• Os setores da Indústria, Construção e Energia são as que registam uma maior procura na área técnica.
  • A melhoria da situação económica, o aumento do investimento e das exportações são alguns dos motivos que justificam o boom na seleção de determinados perfis técnicos.

Lisboa, 05 de novembro de 2019 – A Michael Page, consultora líder mundial em recrutamento e seleção especializada, apresenta as conclusões do estudo “Mercado de trabalho atual: tendências, perfis e salários", que analisa as principais tendências do setores da Indústria, Construção e Energia em Portugal.

O estudo comprova o boom que se regista nos setores industrial, da construção e da energia. No primeiro caso, o poder de automação das linhas de produção destaca-se graças à evolução rumo à “Indústria 4.0”. Por outro lado, o bom desempenho do setor da construção deve-se ao investimento privado em projetos de construção de habitações, além dos avanços na construção modular. Neste âmbito, a construção de casas em fábricas, para serem transportadas e montadas no local, permite reduzir os prazos, custos e, acima de tudo, o impacto ambiental. Finalmente, no setor da energia, o crescimento deve-se principalmente às energias renováveis, com um grande número de projetos a registarem-se nas fases de licitação, projeto, construção e O&M. As empresas portuguesas, líderes no setor e com elevado know-how, também regressaram ao exterior para desenvolver projetos a nível internacional.

Assim, o estudo concluiu quais são as profissões mais procuradas nestes três principais setores: Indústria, Construção e Energia. Com 30%, destacam-se no setor da Indústria os perfis de Gestão de Produção. No caso da Construção, o perfil mais procurado é o de Chefe de Obra, com 65% dos perfis nesse setor, enquanto na Energia destaca-se o Diretor de Projetos Internacionais, representando 35%.

De acordo com Carlos Andrade, Senior Executive Manager da Michael Page Porto, “para além destes perfis – o que nos permite concluir que a especialização e o conhecimento técnico  são fatores fundamentais na hora de recrutar – assistimos a uma crescente procura por perfis de chefia intermédios, como por exemplo Supervisores de Produção, estando em linha com o tecido empresarial português”. Nesse sentido, conforme acrescenta, “nota-se uma crescente solicitação por estes profissionais, por parte de empresas de média e grande dimensão, principalmente nos setores automóvel, metalomecânica e engenharia”.

Diretor de Produção

Após a melhoria da situação económica, bem como o crescimento do consumo interno e das exportações, foi registado um aumento na procura por bens produzidos em fábricas, o que, consequentemente, resultou numa maior procura por profissionais com estas aptidões, entre os quais o Diretor de Produção.

Trata-se de uma figura fundamental em qualquer contexto profissional, o qual, além do controlo da produção, pode assumir outras funções muito diversificadas, tais como manutenção, melhoria,logística, entre outras. Especificamente, estes profissionais devem garantir a produção, assim comoa organização de recursos e gestão de processos, recursos e pessoal, para que tudo funcione corretamente e para que os resultados e os KPIs da empresa sejam alcançados.

Quanto ao perfil exigido, são procurados Engenheiros (Industriais ou Técnicos) com experiênciaprévia em gestão de produção, com conhecimento de Inglês e habituados a trabalhar com base emKPIs. Ao nível pessoal, estes profissionais devem ser dinâmicos e decididos, bem como ter uma elevada capacidade de liderança.

€24.000

€23.000

€28.000

€27.000

€39.000

€29.000

€50.000

€80.000

Chefe de obra

Por outro lado, o setor da Construção foi impulsionado devido ao recente investimento estrangeiro, que reiniciou um grande número de projetos, para os quais são solicitados pelas empresas de construção profissionais especializados, como o Chefe de Obra.

Estes profissionais são responsáveis pelo planeamento, pela execução e pela gestão do projeto, além de garantirem que os prazos e os custos são respeitados. As suas funções vão desde a conceção do projeto até à sua conclusão, e devem planear, controlar e avaliar o processo em todas as suas fases. Além disso, compete aos Chefes de Obra organizar e supervisionar as equipas responsáveis por garantir que o trabalho seja realizado corretamente, além de manterem o contato direto com o cliente.

O perfil mais apropriado para essa posição é o de um Engenheiro (de preferência Construção ou Estradas) ou o de um Arquiteto Técnico, que também tem de possuir experiência em gestão de estaleiro de obras ou em obras no geral. Como qualidades pessoais, devem ser pessoas com alta tolerância à frustração e uma grande capacidade de gestão.

€18.000

€20.000

€20.000

€28.000

€41.000

€22.000

€45.000

€55.000

Diretor de Projetos Internacionais

Finalmente, no campo da Energia, o grande progresso e o desenvolvimento que o mercado de energia renovável está a atravessar, assim como os novos projetos em curso, levaram a uma expansão nacional e internacional, o que deu origem a um aumento da procura por perfis como o Diretor de Projetos Internacionais.

Seguindo esta nova tendência, os Gestores de Projetos Internacionais devem rever o planeamento, desenvolver e negociar os principais contratos do projeto, bem como acompanhar a gestão de todas

as necessidades de contratação e materiais, orçamentos, custos e prazos, além dos possívei requisitos associados ao projeto. Estes profissionais devem ser capazes de implementar os planos de gestão do PMP e controlar todos os procedimentos e a documentação técnica relevante para licenças e autorizações.

O profissional indicado para esta posição deve ter o perfil de Engenheiro, além de formação especializada em finanças, negociação, planeamento e gestão de projetos, entre outros, e também possuir uma boa fluência em Inglês. Da mesma forma, recomenda-se experiência anterior na gestão de equipas multidisciplinares e de projetos e gestão de contratos com terceiros.

€35.000

€29.000

€34.000

€47.000

€38.000

€38.000

€50.000

€27.000

€35.000

€55.000

Outros perfis destacados são os do Team Leader, Delegado da Zona, Diretor de Contratação, Técnico de Estudos, Gestor de Construção, Gestor de Instalações, Gestor de Projetos, Diretor de Fábrica ou Gestor de Manutenção. “Assistimos a uma crescente sofisticação dos perfis técnicos nas áreas da Engenharia e Indústria, com uma aposta clara na aquisição de competências transversais, que pode passar por exemplo  por conhecimentos na área da gestão ou pelo domínio de vários idiomas, como o Inglês”, refere José Peixoto, Senior Consultant da Michael Page.

Sobre a Michael Page

A Michael Page é uma das mais conhecidas e respeitadas consultoras de recrutamento do mundo. Estabelecida há mais de 40 anos no Reino Unido, tem atualmente 140 escritórios em 35 países. É líder em recrutamento e seleção especializada de quadros médios e superiores, para projetos de carácter permanente e temporário, sendo constituída por consultores especializados, com formação e experiência profissional nas áreas para as quais recrutam.

Para mais informações sobre o grupo, por favor visite: https://www.michaelpage.pt/noticias-estudos/estudos/indice-de-confianca