operações mais eficientes é sempre possível arranjar formas de reduzir os custos e aumentar as margens através da inovação. Capacite os seus colabradores para desafiar o status quo. Se as suas equipas adotarem esta forma de comportamento e operação, irá ver a sua empresa prosperar.

LIDERANÇA DE EQUIPAS DIVERSIFICADAS

Os dirigentes têm de ser capazes de gerir uma força de trabalho diversificada que capacite os colaboradores a serem eles próprios.

Nunca houve um foco tão grande na diversidade e inclusão na força de trabalho, que tem assumido diversas aparências no mundo moderno. Embora esta situação seja um elemento positivo considerável de forma transversal, também apresenta um desafio para os gestores diretos e dirigentes empresariais; como gere uma força de trabalho diversificada de forma eficaz ao mesmo tempo que capitaliza a cultura que esta cria no sentido dos objetivos comerciais? Os dirigentes fortes e com capacidade de adaptação sabem como desenvolver os indivíduos e implementar estratégias que são capazes de evoluir ao ritmo da mudança tecnológica, social e do negócio.

TOMADA DE DECISÃO COM BASE EM DADOS

As competências para descodificar dados fundamentais e alterar as estratégias em conformidade estão a tornar-se altamente procuradas.

No mercado atual, não é raro as organizações trabalharem em ambientes com cada vez mais riqueza de dados. Embora a recolha de dados seja importante, a competência efetiva reside em saber quais são suficientemente importantes para desenvolver estratégias sobre os mesmos e tomar consequentemente decisões fundamentais com base nos mesmos. As pessoas com as competências para descodificar informações essenciais e subsequentemente alterar comportamentos e estratégias em conformidade estão a tornar-se altamente procuradas. Não só estão mais dados disponíveis, como o estão em tempo real, o que permite uma maior velocidade de alteração e adaptação.

COMPETÊNCIAS ASSOCIADAS À VELOCIDADE DA MUDANÇA

A capacidade de adaptação às mudanças na procura do mercado é essencial para o sucesso comercial.

A velocidade do avanço tecnológico continua a acelerar. No entanto, a necessidade de encurtar os ciclos de vida dos produtos aumenta a pressão sobre as organizações de produção para melhorarem os seus processos de desenvolvimento de produtos. O setor automóvel é um exemplo desta situação; após anos de evolução do produto, a revolução dos veículos elétricos (VE) está à porta. A arquitetura e a tecnologia das plataformas de VE são significativamente distintas dos tradicionais veículos a gasolina ou a gasóleo, e a cadeia de abastecimento do setor automóvel está sujeita a uma forte pressão para se adaptar – ou perderá quota de mercado para organizações mais focadas em termos tecnológicos.

PLANEAMENTO DA OFERTA E DA PROCURA

As competências comprovadas de planeamento da oferta e da procura são continuamente procuradas pelas empresas.

A oferta e a procura constituem uma das bases do negócio – e embora a mudança tecnológica esteja a alterar totalmente o resultado de muitas operações de produção modernas, este princípio tradicional subsiste. À medida que o ritmo e a variedade de muitas organizações de produção continuam a aumentar, torna-se cada vez mais essencial equilibrar os parâmetros da oferta e da procura. A pressão económica para produzir exatamente aquilo que é necessário de forma imediata aumenta ainda mais a necessidade de equilibrar a oferta e a procura, uma vez que manter matérias-primas/componentes ou stock acabado aumenta o risco de exposição financeira. Por isso, os profissionais com competências de planeamento da oferta e da procura são essenciais numa operação de produção.

CONHECIMENTO DE REGULAMENTAÇÕES

O conhecimento e o entendimento profundo das novas, antigas e quaisquer futuras regulamentações são valiosos.

No mercado em constante mudança em que nos encontramos, as suas equipas devem manter-se a par de todas as mudanças que possam estar a ocorrer no seu negócio e no setor em geral. Ter conhecimento e compreender as potenciais mudanças provocadas pelo Brexit, e o aumento da eletrificação que deve ocorrer brevemente no setor, em termos de produção automóvel, aeronáutica e geral, irá permitir à sua empresa ter a capacidade de se adaptar e preparar para o futuro. Há atualmente mais mudanças do que nunca, a um ritmo mais rápido. Isto significa que a capacidade de compreender e gerir legislação complexa é fundamental para a empresa.

Saiba mais, faça o download gratuito do guia: 

Upskilling & Resklling - Guia dedicado à melhoria de competências

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.