Diversidade costumava significar ter uma equipa constituída por diferentes etnias e origens. Embora este ainda seja o caso, com a progressão do tempo (e a evolução da sociedade), a diversidade já não se limita apenas a essas duas componentes.

Engloba muitos elementos diferentes, com equipas constituídas por pessoas da comunidade LGBT+, indivíduos com diferentes formas de pensar e comportamentos, diferentes géneros, personalidades, formações... Essencialmente, a própria definição tem variado e uma organização que defenda e encoraje a diferença irá obter melhores resultados e ser mais inovadora.

À medida que os locais de trabalho se esforçam para se afastar da homogeneidade, começam a representar melhor a sociedade. Trabalhar com uma vasta variedade de pessoas pode ser estimulante e educacional.

É importante saber como gerir uma força de trabalho diversa, para que todos os membros se sintam confortáveis, impulsionando a sua eficiência.

Crie canais de comunicação

Equipas diversas podem ser constituídas por pessoas do mundo inteiro, com pontos de vista únicos e diferentes. Esta é uma grande mais-valia para a empresa. No entanto, é importante criar canais de comunicação inequívocos e acessíveis a todos, de modo a evitar qualquer falha de interpretação. O que poderá ser educado numa cultura poderá ser bastante indelicado noutra. A linguagem, verbal e corporal, é a reflexão da cultura e tem características muito próprias, que variam grandemente de país para país.

Por exemplo, em muitas culturas anglo-saxónicas, o contacto visual é importante ao comunicar; no entanto pode constituir um desrespeito em algumas culturas asiáticas. Manter a comunicação aberta significa discutir qualquer confusão e contratempo, ajudando também na criação de melhores relações.

Diga adeus a qualquer preconceito

Vivemos num mundo de constantes avanços tecnológicos e comunicacionais. Embora todos estejamos expostos a várias culturas, pessoas e linguagens, tal não nos impede de ter preconceitos e estereótipos criados. De forma a gerir uma equipa diversa de forma eficaz, é importante eliminar quaisquer ideias preconcebidas que poderá ter acerca de uma cultura – especialmente uma cultura à qual não pertence.

Estabeleça uma cultura de trabalho de equipa e confiança.

Procure promover o contacto entre pessoas com níveis diversos de experiência, e provenientes de localizações distintas; esta pode ser uma forma eficaz de aumentar o desenvolvimento e aprendizagem. É também uma excelente forma de desenvolver novas ideias, uma vez que o brainstorming e diálogo estabelecidos aumentarão a criatividade. A inspiração e os debates que podem derivar do trabalho coletivo podem criar coesão entre a equipa. O aspeto social do trabalho de equipa pode resultar em sucesso – a Google fez um estudo e descobriu que os trabalhadores são excelentes em equipa quando sentem que o seu trabalho irá ajudar os seus colegas, clientes e comunidade. Esta questão também traz o elemento vital da confiança. Ao criar altos níveis de confiança, gera-se colaboração e melhora-se a comunicação, o que leva a níveis mais elevados de tolerância e a uma melhor compreensão dos diferentes hábitos culturais.

Desenvolva a capacidade de resolução de conflitos da sua equipa

Numa equipa constituída por pessoas do mundo inteiro irão inevitavelmente surgir desentendimentos e disputas. Os diversos estilos de trabalho trazem muitas vantagens mas também poderão gerar conflitos. Se os membros da equipa escutarem cuidadosamente as diferentes perspetivas e explorarem todas as opções, irão aprender a resolver os problemas que possam surgir, em vez de irem diretos à gestão. Ensine a sua equipa a reconhecer os conflitos, refletir e esquecer suposições.

Pedir feedback periodicamente

Uma das melhores formas de gerir uma equipa diversa é através do feedback periódico. Ao pedir a opinião dos diversos membros sua equipa, poderá identificar áreas que necessitem de ser trabalhadas. Pedir feedback periodicamente (sobre os pontos fortes mas também sobre as áreas de melhorias) garante que pode aperfeiçar o seu método de gestão e criar um ambiente de trabalho mais coeso e adaptável.

 

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