No último ano, a procura de engenheiros aumentou e as organizações querem principalmente engenheiros de manutenção, de processo, de qualidade, engenheiros eletrotécnicos, de mecânica, industrial, bem como voltam a procurar engenheiros civis para o setor da construção, acabado de renascer e a apostar nas áreas de reabilitação e construção de edifícios.

A Michae Page desenvolveu um estudo sobre recrutamento em engenharia relativamente aos salários para o setor da indústria, na cidade de Lisboa, um responsável de manutenção poderá ganhar entre 40 e 60 mil euros brutos anuais; e no Porto entre 44 e 58 mil euros. Já o salário de um engenheiro de processos varia entre 26 e 42 mil euros em Lisboa e 23 e 39 mil euros no Porto. Os valores para as funções de engenheiro de qualidade variam entre 28 mil euros e 34 mil euros em Lisboa, e 24 mil euros e 32 mil euros no Porto.

Os salários para o setor da construção apresentam intervalos, por exemplo, para chefe de obra entre 31 mil e 45 mil euros em Lisboa; e 31 mil e 43 mil euros no Porto. No caso de um engenheiro de gabinete técnico o salário varia entre 22.500€ e 30 mil euros para Lisboa, e entre 15 mil e 25 mil euros para o Porto. A função de responsável de gabinete técnico pode auferir um salário entre 28 e 35 mil euros em Lisboa, e 24 e 35 mil euros no Porto.

Ao nível das competências, as empresas valorizam candidatos com background técnico, com competências comunicacionais e de relacionamento interpessoal e que saibam idiomas. Da parte dos candidatos e com muita oferta disponível, estes privilegiam o pacote salarial que inclua também uma remuneração variável, bem como flexibilidade horária e seguro de saúde”, acrescenta Pedro Mira Martins, Executive Manager da Divisão em Lisboa.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.