A maioria  dos profissionais, apesar da sua qualificação, necessita de trabalhar arduamente para desenvolver e manter as suas competências, se pretende alcançar o topo da sua carreira.   

No entanto, nem sempre é fácil determinar quais as competências que são mais valorizadas no mercado atual. Deve focar-se em desenvolver as suas hard ou soft skills?  

Até certo ponto, a resposta depende do seu  percurso profissional. “No mundo corporativo atual, necessita de aperfeiçoar constantemente as suas hard Skills, se pretende trabalhar numa função técnica como Software Engineering,” indica Vasco Teixeira, Senior Michael Page Information Technology em Lisboa. “No entanto, para funções como IT Project Manager ou Product Owner, os recrutadores valorizam candidatos com soft skills como a comunicação, gestão de tempo, calma sob pressão, etc.” 

Isto não significa que os Engineers não vão beneficiar da melhoria das suas competências de escuta ativa, ou que os Project Managers irão perder tempo ao procurar uma aprendizagem mais aprofundada de cloud architecture. Se pretende destacar-se junto de um recrutador ou negociar o salário com a sua chefia atual, será uma mais valia conseguir demonstrar que adquiriu essas competências fora da sua zona de conforto.   

Existem cinco passos simples que pode dar para obter novas competências e desenvolver a sua carreira tecnológica.  

Defina o que é o sucesso para si e crie alguns objetivos  

Antes de se inscrever em reuniões Tech e bootcamps de coding, demore algum tempo a considerar que função pretende desempenhar e qual o seu salário expectável dentro de 3 anos. Sem objetivos claros, será mais difícil definir um mapa de carreira e pode acabar por desperdiçar tempo na aquisição de competências e qualificações que não acrescentam valor ao seu CV.  

Peça conselhos ao seu manager, colegas e outros contactos sobre o tipo de funções de IT que poderiam ser adequadas às sua competências. Em seguida, pesquise os requisitos a nível de experiência e formação para essas funções. Se pretender, por exemplo, uma função de Data Scientist, pode ser necessário dedicar alguns anos a concluir um mestrado.   

Ao definir o seu plano, foque-se em detalhes mesuráveis (por exemplo, salário ou o número de oportunidades disponíveis nas áreas relacionadas) e não faça muitos planos a longo prazo. Reparta o seu objetivo principal em pequenas metas a curto prazo. Desta forma, irá continuar motivado e será mais fácil definir outros objetivos caso as coisas não corram como planeado.   

Peça opinião e atue

Uma das características das pessoas bem-sucedidas é que aprendem com os seus erros, mas também com o seu sucesso, através da análise de desempenho para tomar ações de melhoria futuras. Este tipo de mentalidade é particularmente importante em Tech, um setor em constante mudança e bastante competitivo, onde erros simples podem ter consequências muito prejudiciais para a empresa.  

Mesmo os melhores Software Engineers beneficiam de uma revisão de códigos, pedindo a  um colega ou mais membros da equipa para verificar o seu trabalho. Dessa forma, não só tornam a sua codificação melhor e mais estável, como também contribuem para a construção de relações e colaboração, soft skills essenciais para progredir na sua carreira tecnológica. Se trabalha numa função que não é técnica, qualquer opinião que receba será mais subjetiva. Por exemplo, não existe uma forma certa ou errada de responder ao pedido de um utilizador ou de liderar uma reunião de equipa. Mas ao pedir a managers e colegas para avaliarem a sua comunicação, liderança e outras soft skills, irá obter perspetivas importantes sobre as áreas que precisa melhorar.  

Não pare de desenvolver as suas competências profissionais  

Para que seja bem-sucedido em Tech, deve estar preparado para aprender algo novo todos os dias. No momento em que parar de aprender começará a perder competitividade.  

Sofia Santos, Manager Michael Page Information Technology no Porto, partilha a sua opinião, enquanto consultora de recrutamento especializada, sobre as competências que as empresas procuram em 2022. “As competências de desenvolvimento de software mais procuradas incluem Java (comum em empresas com projetos de outsource) e C# (comum em empresas de grandes dimensões),” afirma. “Windows Administrators são muito procurados, enquanto conhecimentos em Linux têm-se tornado menos relevantes. É importante considerar que, em muitos setores, a fluência em inglês é tão importante como a fluência em linguagens de programação. Se o seu inglês for pouco fluente, existe o risco de ser rejeitado para uma função que poderia ser perfeita para si.” 

Apresentamos três formas de atualizar as suas competências técnicas e estar a par das tendências.  

 

  • Participar em tech bootcamps — Com uma duração de três a seis meses e disponíveis em formato presencial ou online, estes cursos intensivos não são apenas para iniciantes. Um bootcamp pode fornecer-lhe competências importantes para desempenhar a sua função e ajudá-lo a mudar para uma nova. A maioria dos bootcamps especializam-se nas linguagens mais comuns de codificação como Python e Java, mas se pretende uma área mais especializada deve procurar os que são mais dedicados a tecnologias de nicho. Alguns bootcamps disponibilizam serviços de aconselhamento de carreira e coaching. 

  • Tire uma licenciatura avançada — Áreas de matemática e estatística como Maths data science, normalmente na forma de pós-graduação, mestrado ou doutoramento, demoram habitualmente dois anos a completar. Se não está certo de como a sua carreira se irá desenvolver considere soluções como um MBA em IT, que irá permitir-lhe fortalecer as suas competências de IT e conhecimento de negócio.   

  • Aprenda a realizar tarefas — Nem todas as pessoas têm tempo e recursos para investir numa licenciatura avançada ou até mesmo para participar num bootcamp. Uma boa alternativa é pedir ao seu manager para atribuir-lhe tarefas desafiantes ou experimentais na sua função atual. Se os seus planos de carreira envolvem a mudança de uma função técnica para liderança, fale com um Project Manager e pergunte-lhe se pode acompanhar o seu trabalho durante algumas horas todas as semanas.  

 

Aperfeiçoe as suas soft skills 

É um mito que as pessoas “nasceram comunicadoras” ou “nasceram líderes”. Aqueles que são descritos desta foram passaram anos a investir nas suas competências, a aprender com os seus erros e a ouvir atentamente o feedback dos seus managers e colegas.   

Uma boa forma de melhorar as suas soft skills é pedir ao seu manager tarefas que não costuma desempenhar no seu quotidiano e que não estejam no descritivo da sua função. Se é um Software Engineer, pode pedir tarefas que estejam mais relacionadas com competências de comunicação e empatia, como realizar apresentações para clientes ou juntar-se a uma equipa multidisciplinar criada para resolver problemas complexos.   

Construa a sua marca 

A capacidade de desenvolver networking é outra competência essencial nos profissionais de Tech, mas não se trata apenas de obter contactos ou aumentar o número de seguidores. Pode ter milhares de ligações no LinkedIn, mas se nunca atualizar o seu CV ou participar em conversações, é pouco provável que chame a atenção de recrutadores ou potenciais chefias.    

Apresentamos algumas formas de melhorar as suas redes em prol da sua carreira: 

  1. Atualize o seu perfil nas redes sociais com a maior frequência possível, acrescente competências e qualificações que acrescentem valor à sua marca pessoal e remova aquelas que não o fazem.  

  1. Procure e siga influencers do seu setor e especialistas nas suas áreas de interesse. Partilhe ou republique os seus conteúdos e peça conselhos sobre como obter o seu sucesso.   

  1. Participe em conversações ou fóruns de nicho. Não existe uma linguagem de programação que não tenha o seu subreddit ou grupo de Facebook. Estes fóruns atraem pessoas com gosto pela área, especialistas que podem transmitir perspetivas e conselhos importantes.   

Não tenha receio de arriscar. O talento Tech é atualmente limitado, o que significa que as chefias podem pensar de forma inovadora e considerar candidatos com a ausência de determinadas competências e qualificações, mas com determinação e motivação. 

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.