Pode sentir-se tentado a ignorar intervalos da sua carreira no seu CV, com a esperança que os empregadores não reparem. No entanto, um CV com pausas inexplicadas pode levar os gestores de recrutamento a não considerarem a sua candidatura.

A honestidade durante um processo de contratação é essencial em qualquer procura de emprego e tal começa com o seu CV.

Se mentir ou tentar esconder pausas ao alargar os meses durante os quais trabalhou numa empresa, o mais provável é que esta situação seja descoberta na fase de verificação de referências. Mesmo não tendo nada a esconder, a falta de transparência levantará suspeitas e poderá afastar os empregadores.

Apresentamos algumas potenciais situações e como as pode explicar na entrevista de emprego.

Doença

Por vezes pode ser difícil explicar um intervalo no CV devido a uma doença. Se esta pausa tiver acontecido muito tempo antes da entrevista (por exemplo 10 anos), não vale a pena ser mencionada. No entanto, se tiver acontecido recentemente e durante um longo periodo de tempo, deve reconhecê-la e explicá-la de alguma forma. A mensagem que deve tentar transmitir na sua explicação dever ser que, embora tenha deixado de trabalhar por um tempo devido ao seu estado de saúde, está pronto para voltar ao ativo.

Rescisão ou despedimento

Os potenciais empregadores não o irão censurar por ter um espaço de tempo entre empregos se tiver sido despedido (embora certamente lhe perguntem porque razão o demitiram). Neste cado, deve enfatizar o que fez para enriquecer a sua experiência no período em que não esteve ativo. Apresente todas as ações que realizou para se manter atrativo para o mercado de trabalho. Por exemplo, participou em projetos de voluntariado ou completou alguma formação?

Viagem

Se a pausa no trabalho foi causada por uma viagem, deverá ser relativamente simples dar uma visão positiva da situação. Muitos empregadores irão apreciar o facto de ter estado a viajar, pois revela sentido de independência e consciência cultural.

Cuidar da família

Muitas pessoas põem a sua carreira em pausa com o intuito de educar os seus filhos ou cuidar de um familiar, por isso não pense que o deve esconder. No entanto, pode ser uma mais valia mencionar que os seus filhos já são mais independentes ou que a situação do seu familiar evoluiu, para demonstrar que está disponível para retomar a sua carreira profissional.

 

É bastante provável que seja questionado acerca de pausas na carreira durante uma entrevista e a honestidade e transparência serão sempre a melhor opção. Se a sua candidatura incluir uma carta de apresentação, pode abordar brevemente a questão neste documento, explicando a questão mais aprofundadamente na reunião com o entrevistador.

 

Gostaria de consultar mais conselhos? Consulte os nossos artigos.

Está à procura de um novo desafio profissional? Contacte-nos.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.