Conhece as avaliações 360º? São realizadas através do feedback de diferentes colaboradores pertencentes ao ambiente profissional da pessoa avaliada: colegas de equipa, managers e clientes, entre outros. Esta informação é completada com uma autoavaliação do colaborador em questão.

A avaliação 360º é uma ferramenta que oferece benefícios tanto para as empresas como para os próprios colaboradores. Através de várias questões, são analisados aspetos como o atendimento ao cliente, trabalho em equipa, comunicação, liderança, conhecimentos técnicos e ética. Os comentários são anónimos, visto que a intenção é promover a sinceridade dos participantes.

Perceção versus realidade

As avaliações 360º podem ajudar a melhorar o desempenho de um colaborador ao oferecer-lhe diferentes perspetivas sobre o seu trabalho e comportamento. No entanto, é importante considerar que o feedback 360º proporciona observações de outros indivíduos sobre o desempenho de um colaborador, mas, em nenhum caso, é a única forma de avaliar as suas competências.

Idealmente, as avaliações 360º devem ser combinadas com uma avaliação de desempenho anual tradicional entre o manager direto e o colaborador, aplicando os resultados obtidos entre ambas à progressão do desenvolvimento profissional do avaliado.

Anteriormente, as avaliações 360º eram realizadas por empresas externas subcontratadas, devido ao grande volume de trabalho administrativo necessário para recolher os dados. Atualmente, e graças à generalização de inquéritos online, é fácil realizá-las internamente.

Como realizar e analisar avaliações 360º

  • Garanta que todos os colaboradores conhecem o propósito da avaliação 360º e não exclua ninguém.
  • Garanta o anonimato dos inquiridos.
  • Crie um inquérito personalizado ou um formulário de feedback.
  • Recolha o feedback a partir de um grupo representativo com 10 a 20 pessoas, incluindo pessoas com a mesma função, managers e colaboradores que reportem à pessoa avaliada, se for o caso.
  • Peça ao colaborador para completar o seu inquérito para que tenha uma perspetiva mais completa.
  • Assegure-se que os questionados trabalharam com o colaborador durante um período mínimo de seis meses.
  • Recolha e analise os dados do feedback e faça um resumo com os pontos que mais se destacam para comentá-los durante a avaliação anual de desempenho do colaborador.
  • Utilize os dados para identificar padrões de comportamento e tendências.
  • Faça uma crítica positiva e construtiva e não se foque exclusivamente nos resultados negativos, visto que são apreciações individuais.
  • Verifique que tanto a empresa como o colaborador aprendem com a experiência e que trabalham em conjunto para conseguir uma melhoria.

Está interessado em realizar uma avaliação 360º? Podemos ajudá-lo.

Publicado a 31/08/2020

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