referencia-blog-image

Muitos profissionais conseguem fazer uma excelente apresentação do seu perfil através do seu CV e entrevista; contudo, consultar uma segunda ou terceira opinião pode ser muito importante, por diversas razões.

Antigos colegas e chefias do candidato podem ajudá-lo a verificar alguns pontos-chave: para começar, se este lhe está a dizer toda a verdade e, em última análise, podem ajudá-lo a avaliar se poderá adaptar-se bem à cultura da empresa.

Realizar um controlo de referências é uma boa forma de o recrutador defender a sua decisão – se algo correr mal com o novo colaborador no futuro, os RH e/ou o manager responsável pelo recrutamento podem afirmar que fizeram tudo o que estava ao seu alcance para mitigar eventuais problemas.

Apresentamos quarto tópicos importantes ao fazer questões de controlo de referências:

1. Pontos-chave

Comece por confirmar os pontos-chave: onde o profissional trabalhou anteriormente; quanto tempo esteve na empresa e em que função; quais as suas responsabilidades e como era a sua relação com colegas e chefias.

2. Pontos fortes

Pergunte sobre o que o profissional fez de melhor. Porque a referência iria recomendar o seu trabalho? Que valor acrescentado trouxe à sua equipa e empresa? Faça o follow up destes pontos específicos, debatidos na entrevista.

3. Pontos de melhoria

É também importante analisar os pontos de melhoria do candidato. Considere aspetos como por exemplo a sua relação com colegas: houve situações de conflito? Porquê?

4. Personalidade

Como é a ética de trabalho do candidato? Como lida com problemas? A referência contrataria esta pessoa novamente? Uma boa referência conseguirá dar-lhe uma boa visão de como o profissional se integrará na sua empresa.

Lembre-se de manter a conversa de controlo de referências breve - o seu interlocutor será certamente uma pessoa muito ocupada e esta conversa é uma cortesia profissional mas não é de todo uma obrigação.

Consulte mais artigos na nossa secção de conselhos.

Summary

Num curto espaço de tempo, precisa de confirmar muitos pontos-chave sobre uma contratação. Confirme que analisa os fatores base:

  • Verificar os factos da experiência indicada pelo candidato
  • Especificar detalhes sobre anteriores pacotes salariais
  • Confirmar os seus pontos fortes e analisar pontos de melhoria
  • Perguntar pela sua personalidade e relação com colegas

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.