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Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados em Retalho. Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.

Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 na área do Retalho. Estas são as competências em que as equipas precisarão de prosperar e ter êxito neste ano. 

Os outros artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.

Nos últimos 12 meses, assistiu-se a algumas mudanças profundas nas principais ruas de comércio, com grandes nomes do retalho a fechar portas. Além dos claros motivos relacionados com a pandemia, os analistas têm atribuído esta situação a uma série de fatores – tem-se culpabilizado o facto de existirem demasiadas lojas, de serem demasiado grandes ou de se encontrarem nos locais errados. No entanto, as mudanças dos hábitos dos consumidores são claramente o principal instigador. Neste cenário, talvez não seja de admirar que as competências em comércio eletrónico tenham uma enorme procura à medida que a "Amazonização" do setor de retalho continua a bom ritmo.

DOMÍNIO DO MERCHANDISING

O planeamento da variedade online e na loja é importante para garantir que o stock e o controlo de qualidade são perfeitos.

O planeamento eficaz do merchandising e da variedade garante que, assim que as pessoas estiverem numa loja, existe stock suficiente e a variedade adequada para satisfazer a procura. Os profissionais com estas competências serão essenciais para lidar com o setor de retalho em tempos de incerteza económica.

TERCEIRIZAÇÃO PARA PERTO

A terceirização para perto envolve a elaboração de processos que se traduzem na receção mais rápida de produtos e serviços por parte dos clientes.

Tal como a maioria da evolução no mercado atual, as funções de retalho estão a tornar-se mais digitalizadas, assim como a forma de fazer compras. As funções online são mais cómodas para a maioria e tal significa que os retalhistas podem ter um maior alcance para vender os seus produtos e serviços. As competências em terceirização para perto e a capacidade de ajudar a elaborar processos que se traduzam na receção mais rápida de produtos e serviços por parte dos clientes irão impulsionar a credibilidade das empresas e ajudar a melhorar a experiência do cliente em geral. Esta situação não só irá melhorar o resultado final, como a terceirização para perto também pode tornar a cadeia de abastecimento mais simples e mais eficiente.

DESENVOLVIMENTO DA MARCA

É importante colocar a sua empresa na melhor posição para garantir que os consumidores lhe fazem compras.

No mercado de retalho, a reputação da marca pode construir ou destruir uma organização. Contratar colaboradores que representam e promovem a sua marca é importante para garantir que as pessoas a quem estão a vender ou com quem estão a falar estão a aderir à empresa. Num mercado tão competitivo, é benéfico contar com colaboradores que sabem como desenvolver e impulsionar a reputação da marca. Os consumidores têm tantas opções de retalho hoje em dia que é importante colocar-se na melhor posição possível para garantir que o escolhem a si em relação a um concorrente.

EXPERIÊNCIA DE CAMINHO CRÍTICO

A concorrência é feroz no setor de retalho.

Num mercado que exige uma tomada de decisão rápida e ponderada, é importante garantir que a sua equipa conta com as competências e a experiência relevantes para o fazer de forma correta. Um profissional com competências nesta área pode ajudar a garantir que os produtos estão no local certo e a ser fornecidos aos membros certos da sua base de clientes. A adoção de uma abordagem de gestão de projetos traduz-se numa organização capaz de delinear todo o ciclo de vida de um produto desde o fornecimento até ao fim do processo. Ter uma experiência de caminho crítico pode evitar atrasos, custos desnecessários e possível insatisfação por parte dos consumidores.

MELHORIA DAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES

Trabalhar em colaboração com os seus fornecedores irá garantir uma relação positiva e profissional.

As competências nesta área garantem que os produtos estão a ser fornecidos aos membros certos da sua base de clientes. Se estiver a trabalhar com fornecedores, é crucial melhorar continuamente as relações que tem com as suas principais partes interessadas. Para o conseguir, os principais retalhistas procuram contratar colaboradores com competências interpessoais que possam melhorar estas relações e identificar estratégias mutuamente benéficas. A operação eficaz nesta área pode ajudar a melhorar inúmeras áreas, como a competitividade no mercado, um prazo de comercialização mais rápido e a redução do risco, podendo todas afetar o resultado final.

GESTÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO

O agrupamento de produtos com base na análise de dados e nos ganhos monetários pode impulsionar a sua empresa.

A gestão do ciclo de vida do produto é crucial assim que um produto está pronto para ser colocado no mercado. O ciclo de vida de um produto é composto por quatro fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio e, por isso, as pessoas com experiência na gestão de cada fase são altamente cobiçadas. Ser capaz de agrupar produtos com base na análise de dados e nos ganhos monetários pode conferir à sua empresa o impulso de que necessita para superar a concorrência, o que é cada vez mais importante no cenário do retalho moderno.

CONVERSÃO DE COMÉRCIO ELETRÓNICO

Uma estratégia abrangente de comércio eletrónico que impulsiona as vendas e cria uma experiência de utilizador positiva é essencial.

As competências em comércio eletrónico e conversão online não são necessariamente fáceis de encontrar no mercado atual. No entanto, é cada vez mais importante para as empresas de retalho contar com uma estratégia abrangente de comércio eletrónico que consiga impulsionar as vendas. Atualmente, as empresas de retalho devem manter-se a par da concorrência e ter um percurso e uma experiência do cliente de utilização fácil e agradáveis. Ter uma presença online é muito importante num mercado em que a maior parte dos compradores opta por utilizar lojas online para adquirir os seus produtos.

NEGOCIAÇÃO DE PREÇOS

A eficaz negociação de preços pode significar uma alteração de preços diariamente e de hora em hora.

Os profissionais com experiência em negociação de preços estão a tornar-se cada vez mais valiosos para as organizações de retalho à medida que o ritmo da mudança tecnológica impulsiona uma concorrência mais feroz. A fixação de preços continua a ser um ponto de venda central para as empresas, motivo pelo qual é essencial acertar. A negociação de preços pode significar uma alteração de preços diariamente e de hora em hora. Tal pode ser afetado pela hora do dia em que estão a negociar ou por quem tem a melhor oferta no mercado. Esta situação é cada vez mais frequente online, mas é também uma tendência que pode ser observada em lojas com etiquetas de preço eletrónicas.

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Upskilling & Resklling - Guia dedicado à melhoria de competências

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