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Se existe um setor que foi impulsionado pela recente crise da Covid, foi o setor de TI. A crise acelerou a digitalização das empresas de uma forma que ninguém poderia ter antecipado. Um processo que normalmente demoraria cinco anos, foi agora efetuado num ano.

Um exemplo é o trabalho remoto: mesmo as empresas mais conservadoras estão agora a trabalhar remotamente porque não têm outra opção. O mesmo se aplica à presença online das empresas.

Por isso, não é de estranhar que a necessidade de profissionais de TI talentosos esteja a aumentar ainda mais rapidamente do que antes da crise. Estas são as competências mais importantes de que irá precisar na sua equipa de TI, se pretender manter-se a par da concorrência:

1. Competências multifuncionais

Uma das tendências mais importantes no setor de TI nos últimos anos tem sido a fusão de diferentes funções numa única posição. O exemplo mais conhecido consiste no surgimento da denominada DevOps, uma função que combina o desenvolvimento de software, as operações e a garantia de qualidade. Além disso, as funções como arquiteto de soluções, analista de negócios e responsável pelos testes de software, que costumavam ser funções claramente definidas e separadas, estão agora a fundir-se numa única posição.

2. Competências de segurança da informação

À medida que as empresas deslocaram as suas operações para o online e o trabalho remoto se tornou o novo normal, a necessidade de segurança da informação aumentou. Esta é um fator de risco empresarial essencial, seja para organizações de grandes dimensões ou PME, o que se traduz numa procura elevada de talento nesta área. Há, por exemplo, uma elevada procura de Chief Information Officers. Os três pilares de segurança da utilização, do fluxo e do armazenamento de segurança requerem um conjunto de competências especializado para lidar com as crescentes ameaças de invasões externas.

3. Competências de privacidade de dados

Uma das infrações de segurança mais comuns no local de trabalho é a retenção de dados durante substancialmente mais tempo do que o necessário, apesar de as empresas se arriscarem a uma multa elevada. Os clientes querem uma melhor proteção dos seus dados pessoais. Por isso, o conhecimento especializado da proteção de dados e a necessidade de o talento de topo possuir uma consciência de privacidade comercial estão agora a tornar-se um requisito em várias funções tecnológicas.

4. Competências SAP

A SAP é um dos maiores desenvolvedores de software da Europa, cujos programas são utilizados em quase todos os setores, quer seja o setor de logística, das telecomunicações, automóvel, bancário ou de retalho.

5. Competências JAVA

Apesar de o Java já existir há muito tempo, continua a ser uma das linguagens de programação mais importantes, o que mostra que 40% dos programadores em todo o mundo codificam em Java.

6. Competências em termos de nuvem

A procura de profissionais qualificados com competências de computação em nuvem irá continuar a aumentar. Pense, por exemplo, em especialistas em migração para a nuvem e implementação de nuvem em ambientes multinuvem, especialistas em segurança da nuvem e programadores da nuvem.

7. Competências de análise de dados

Os grandes volumes de dados continuam a difundir-se em todos os setores, ajudando a definir e inspirar estratégias transversalmente. Desde dados geológicos complexos a sistemas de IA de aprendizagem profunda, é necessário um conjunto mais sofisticado de competências em termos de dados para as empresas que procuram ocupar as suas funções.

8. Capacidade de trabalhar com IA

Dependendo do setor em que a sua empresa opera, existe uma procura de todas as competências relacionadas com a IA; encontrando-se a aprendizagem automática, a ciência de dados e a extração de dados entre as competências mais procuradas. No entanto, a IA ainda não arrancou em todos os setores.

Um dos setores em que está a expandir-se é o setor industrial, uma vez que a IA constitui o impulsionador da indústria 4.0. Pense, por exemplo, num refrigerante à base de óleo que pode detetar se as peças da máquina precisam de ser substituídas antes de quebrarem. Outro setor em que a IA está em ascensão é o setor de serviços, em que os chatbots estão a assumir áreas da função de apoio ao cliente, respondendo a perguntas frequentes.

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