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Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados em Imobiliária e Construção. Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.

Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 na área da Imobiliária e Construção.

Estas são as competências em que as equipas precisarão de prosperar e ter êxito neste ano. 

Os outros artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.

GESTÃO DAS PARTES INTERESSADAS

Esta é uma questão importante, interna e externamente.

Tal é importante a todos os níveis dos setores imobiliário, de construção, de gestão de instalações e de alojamento social. À medida que as expectativas dos clientes crescem, a capacidade de desenvolver e gerir de forma eficaz estas relações torna-se cada vez mais importante. Obter aprovação das partes interessadas de nível superior irá determinar se um negócio avança, por isso, a consciência comercial irá desempenhar um papel importante nesta situação. A partir de uma perspetiva externa, os consumidores em todos os mercados são muito mais esclarecidos e, no que diz respeito aos serviços por que estão a pagar, exigem mais do que uma simples solução. As competências de gestão eficaz das partes interessadas serão sempre úteis aos profissionais.

GESTÃO DE PROJETOS

A organização e a comunicação são essenciais para uma gestão de projetos bem-sucedida.

A gestão eficaz de projetos é a base do sucesso neste setor, particularmente no caso de projetos a longo prazo. Um gestor de projetos competente deve ser capaz de fazer diversas tarefas, garantindo que cada fase de um projeto é executada de acordo com o tempo e o orçamento. Esta situação, por sua vez, requer excelentes competências interpessoais em termos de estabelecer contacto com as principais partes interessadas no momento oportuno e garantir que os clientes são mantidos informados sobre o progresso. Os gestores de projetos devem também ter uma dimensão do risco e avaliar proativamente quaisquer perigos potenciais. Apesar de ser possível estudar gestão de projetos, no fundo a experiência atingida nesta área é insubstituível.

COACHING/DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAS

Incutir uma cultura de aprendizagem contínua pode realmente motivar uma equipa.

A gestão de uma grande equipa é difícil em qualquer setor, e na gestão de imóveis e instalações, as equipas podem estar dispersas por vários locais e não estão sempre em contacto com os seus gestores. Apesar destes obstáculos, continua a ser importante concentrar-se constantemente no desenvolvimento de conjuntos de competências das suas equipas, para impulsionar a eficiência e a inovação. O nível de serviço que os clientes recebem pode construir ou destruir uma empresa. É por este motivo que a gestão de desempenho da equipa é agora mais importante do que nunca para garantir uma prestação de serviço consistente e de elevado nível, e para garantir que todos estão a cumprir os respetivos contratos celebrados.

DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Conquistar e reter novos negócios é mais importante do que nunca.

Em tempos de incerteza, a concorrência nunca foi tão feroz para uma nova empresa. No entanto, uma coisa é conseguir um projeto ou um contrato, e outra é concretizar e impulsionar a repetição de negócios com sucesso. Por isso, a capacidade de desenvolver relações empresariais sólidas e duradouras é altamente admirada no setor e é algo que os profissionais a todos os níveis deviam esforçar-se por fazer. Os criadores de redes competentes são altamente valiosos no setor imobiliário, à medida que a concorrência continua a crescer e as expectativas do nível de serviço prestado aumentam.

PERSPICÁCIA FINANCEIRA

Conhecer os seus números é essencial no que diz respeito a gerar lucro.

Muitas pessoas podem estar enganadas por acreditarem que somente os profissionais que passam os dias a trabalhar com folhas de cálculo é que precisam de possuir perspicácia financeira. No entanto, uma análise atenta do carácter comercial é importante a todos os níveis de uma operação. As pessoas com uma compreensão profunda das mudanças do mercado, dos próximos desafios, das oportunidades e da legislação estarão em melhor posição para se adaptar rapidamente quando necessário. Em última instância, a capacidade de aumentar as receitas e gerir de forma eficaz um negócio constitui um conjunto de competências fundamental de que as empresas andam à procura.

CREDENCIAIS CERTIFICADAS

As qualificações permanecem altamente cobiçadas.

Embora as novas tecnologias e as forças de mercado estejam indubitavelmente a transformar o setor, alguns aspetos fundamentais permanecem inalterados. Um exemplo desta situação é o valor de uma qualificação MRICS. As competências de um técnico certificado variam de acordo com o setor específico em que optaram por qualificar-se, quer seja o setor residencial, de planeamento e desenvolvimento ou de gestão de instalações, para mencionar apenas alguns. No entanto, a qualidade da formação e o nível das suas competências estarão em linha com o mais elevado padrão de qualificação RICS. Por isso, as pessoas que possuírem credenciais certificadas irão continuar a ter uma elevada empregabilidade.

HISTÓRICO COMPROVADO

A experiência no setor é realmente insubstituível.

Um bom histórico de carreira é sempre encarado de forma positiva pelos empregadores. Embora possa demorar algum tempo até consolidar um histórico credível, mesmo as pessoas na extremidade de nível inferior do mercado podem começar a estabelecer a sua reputação através da compreensão e, posteriormente, da pormenorização exata de como ajudaram a delinear um projeto recente. Em qualquer dos casos, a competência efetiva reside na capacidade de comunicar e demonstrar valor. Quer se esteja a candidatar a uma nova função ou a tentar alcançar uma promoção, a capacidade de demonstrar o seu histórico vai sempre colocá-lo numa excelente posição.

PERSPICÁCIA DE GESTÃO DE ATIVOS

Um bom olho para todos os fatores que possam influenciar a depreciação do valor é altamente procurado.

A incerteza traduziu-se na necessidade real de as empresas fazerem opções de investimento mais bem informadas. Para se preparar para potenciais desafios no mercado, esperamos um aumento da necessidade de as empresas incorporarem profissionais talentosos com experiência em gestão de ativos, incluindo avaliações de desenvolvimento. Para ajudar no planeamento face aos desafios do ano de 2021 e seguintes, é importante que as empresas não estejam a valorizar excessivamente áreas que estejam sujeitas a risco de impactos do mercado potencialmente negativos. Esta situação é particularmente predominante no mercado residencial.

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Upskilling & Resklling - Guia dedicado à melhoria de competências

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