Como manager, deve manter um certo nível de calma durante períodos stressantes, pois a sua atitude afeta diretamente os seus colaboradores. Mesmo que esteja a viver uma fase stressante, crie um ambiente de trabalho produtivo e ajude as suas equipas a aprender a lidar com o stress de uma forma positiva. 

Mantenha uma comunicação aberta

Defina com clareza funções e expetativas; garantindo que todos os colaboradores sabem exatamente quais são as suas funções, executando-as, conseguirá reduzir os níveis de ansiedade. Reúna com a sua equipa pelo menos de duas em duas semanas para refletir sobre as expetativas de trabalho e desempenho; escute as preocupações que possam ter. Se os profissionais não estão satisfeitos, faça um brainstorm com eles para encontrarem soluções conjuntamente, que possam ajudar a melhorar o ambiente. Muitas vezes, os colaboradores apenas necessitam de sentir que a sua opinião importa e é ouvida.

Reconheça o sucesso regularmente

É fácil ser absorvido pelas responsabilidades e o feedback cai muitas vezes no esquecimento. Assim, é importante que no final de cada projeto dedique algum tempo a reconhecer o contributo de cada membro da equipa. Não se sentir apreciado é uma grande fonte de stress para os colaboradores, pelo que o reconhecimento regular das conquistas pode ajudar a evitá-lo. Não tenha receio de comunicar o sucesso de membros da equipa a toda a empresa. Isso contribui para a visibilidade do colaborar e mostra a todos a sua eficiência.

Socialize com a sua equipa

Os colaboradores que fazem parte de uma grande equipa podem sentir-se algo perdidos. Tenha o cuidado de os conhecer pessoalmente e mostre-se genuinamente interessado nos seus objetivos e não apenas na sua produtividade. Para aumentar a confiança no local de trabalho, realize competições saudáveis, eventos ou saídas em grupo. Um jantar mensal, uma happy hour ou uma aula de fitness irão ajudar permitir um maior contacto pessoal ente os membros da equipa, aproximando-os.

Através de um ambiente aberto, saudável e comunicativo, conseguirá desenvolver uma equipa mais unida e descontraída.

Pretende recrutar? Contacte-nos.

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.