No nosso mais recente estudo, Índice de Confiança Laboral dos Profissionais, 66% dos inquiridos afirmou que espera desenvolver os seus skills. Valor alguns pontos abaixo da média global de países que participaram no estudo, que se situa nos 75%.

Este ponto pode parecer, à partida, menos relevante que questões como expectativas salariais, equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou confiança na estabilidade o mercado. Contudo, a meu ver, o desenvolvimento das competências dos colaboradores é um tema da máxima importância, quer para a motivação e evolução dos profissionais, quer para o desenvolvimento e competitividade do negócio das empresas.

Felizmente, os líderes empresariais encaram cada vez mais os colaboradores como o recurso mais importante das organizações, procurando promover o seu bem-estar, desenvolvimento profissional e retenção. Neste contexto, a reciclagem de conhecimentos, a formação contínua que vai além daquela que é obrigatória por lei e o desenvolvimento das hard e soft skills dos colaboradores torna-se uma prioridade.

As organizações começam a criar programas estratégicos de formação interna e externa que permitem aos profissionais aprofundar os seus conhecimentos técnicos, dotando-os de competências que lhes permitirão adquirir uma vantagem competitiva face à concorrência. Por outro lado, cada vez se dá mais atenção à grande importância das softs skills. Capacidade de comunicação, espírito de equipa, liderança, resistência ao stress, resiliência… são exemplos de competências que podem marcar a diferença entre dois colaboradores com excelentes skills técnicas.

Os programas de formação tornam-se, assim, um fringe benefit fundamental para as empresas, perante uma nova geração de profissionais que procura, mais do que um emprego, uma experiência de vida e a possibilidade de evoluir na sua carreira. E a grande vantagem destes programas é que permitem uma situação win win, pois tanto as empresas como os profissionais beneficiarão tremendamente com a sua implementação. 

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.