O clima organizacional refere-se às perceções dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho interno da organização e afeta o comportamento de cada um. Entende-se, por clima, os aspetos mais visíveis ou as manifestações, da cultura de uma organização, um sentimento partilhado de como as pessoas percecionam o seu relacionamento num momento específico. E, um bom clima é um pré-requisito para o sucesso de qualquer organização. 
Empresas tristes, com um clima negativo, em que as pessoas se sentem apáticas, desenraizadas, estão condenadas a desaparecer num mercado competitivo, orientado para a inovação, para a sustentabilidade e valores cada vez mais fortes de humanização. 
O reconhecimento sobre a importância do clima nas organizações tem contribuído para que surjam áreas mais especializadas na consultoria em Recursos Humanos, para desenvolvimento e implementação de pesquisas para avaliar o grau de satisfação dos colaboradores. O planeamento e a realização de estudos de liderança, cultura, motivação, permitem auscultar qual o ambiente que se vive dentro da organização, identificar variáveis que influenciam, positiva ou negativamente, o nível de satisfação e motivação dos colaboradores, ou avaliar o seu grau de envolvimento e integração com os objetivos empresariais. 

A Importância de um Bom Clima

As perceções dos colaboradores sobre o ambiente da empresa afetam quase todos os aspetos do quotidiano de uma organização, incluindo atitudes e comportamentos das pessoas, processos de grupo e desempenho organizacional, e esta é uma questão crucial para os líderes empresariais de hoje.
É importante garantir um bom clima organizacional para a produtividade do trabalho. A chave é melhorar o desempenho das pessoas na organização, assegurando a sua integração e motivação, pois o colaborador é o capital crucial para apoiar a sustentabilidade de uma organização. 
O bem-estar das pessoas no local de trabalho depende, em grande parte, da criação de ambientes saudáveis, dado que o trabalho desempenha um papel imprescindível nas suas vidas, e a sua motivação contribui definitivamente para a sua retenção. Daí esta ser uma preocupação atual de líderes e decisores que pretendem mudar ou evoluir o clima da sua organização, cientes do impacto que tem nas atitudes, no comportamento e desempenho. 
As metodologias de análise do papel de liderança e qualidade da equipa de trabalho, satisfação e relação com o clima organizacional, revelam, muitas vezes resultados inesperados. Comportamentos proativos de trabalho, resiliência, orientação para a aprendizagem, reação a desafios, capacidade de adaptação, podem promover um determinado clima organizacional. As análises permitem reforçar o conhecimento sobre os ambientes de trabalho e fornecer insights que irão contribuir para a compreensão dos mecanismos que impactam os comportamentos no trabalho, contribuindo para a sua melhoria. Trata-se de medir para melhorar o envolvimento dos colaboradores, e preparar para a mudança, tornando a empresa um excelente lugar para trabalhar.
Estudos recentes têm mostrado que a motivação das pessoas e o seu compromisso com uma organização depende de aspetos que ultrapassam a remuneração, privilegiando o relacionamento e comunicação entre colegas e chefias, políticas de responsabilidade social e inclusão, desenvolvimento de novas competências ou políticas de mobilidade. A promoção de um ambiente positivo contribui para a saúde mental e psicológica, indispensável para a produtividade e a tristeza e a apatia dos colaboradores é claramente inimiga do desempenho e do sucesso empresarial.
Uma organização com um clima positivo, em que os colaboradores se sentem bem, irá contribuir para uma redução da rotatividade dos recursos humanos, permitindo aumentar a criatividade, a expressividade e a inovação com uma força de trabalho talentosa e comprometida. Como é o clima na sua empresa? 
Se necessita de aconselhamento relativamente ao clima da sua empresa, recorra à Page Assement

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.