Pode o equilíbrio entre vida profissional e pessoal ser uma realidade nesta era de conectividade?A tecnologia ganha cada vez mais peso na nossa vida profissional. As empresas disponibilizam regularmente telemóveis, portáteis e, ocasionalmente, tablets aos colaboradores. De acordo com o nosso mais recente estudo, cerca de metade dos inquiridos utiliza estes dispositivos para fins pessoais. Por outro lado, 68% utiliza os mesmos para trabalhar fora do horário laboral regular. Assim, a expressão "estar sempre conectado” nunca foi tão verdadeira. E quanto mais sénior é o profissional, mais as fronteiras se esbatem.

É inegável que esta dissipação do limiar sobre o que constitui “trabalho” e “tempo livre” tem impacto na felicidade. Três em quatro pessoas concordam que os dispositivos de trabalho mudaram as suas vidas. E quase metade considera que esta foi uma mudança negativa, ainda que 64% afirme estar satisfeito com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Se palavras como engagement e motivação nunca foram tão importantes como podemos, enquanto empresas, promover uma experiência de trabalho mais positiva para os profissionais?

A ajuda do trabalho remoto

O trabalho remoto pode ser uma boa solução, permitindo que os colaboradores trabalhem fora do escritório, por norma voluntariamente, utilizando dispositivos que a empresa fornece. Um dos benefícios que esta ferramenta acarreta para o colaborador é o aumento do controlo que tem da sua agenda. Não é, pois, de estranhar que 51% dos profissionais encare esta solução como algo de positivo. Talvez surpreenda, até, o facto de esta percentagem não ser mais elevada!

O velho ditado "mudam-se os tempos; mudam-se as vontades” aplica-se ao mundo corporativo. As novas perceções sobre as formas de trabalhar podem ser muito desafiantes para os líderes, mas incrivelmente estimulantes. Com a constante evolução da tecnologia, o céu é o limite no que concerne o desenvolvimento de novos canais de comunicação, conexão e produtividade. Serão as empresas que maior proveito tiram deles as que verdadeiramente se destacarão no futuro.

Pretende construir equipas motivadas? Contacte a Michael Page.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.