Atualmente, o setor de IT é tão promissor que até pessoas com pouco interesse em tecnologias têm alguma familiarização com as funções mais comuns. Podem, por exemplo, acompanhar um drama televisivo sobre start-ups em Silicon Valley, ou viram especialistas em cibersegurança falar sobre hacking de canais de notícias ou empresas de telecomunicações. 

O setor tecnológico nunca para de evoluir e algumas das mais recentes funções de IT são menos conhecidas. Quantas pessoas conseguem descrever as responsabilidades de um Internet of Things Specialist ou de um Blockchain Developer? Não muitas, mas estas funções estão a ganhar cada vez mais importância e, se está a considerar uma carreira (ou uma mudança de percurso) em Tech, poderá ser interessante obter mais informações. 

Por que motivo deve considerar uma função Tech emergente? 

Quais são as vantagens de seguir uma carreira em Tecnologia numa área de nicho, mas promissora? Apresentamos cinco razões pelas quais a especialização é vantajosa: 

  • Menos competitividade para oportunidades de emprego — Mesmo num mercado de trabalho direcionado a candidatos, encontrar o emprego ideal pode ser difícil. Ao focar-se no desenvolvimento das suas competências dentro de uma área mais especializada será fácil destacar-se dos restantes profissionais.  

  • É mais provável as chefias contratarem pelo potencial — Em áreas relativamente fortes como web development ou cloud maintenance, as chefias valorizam muito a experiência e a qualificação. No entanto, numa área nova ou de nicho, é mais provável que sejam favorecidos candidatos com talento “em bruto” e determinados em aprender on the job.  

  • É mais fácil progredir rapidamente — Numa área de nicho ou emergente, é possível tornar-se especialista na área e uma pessoa de referência na sua empresa. Isto torna-o difícil de substituir e, de forma a mantê-lo motivado, a sua chefia pode oferecer um pacote remuneratório tentador e uma promoção rápida.   

  • Excelente satisfação laboral — Os profissionais em áreas de nicho sentem, muitas vezes, uma ligação forte com o seu trabalho. Pode ser muito motivante trabalhar numa área emergente, onde até as pequenas contribuições podem causar um impacto significativo. 

  • Oportunidades de networking — A capacidade de networking é uma competência muito importante para profissionais Tech ambiciosos, mas se está a trabalhar numa área muito comum é fácil sentir-se exausto com o número de potenciais contactos. Em oposição, funções como Crypto Research Analyst terão menos profissionais, mas uma comunidade comprometida de pessoas motivadas, muitas das quais disponíveis para o ajudar e apoiar.   

4 funções Tech a emergir em 2022 

A inteligência artificial intriga-o? Está convicto de que a criptomoeda é o futuro da área financeira? Apresentamos quatro funções Tech emergentes que poderão enquadrar-se com o seu perfil. 

AI/Machine Learning Engineer 

Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) são muito mais do que robôs e supercomputadores de xadrez. Como Machine Learning Engineer, irá criar programas e algoritmos que permitem que sistemas realizem tarefas sem receberem indicações de um operador. É uma área tecnológica emergente com um impacto crescente na vida das pessoas e, enquanto AI/Machine Learning Engineer, terá um vasto leque de responsabilidades, que poderão ir do desenvolvimento de software de reconhecimento de fala, passando por newsfeeds personalizados a filtros anti-spam. 

A procura de IA e Machine Learning Engineers é prevalente e está em crescimento. Esta tecnologia está a ser aplicada em setores tão diversos como Banking, Pharmaceuticals, E-commerce e Translation. Uma função de entry-level pode envolver o design e implementação de chatbots para uma plataforma online de compras, enquanto especialistas com mais experiência podem trabalhar em carros self-driving, software de diagnóstico médico AI-powered ou sistemas de proteção de fraude.  

Principais competências e qualificações para AI/Machine Learning Engineers: 

  • Mestrado numa área relevante 
  • Conhecimentos aprofundados de matemática, estatística, probabilidade e algoritmos 
  • Fluência em linguagens de programação como Python, JavaScript ou C-family 
  • Competências de comunicação e trabalho de equipa – a maioria dos especialistas em machine learning pertencem a uma grande equipa 

Internet of Things Specialist 

Atualmente, os computadores e smartphones representam apenas uma fração dos aparelhos ligados à internet. Objetos físicos como termostatos, aparelhos de iluminação, impressoras, relógios e aparelhos cardíacos podem também ter uma funcionalidade online. Estes aparelhos, em conjunto com dashboards, networks e bases de dados necessários para o seu funcionamento, formam um vasto ecossistema chamado Internet of Things (IoT). 

De uma forma simplificada, o trabalho de um IoT Specialist é desenvolver e manter sensores de software que permitem que estes aparelhos se liguem rápida e eficazmente a outros sistemas. As tarefas de um IoT Specialist podem variar de área para área, mas incluem: 

  • Análise das necessidades do utilizador e criação de soluções IoT adequadas em resposta 
  • Design e implementação de soluções de software e infraestruturas para aplicações especificas de IoT  
  • Utilização de ferramentas para acompanhar e desenvolver soluções de IoT  

Com bilhões de dispositivos ativos a desempenharem um papel fundamental em Healthcare, Transportation, Manufacturing e Leisure, a procura de IoT Specialists irá aumentar ao longo da próxima década.  

Principais competências e qualificações de um Internet of Things Specialists: 

  • Grande entendimento de sistemas de comunicações de sensores e wireless 
  • Familiarização com linguagens de programação como Python e JavaScript 
  • Conhecimento de sistemas operativos móveis 
  • Pensamento crítico muito desenvolvido e competências de resolução de problemas 

Blockchain Developer 

A função de Blockchain Developer é uma das mais procuradas em IT. Empresas em áreas como Financial Services, Healthcare e Cryptocurrency necessitam que estes profissionais criem sistemas que gravem e guardem dados blockchain para garantir a segurança de transações digitais. Muitas grandes empresas possuem atualmente equipas especializadas de blockchain, e Blockchain Developers especializados podem receber várias ofertas de emprego e um salário generoso. 

As funções mais comuns de um Blockchain Developer incluem escrever e testar códigos para aplicações que interagem com blockchain. Muitas chefias esperam também que os Developers se comprometam com a comunidade global de blockchain e que avaliem novas ferramentas e tecnologias à medida que vão surgindo.  

Principais competências e qualificações de Blockchain Developers: 

  • Competências em pelo menos uma linguagem de programação de alto nível 
  • Conhecimento aprofundado de algoritmos e estruturas de dados 
  • Familiarização com cryptography 
  • Compreensão de smart contracts 

Crypto Research Analyst 

Cryptocurrencies como a Bitcoin e Ethereum usam tecnologia encryption e blockchain para registarem transações através de um sistema descentralizado.  

Com cada vez mais cryptocurrencies e tecnologias relacionadas a emergir, as instituições financeiras são cada vez desafiadas a acompanhá-las. Os Crypto Research Analysts analisam tendências e valores de diferentes cryptocurrencies para que os seus clientes tomem boas decisões de investimento. É expectável que os Crypto Research Analysts, que trabalham num ambiente em constante mudança, forneçam relatórios sobre crypto num formato estruturado e que revejam os relatórios criados pelos seus colegas.  

Ao contrário de muitas outras funções a emergir, os Crypto Research Analysts não necessitam de um grande número de competências para serem bem-sucedidos. Devem, por outro lado, ter interesse pela área de crypto e uma vontade para comunicar em fóruns e plataformas pertencentes à comunidade crypto.  

Principais competências e qualificações de Crypto Research Analysts: 

  • Gosto por cryptocurrencies e tecnologia blockchain  
  • Grande atenção aos detalhes e mentalidade de resolução de problemas 
  • Compreensão de protocolos, networks e assets 
  • Fortes competências de pesquisa e comunicação escrita 

Tem as competências, motivação e gosto pela inovação necessárias para ser bem-sucedido numa função de IT emergente? Envie-nos o seu CV

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.