O retail é uma área que, por si só, se caracteriza como dinâmica e em crescente evolução tecnológica. Quando aliamos estas características ao aparecimento de uma pandemia como a COVID-19 o resultado traduzir-se-á nalgumas modificações no setor, principalmente no que diz respeito ao e-commerce.

Se por um lado já existiam empresas cujo processo digital estava bem implementando, muitos foram os casos em que a estratégia teve de ser pensada e implementada num curto prazo de tempo. É no desenvolvimento desta oportunidade, que no futuro será importante continuar a reforçar as plataformas digitais de forma a otimizar a oferta online aos consumidores desde a compra até à entrega, uma vez que são vários os estudos. Desta forma podemos concluir que a procura de perfis na área do Marketing Digital, Business Intelligence e E-commerce irão continuar a aumentar como forma de responder às novas tendências de mercado, sempre com o foco de marcar a presença nas empresas no contexto online.

Por um lado, as equipas de e-commerce continuarão a ter um papel de grande destaque no que diz respeito à criação e manutenção de redes sociais, análise de marketing e contacto com clientes. Por outro, também teremos uma grande procura por profissionais com uma grande vertente criativa em prol de uma comunicação orientada para cada tipologia de cliente. Também perfis orientados para a análise de dados terão uma grande procura na medida em que permitem à empresa ter um grande conhecimento do seu consumidor e, consequentemente orientar as suas campanhas ao seu público-alvo. Os marketeers terão um papel preponderante através do desenvolvimento de estratégias de e-mail marketing e publicidade na personalização da experiência do cliente. Paralelamente a esta procura, as empresas tendem a desenvolver as suas academias de formação para que os seus colaboradores se prepararem para os novos desafios da era digital. 

Ao longo dos últimos anos a procura desta tipologia de profissionais tem vindo a aumentar, contudo, esta pandemia acabou por funcionar como um motor de aceleração. Ao longo dos últimos meses observou-se um aumento do consumo online nos mercados europeus e, portanto, Portugal também não fugiu a esta tendência. É desta forma que acreditamos que esta procura de novos perfis não será transitória e veio para ficar.

Ainda assim, a procura por funções mais operacionais, como é o caso de um perfil de gestão de loja, continuarão a ter um grande procura, devido ao seu papel fundamental de gestão de negócio. Desta forma é fundamental que este tipo de profissionais tenham uma grande forte capacidade analítica e, agora mais que nunca, uma grande orientação para gestão de equipa e de clientes. Nos perfis de atendimento ao público continuarem a observar a mesma tendência na procura de perfis orientados para o cliente e para a venda. Numa altura em que o e-commerce assume passos largos no desenvolvimento do negócio, torna-se necessário ter equipas que consigam conjugar da melhor forma dos dois canais de venda.

Todos os dias assistimos a um recomeço global no que diz respeito ao conceito de digital no setor de retail. A situação atual que vivemos coloca-nos bastante desafios que, paralelamente se tornam oportunidades no desenvolvimento do negócio. Desta forma, os retalhistas têm a grande missão de repensar nas suas melhores estratégias de forma a ir de encontro aos novos desafios propostos.

Se pretende cosultar mais dos nossos conselhoes de atração de talento, clique aqui.

Publicado a 09/10/2020

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.