Está à procura de um bom Chief Information Officer (CIO)? Estes são os aspetos mais importantes que deve considerar antes de iniciar o recrutamento.

O Chief Information Officer [CIO, também conhecido como Diretor de tecnologias da informação (DTI)] ou Diretor de TI é responsável pela definição, implementação, desenvolvimento, fiabilidade e segurança dos sistemas de segurança da sua organização em linha com os objetivos estratégicos. As tarefas, a formação, o salário e as perspetivas de desenvolvimento: dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a função de Diretor de sistemas de informação.

1. As principais responsabilidades

Liderando uma equipa de técnicos de TI, um Diretor de sistemas de informação avalia os requisitos e implementa um sistema de informação em linha com a estratégia definida com a gestão geral a utilizar por todo o pessoal. Este está também a cargo da supervisão da manutenção dos programas existentes.

2. As mais importantes tarefas na sua empresa

Um Chief Information Officer tem várias tarefas:

· Auditoria de sistemas de informação para identificar riscos e oportunidades relacionados com a tecnologia e proporcionar uma comunicação detalhada sobre o circuito de transmissão

· Desenvolvimento e implementação da estratégia e da política dos sistemas de telecomunicações e de informação de uma organização

· Definição e monitorização de orçamentos do Diretor de sistemas de informação e gestão da respetiva política de externalização

· Organização e realização de debates com o diretor executivo e as equipas especializadas para identificar os requisitos

· Gestão de equipas e estruturação de departamentos

· Orientar e apoiar a organização na gestão da mudança

· Vigilância tecnológica constante

3. Formação académica necessária

Qualificações de engenharia informática. Um Diretor de sistemas de informação precisa de evidenciar, pelo menos, 10 anos de experiência operacional enquanto programador de TI ou gestor de projetos de TI num ambiente de TI.

4. As mais importantes competências técnicas

A função do Diretor de sistemas de informação requer uma ampla gama de competências técnicas e comportamentais. Este precisa de ter uma perfeita compreensão da tecnologia e de TI: sistemas operativos, linguagens de programação (Java, C, Python, C++, JavaScript, C#, PHP, .Net, R, etc.) e ferramentas de desenvolvimento, etc.

5. As mais importantes competências sociais

Uma boa compreensão das questões empresariais, jurídicas e éticas também constitui um requisito essencial para a gestão de riscos, dados pessoais (RGPD) e segurança, etc. Tendo a seu cargo uma ou mais equipas, precisa de boas competências de gestão. Com uma abordagem estratégica, o seu excelente conhecimento de áreas especializadas de uma organização e das aplicações internas utilizadas permite-lhe responder aos requisitos.

A pessoa em causa precisa de ter excelentes competências organizacionais, sendo ao mesmo tempo disciplinada e responsiva. Verdadeiramente apaixonado pela tecnologia, um CIO tem a capacidade de encabeçar propostas de futuras oportunidades de inovação tecnológica. Com boas competências interpessoais e de escuta, é capaz de comunicar com todas as partes interessadas, e é mesmo um negociador competente no que diz respeito a levar a cabo vários projetos com sucesso.

6. A oferta salarial

Um Diretor de sistemas de informação com experiência significativa de 10 anos ou mais pode esperar um salário anual bruto entre 90 000 € e 250 000 € com experiência significativa (10 anos ou mais) no setor de TI.

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.