A duração de um processo de recrutamento pode variar drasticamente de empresa para empresa. Um processo bem planeado e eficaz pode demorar pouco mais do que uma semana, mas é muito comum os processos aumentarem para três a seis semanas. Sobretudo para as funções mais requisitadas, a demora num processo pode ser prejudicial para garantia pelo melhor talento.

A fase de entrevistas de um processo de recrutamento pode atrasar o tempo que demora a contratar o candidato certo. No entanto, pode tomar algumas medidas para acelerar as suas entrevistas.

Como é um processo eficiente de entrevistas?

Idealmente, os processos deveriam consistir numa chamada telefónica inicial ou numa reunião Skype para avaliar os candidatos selecionados, seguidas por uma entrevista presencial e uma segunda fase de entrevistas, se necessário. Se for importante realizar testes para a função, estes devem ser desenvolvidos entre a primeira e a segunda fase e rapidamente. Quando as entrevistas presenciais não são uma opção viável, as entrevistas por Skype são uma boa solução para dar continuidade ao processo e para garantir que os responsáveis envolvidos podem conhecer o candidato.

Alinhar a disponibilidade destes players é um dos maiores desafios, pelo que é aconselhável agendar a segunda fase de entrevistas com os candidatos que se destacam ainda durante a primeira fase. Desta forma, não só evita a demora no processo, como assegura os melhores candidatos, aumentando a probabilidade de permanecerem no processo.

As empresas que têm os processos mais rápidos e eficientes são organizadas no que concerne à toma de decisões. Estes líderes reconhecem que os melhores candidatos são contratados rapidamente, por isso asseguram disponibilidade para conhecê-los.

O segredo para um bom processo de recrutamento é dar aos candidatos uma perspetiva do tipo de candidato que a empresa procura. Um teste inesperado, um período de espera maior entre a primeira e a segunda entrevista, ou uma apresentação que não sabiam que tinham de preparar podem levar a que saiam do processo. Se forem avisados, os candidatos vão se sentir mais confortáveis com quaisquer pedidos adicionais.

Como pode a tecnologia contribuir para um melhor processo?

Videoconferências

Uma chamada de vídeo no Facetime, Hangouts, Skype ou teams não só irá eliminar restrições horárias, como tem um custo inferior, permitindo que o processo de recrutamento seja menos demorado. Quando existe uma maior flexibilidade nos horários, as respostas são mais rápidas.

No seguimento de uma primeira avaliação, é possível adicionar uma 2ª pessoa à conference call. Poderá ser o manager que está a contratar ou o line manager a aderir à entrevista para perguntar algumas questões e verificar a disponibilidade do candidato para uma reunião presencial.

Entrevistas de vídeo gravadas

A tecnologia de vídeo pode ser também utilizada para gravar e avaliar os candidatos durante a entrevista. Permite ainda que vários investidores avaliem as entrevistas posteriormente, quando estiverem disponíveis.

Testes psicométricos online

Em vez de receber um candidato num local físico para a realização de testes, pode optar por testes psicométricos online: uma forma rápida, fácil e flexível para avaliar a aptidão dos candidatos.

IA

Os Chatbots podem ser utilizados para avaliar candidatos num estado muito inicial do processo. Os algoritmos de IA podem ser também utilizados para analisar os CVs adequados e filtrar os que não são relevantes, para que as chefias tenham mais tempo para avaliar as candidaturas mais adequadas.

Redes sociais

Redes como o LinkedIn, Twitter, Facebook e até o Instagram são ferramentas úteis na atração de candidatos. Um perfil profissional como o do LinkedIn pode também fornecer uma visão das experiências e qualificações profissionais do profissional.

Implementar tecnologia no processo de contratação

O melhor talento deve ser assegurado rapidamente. Adaptar o seu processo de recrutamento combinando de entrevistas telefónicas e de vídeo para avaliar candidatos pode acelerar significativamente o processo para garantir este talento. Quão mais depressa se desenvolver o processo, maior é a probabilidade de reter os melhores profissionais.

Na Michael Page, discutimos regularmente a necessidade de os nossos clientes serem mais flexíveis. Ter abertura para realizar entrevistas a partir de localizações remotas e fora do típico horário de trabalho reduz a as restrições que habitualmente atrasam o recrutamento.

Se pretende saber como podemos ajudá-lo a acelerar o processo de contratação para garantir o melhor talento, entre em contacto connosco. Para explorar as suas opções no mercado, crie uma conta MyPage e dê o melhor uso da tecnologia de IA para encontrar as funções mais adequadas às suas competências e experiência.

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