Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados na área financeira. Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.

Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 em Finance. Estas são as competências em que as equipas precisarão de prosperar e ter êxito neste ano. 

Os restantes artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.

Com o clima político e económico a permanecer incerto, os profissionais da área financeira precisarão de permanecer adaptáveis às mudanças no mercado. As pessoas com conhecimento especializado terão uma procura particularmente elevada, juntamente com os especialistas em questões internacionais e mudanças regulamentares. Em tempos complexos, em que a colaboração eficaz é essencial, as competências de gestão das partes interessadas são também altamente valorizadas.

GESTÃO DE RELAÇÕES

Os profissionais financeiros devem desenvolver e gerir relações sólidas em toda a empresa.

Trabalhar com as partes interessadas e desenvolver relações de trabalho sólidas é agora essencial para qualquer profissional desta área.Tendo deixado de ter apenas uma função de apoio ou de back office, espera-se agora que as equipas de finanças desenvolvam e giram relações sólidas em toda a empresa. Ao impulsionar a consciência em torno dos custos no lado operacional da organização, estes colaboradores podem ajudar a melhorar a conformidade e a gerir processos eficientes. A gestão adequada das partes interessadas, garantindo que estão empenhadas com o propósito da equipa financeira, pode também ajudar a melhorar o perfil da função.

COMUNICAÇÃO EFICAZ

Para agir como um parceiro empresarial eficaz, os colaboradores devem ser capazes de comunicar de forma clara.

A capacidade de comunicar de forma eficaz, negociar e influenciar constituem competências essenciais em finanças. A explicação dos processos financeiros mais complexos em linguagem simples é uma competência de mérito próprio, essencial para garantir que as funções empresariais estão alinhadas. Sendo agora solicitado um maior envolvimento com a empresa em geral, esta irá tornar-se cada vez mais importante. Os parceiros empresariais eficazes precisam de ser encarados como conselheiros fiáveis, daí que um entendimento profundo do seu público e uma capacidade de apresentar informações de forma clara sejam tão importantes.

CONTABILIDADE TÉCNICA

Este é um aspeto essencial para lidar com novos regulamentos, processos empresariais e desafios sem precedentes.

Os contabilistas técnicos são responsáveis por muitas das tarefas diárias no âmbito da função de contabilidade e são fundamentais para o funcionamento bem-sucedido de uma organização. Em 2021, as competências de contabilidade técnica serão essenciais para lidar com novos regulamentos, processos empresariais e desafios sem precedentes. Com a entrada em vigor do Brexit, espera-se uma subida das questões transfronteiriças e haverá uma procura cada vez maior de contabilistas técnicos talentosos.

GESTÃO DE PROJETOS DE AUDITORIA

A gestão eficaz de projetos é essencial para garantir que os objetivos empresariais são alcançados.

As sólidas competências de gestão de projetos garantem uma prestação financeira corporativa comercial eficiente. As principais competências incluem a orçamentação, a monitorização do progresso e a gestão do tempo. As pessoas que são responsáveis pelo desenvolvimento e pela supervisão de projetos financeiros são essenciais para garantir que os resultados cumprem as necessidades empresariais e que todos os prazos são respeitados. No caso de uma auditoria, é necessária uma elevada atenção aos detalhes e à organização, e, por isso, é altamente benéfico para as empresas contratarem uma pessoa para gerir o processo na sua totalidade. Os profissionais com competências para gerir estas auditorias são essenciais para determinar se uma organização cumpriu as metas e os objetivos acordados.

SISTEMAS DE FINANÇAS TÉCNICOS

Quase todas as empresas são agora digitais em alguma forma. Os sistemas técnicos de finanças são fundamentais para muitas funções.

Atualmente, os indivíduos com competências em aplicações de software de tecnologia financeira como CCH, Alpha Tax e Xero desfrutam de uma elevada empregabilidade. Estes sistemas garantem que as contas estão alinhadas com as novas normas, o que reduz os riscos empresariais e facilita a colaboração integrada e uma perspetiva em tempo real dos fluxos de caixa empresariais. Embora seja importante estar no topo dos programas atualmente em jogo, também é essencial ter a capacidade de se adaptar aos novos sistemas e de se manter informado relativamente aos processos e às plataformas mais recentes.

VALOR ACRESCENTADO NUMA VERTENTE COMERCIAL

Essencial para permanecerem competitivos num mercado em constante evolução, os profissionais precisam de provar o valor acrescentado que trazem à empresa.

As sólidas competências comerciais permitem aos profissionais estipular os preços e gerir projetos de forma mais precisa, e agregar de facto valor a uma empresa. Tal é particularmente importante no caso de funções atuariais, de banca de retalho e de seguros. Estes profissionais não só detêm um entendimento profundo da empresa e um conhecimento dos principais concorrentes, como também conseguem identificar a forma como as tendências no mercado podem ter impacto na empresa. Tal é crucial para se adaptaremàs novas exigências do consumidor e permanecerem competitivos num mercado em constante evolução.

GESTÃO DA MUDANÇA

Os projetos de transformação empresarial requerem profissionais peritos em gestão da mudança.

O que funciona atualmente pode não funcionar no futuro, por isso, são essenciais competências de gestão da mudança sólidas para criar planos e estratégias de contingência que sejam suficientemente flexíveis para permitir respostas ágeis a uma reviravolta no mercado. Um histórico comprovado em tais empreendimentos irá sempre impressionar um futuro empregador. As pessoas que tiverem competências de avaliação e implementação de soluções para gerir tanto alterações inesperadas como transformações empresariais de larga escala serão fundamentais ao avançar para 2021.

COMPETÊNCIAS DE APRESENTAÇÃO

Como capta a atenção quando apresenta processos financeiros complexos?

Efetuar uma apresentação interessante e memorável é atualmente uma competência essencial. Não só os profissionais precisam de ser interessantes e capazes de captar a atenção dos participantes, como também precisam de garantir que estão a efetuar a apresentação de forma a que a audiência fique no final com uma compreensão plena daquilo que estava a ser debatido. Na área de finanças este é um aspeto essencial, particularmente pelo facto de se esperar agora que os profissionais adotem uma abordagem de parceria empresarial para trabalhar em toda a empresa.

Saiba mais, faça o download gratuito do guia: 

Upskilling & Resklling - Guia dedicado à melhoria de competências

Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.