Michael Page Portugal Logo

Main menu

  • Início
  • Candidatos+

    As Nossas Ofertas

    • Pesquisar ofertas
    • Pesquisar ofertas
    • Envie o seu CV
    • Pesquisar Ofertas com a MyPage
    • Faça parte do PageGroup
    • Faça parte do nosso Centro de Serviços Partilhados em Barcelona
    • Offers for international candidates
    • Interim Management para Candidatos

    Conselhos para a pesquisa de emprego

    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Carta de Apresentação e CV
    • Prepare-se para uma entrevista
    • Desenvolvimento profissional

    Pesquisar Ofertas

    Buscar ofertas interim banner
  • Empresas+

    Os nossos Serviços

    • Motivos para trabalhar com a Michael Page
    • Motivos para trabalhar com a Michael Page
    • A nossa metodologia
    • Estudos de Remuneração
    • Interim Management para Empresas
    • Projetos para profissionais com deficiência
    • Page Assessment
    • Page Outsourcing

    Contacte-nos

    • Confie-nos o seu recrutamento
    • Confie-nos o seu recrutamento
    Interim Management

    As nossas divisões

    • Banking & Financial Services
    • Banking & Financial Services
    • Engineering & Manufacturing
    • Finance
    • Healthcare & Life Sciences
    • Hospitality & Leisure
    • Human Resources
    • Information Technology
    • Property & Construction
    • Retail
    • Sales & Marketing
    • Secretarial & Management Support
    • Shared Services Centre
    • Tax & Legal
  • Conselhos & Estudos+

    Gestão de Carreira

    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Carta de Apresentação e CV
    • Prepare-se para uma entrevista
    • Desenvolvimento profissional
    • International Candidates
    • Vida profissional e pessoal

    Função

    • Finance

    Liderança e Gestão de Equipas

    • Atrair talento
    • Atrair talento
    • Desenvolvimento profissional e retenção

    Estudos

    • Notícias & Estudos
    • Comunicados de Imprensa
    • Estudos
    • Estudos de Remuneração
    • Business Talks

    Webinars

    Job Application Confidence Index
  • Quem somos+

    Quem somos

    • Michael Page
    • Michael Page
    • Page Assessment
    • Page Executive
    • PageGroup
    • Faça parte do PageGroup
    • Melhores Fornecedores de RH 2020
    • Michael Page celebra 20 anos em Portugal

    Contact us (EN)

    • Contact us (EN)
    • About us
    • Request consultation
    • Searching for a job?
    Join PageGroup
  • Faça Parte do PageGroup+

    Faça parte do PageGroup

    • Sobre o PageGroup
    • Porquê escolher o PageGroup?
    • O seu papel no PageGroup
    • Utilize as suas competências
    • FAQs
    • Envie o seu CV
  • Contactos+

    Contacte-nos

    • Os nossos escritórios
    • Os nossos escritórios
    • Envie o seu CV
    • Confie-nos o seu recrutamento
    • Dê-nos a sua opinião
    • Conheça o nosso Centro de Serviços Partilhados em Barcelona

    Contact us (EN)

    • Contact us (EN)
    • About us
    • Request consultation
    • Searching for a job?
A minha conta
Ofertas (0)
Ofertas (0)
A minha conta
A minha conta
Search for a job

Continuamos a apoiá-lo durante a pandemia de COVID19. Saiba mais

Conselhos & Estudos

You are here

Home>Conselhos>Liderança e Gestão de Equipas>Desenvolvimento profissional e retenção>Retalho: tendências futuras

Retalho: tendências futuras

Retalho: tendências futuras

Como será a experiência de compras no futuro?

 

O E-commerce já começou a alterar fortemente a realidade do retalho.

O E-commerce já começou a alterar fortemente a realidade do retalho – e esta foi apenas a primeira fase. A realidade virtual, robots nas lojas, entregas por drones e as compras multi-sensoriais abrem todo um novo mundo onde a imaginação é o limite.

Mas o que trará este futuro aos milhões de profissionais que trabalham no  sector do retalho por toda a Europa? Como irão as funções dos colaboradores mudar?

Carolina Gomes, Consultora da Michael Page Retail em Portugal, declara “sentimos que há um crescimento  do mercado online muito significativo nos últimos anos, o que fez aparecer novas necessidades e aumentou a procura de perfis direcionados para o Digital”.

“Falamos de um mercado em que o cliente opta por este mercado por ser rápido,  cómodo  e prático. É uma tendência que irá continuar a crescer, nota-se que as Empresas estão a apostar em novos Websites, mais apelativos e  mais fáceis de usar/comprar” conclui.

Analisamos seis tendências que irão redefinir o futuro do sector do retalho – e como vão influenciar as funções e competências.

 

1. Redes de beacons

Uma rede de beacon, também conhecida como aplicação de Bluetooth Low Energy (BLE), permite a qualquer marca, retalhista, app ou plataforma entender exactamente onde um cliente se encontra na loja física, fornecendo-lhe uma experiência totalmente personalizada.

 

O Carrefour, a grande multinacional francesa, começou a explirar oficialmente a tecnologia beacon para tornar as suas comunicações mais relevantes para os clientes. O Carrefour equipou 28 dos seus hipermercados na Roménia com esta tecnologia, o que se traduz numa melhor experiência de compras para todos e ofertas e descontos individualizados para clientes leais.

 

“Tudo à nossa volta nos diz, de forma bem audível, que o consumidor mudou e, portanto, devemos alterar a forma como nos relacionamos com ele”, comenta

Fabrizio Travaglini, Executive Director do PageGroup na Itália.

Acrescenta ainda que as marcas têm agora a possibilidade de entender as necessidades do novo consumidor e interagir com ele utilizando ferramentas originais, impactantes e inovadoras; têm a possibilidade de formar o consumidor sobre a transformação digital e influenciar o seu comportamento futuro.

“Graças a esta abordagem, as empresas de retalho têm a oportunidade de desenhar o perfil dos seus principais consumidores e reunir as suas necessidades e preferências mais importantes. No mercado de retalho italiano, um exemplo típico é a Mcollective, uma marca de moda que está a liderar esta tendência!

 

2. Realidade aumentada

O gigante de cosmética francês L’Oreal está a juntar-se à tendência da realidade aumentada. A L’Oreal equipou a sua grande equipa de sales representatives europeus com tecnologia de realidade aumentada para a sua relação com os retalhistas. Desta forma, os retalhistas podem ver exactamente como os stands estarão dispostos e como os produtos serão apresentados, tudo visualizado em 3D.

 

3. Realidade virtual

O IKEA, o retalhista de mobiliário sueco, está a trazer a realidade virtual da fantasia para a realidade. Agora, os clientes podem usar headsets de realidade virtual para visitar divisões totalmente decoradas com mobiliário IKEA, que pode até ser customizado (mudando a cor dos armários de cozinha, por exemplo). Ao recorrer à realidade virtual desta forma, os clientes podem ter uma visão mais realista de como a sua casa ficaria com os produtos do IKEA, dando todo um novo sentido à expressão “experimentar antes de comprar”.

 

4. Drones terrestres

Uma das maiores empresas de take away europeias, a Just Eat, que recentemente sofreu um rebrand, estabeleceu uma parceria com a Starship Technologies. O objectivo é colocar drones terrestres a entregar fast food. O drone tem 6 cameras e um sistema de GPS para se deslocar pelas ruas de Londres.

 

5. Entrega por drone

A Amazon concluiu recentemente a sua primeira entrega por Air drone, para clientes em Cambridge, no Reino Unido. Apesar de ser ainda apenas um teste preliminar, a empresa espera expandir o seu sistema de entrega por drones muito mais cedo do que inicialmente previsto.

 

6. Carteiras digitais

 

Os pagamentos digitais estão a crescer na Europa. As carteiras digitais estão a ser expandidas para mais de 20.000 lojas, incluindo a E.Leclerc na Polónia. No ano passado, a empresa de dados e análises Aimia descobriu  que existe um grande interesse por parte dos consumidores nas carteiras digitais. 31% dos europeus provavelmente utilizarão carteiras digitais através dos seus dispositivos móveis.

“Já notamos um grande impacto desta inovação no recrutamento de candidatos no sector do retalho”, refere Minh Truong, manager de  Sales & Marketing na Michael Page Bélgica. “Recrutámos, por exemplo, muitos candidatos para a Worldline, uma empresa que desenvolve soluções de pagamento digital. Tenho a certeza que teremos mais clientes com este tipo de pedidos no futuro.”

“Temos falado sobre pagamentos digitais deste a implementação da divisão de Digital & New Media em Itália. Temos muitas oportunidades nesta área, quer  no mercado tradicional (Retalhistas e Distribuição), como nas start-ups inovadoras”, comenta Filippo Maggi, Executive Director do PageGroup na Itália. O impacto desta inovação é impressionante, estamos agora a trabalhar com clientes de ICT (criptografia e desenvolvimento de sistemas sem dinheiro vivo) e com a vertente de automação de negócio digital.”

O nosso Estudo Global de Retalho 2016 inclui as mais recentes tendências no recrutamento para a área do retalho, em 10 países.  

Tem necessidades de recrutamento na área do retalho? Contacte-nos.

 

Artigo anterior
PageGroup entre empresas mais ativas nas redes sociais
PageGroup entre empresas mais ativas nas redes sociais
Leia o artigo
Artigo seguinte
O que podem os líderes aprender com a Kodak’s Moment
O que podem os líderes aprender com a Kodak’s Moment
Leia o artigo
Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

 

Mantenha-se actualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.

Categorias

  • Gestão de Carreira
  • Liderança e Gestão de Equipas
  • Função

Artigos Populares

Artigos mais lidos

  • A Importância da Inteligência Emocional no Local de Trabalho
  • Descrição de funções: Administrador Financeiro (CFO)
  • Perguntas de entrevista baseadas nas competências
  • As dez qualidades de liderança mais importantes (vídeo)
  • Perguntas de entrevistas de emprego mais comuns (vídeo)
  • As funções de procurement estão para ficar?
Michael Page Portugal Logo
  • Siga-nos en TwitterSiga-nos en Twitter
  • Siga-nos no FacebookSiga-nos no Facebook
  • Siga-nos en LinkedInSiga-nos en LinkedIn

Informação Útil

  • Mapa do site
  • Dê-nos a sua opinião
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Países/Regiões
 

A nossa especialização

  • Accounting
  • Audit
  • Banking & Financial Services
  • Construction
  • Consultancy, Strategy & Change
  • Customer Service
  • Digital
  • Engineering & Manufacturing
  • Facilities Management
  • Healthcare & Life Sciences
  • Human Resources
  • Information Technology
  • Insurance
  • Legal
  • Logistics
  • Marketing & Agency
  • Mining & Resources
  • Oil & Gas
  • Procurement & Supply Chain
  • Property
  • Retail
  • Sales
  • Secretarial & Business Support
  • Tax

Sobre a Michael Page

  • Investidores
  • Website corporativo

Michael Page faz parte do PageGroup. A Michael Page é uma marca pertencente à Michael Page International Portugal - E.T.T e Serviços de Consultoria Lda. NIF 505 099 438. Inscrita na Cons. do Reg. Com. de Lisboa com a matrícula nº 09378.

© Michael Page (2020)