Procura um projeto?
Encontre as melhores oportunidades no nosso website.
Cuidado com fraudes! Mais informações.
Um trabalho é muito mais do que um salário. Agora mais do que nunca, as pessoas querem sentir que o seu trabalho importa e que estão a fazer a diferença no mundo.
Uma forma cada vez mais popular de fazer a diferença no trabalho é através da sustentabilidade. De facto, o nosso recente inquérito Insights sobre Sustentabilidade mostra que 66% das pessoas consideram que os compromissos de uma empresa nesta área são importantes quando se candidatam a um emprego.
Esta mudança de mentalidade é a razão pela qual os trabalhos na área da sustentabilidade têm crescido em popularidade. Muitos deles são funções ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). O objetivo aqui é ajudar as empresas a reduzir o seu impacto ambiental, promover a sustentabilidade e criar uma mudança social positiva.
Há cada vez mais candidatos atentos à agenda ESG das empresas às quais são apresentados. Estes candidatos irão certamente olhar ao progresso alcançado e ter em conta o envolvimento dos futuros empregadores, procurando um relatório de sustentabilidade ou afirmações que destaquem algumas informações sobre o modo como a empresa integra os objetivos sustentáveis das Nações Unidas.
João Bernardo Gonçalves, Senior Manager
Se este tema é algo que o apaixona, poderá estar interessado em conhecer os vários tipos de funções ESG existentes. Enumeramos algumas abaixo, com um link específico para alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável delineados pelas Nações Unidas.
Uma pequena introdução de contexto antes de começarmos. Os 17 ODS são uma série de objetivos-modelo das Nações Unidas para um mundo melhor e mais sustentável. Contemplam metas como a erradicação da fome, a promoção da igualdade de género e a produção de energias mais limpas.
Curiosamente, quando questionámos os inquiridos no nosso estudo sobre quais os objetivos com que mais se preocupam, obtivemos respostas muito diversas. No entanto, as três principais foram:
Mas para alcançar qualquer um dos objetivos, as pessoas em funções ESG terão de desempenhar um papel preponderante. Estas pessoas também são conhecidas como “Goalkeepers” – pessoas que tomam medidas para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ser um “Goalkeeper” dá-lhe um propósito e tem um impacto verdadeiramente positivo no mundo.
Está interessado em saber como pode contribuir para alguns dos 17 ODS? Abaixo, enumeramos alguns destes objetivos, bem como exemplos de funções ESG que podem ter um impacto na sua concretização. Continue a ler e descubra se alguma delas lhe desperta o interesse!
Se tivesse de priorizar os diferentes aspetos de ESG, diria:
S – A componente social vem em primeiro lugar – como se não fosse um Especialista em DE&I que estamos a contratar, do desenvolvimento de recursos humanos aos Especialistas em RH, a experiência DE&I tornou-se atualmente muito importante.
E – A componente ambiental vem em segundo lugar – com Responsáveis de Sustentabilidade, SHE/ESH (Saúde, Segurança e Ambiente) e Investimento de Impacto nos Serviços Financeiros e no setor de consultoria.
G – É mais vago ou ainda muitas vezes esquecido, embora ache que é o mais importante. Uma estratégia de ODS/ESG partirá do Conselho de Administração ou dos executivos de topo. No entanto, é crítico compreender os riscos e oportunidades da governança na tomada de decisão, pois as más práticas de governança corporativa têm estado no centro de alguns dos maiores escândalos empresariais. Perante a possibilidade de erro das empresas e a crescente consciência da diversidade global e da desigualdade de salários, a governança corporativa é uma componente nuclear de ESG.
João Bernardo Gonçalves, Senior Manager
Este objetivo prende-se com erradicar a pobreza – em todas as suas formas – em todo o mundo. É considerado o maior desafio global, com as Nações Unidas a preverem que mais de 600 milhões de pessoas viverão em situação de pobreza em 2030.
Se este tema é algo que o apaixona particularmente, poderá estar interessado numa destas funções:
Este ODS visa erradicar a forme, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover uma agricultura sustentável.
Eis algumas das funções em que pode fazer a diferença nesta área:
Para as Nações Unidas, este objetivo consiste em garantir uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades. Tal como acima referido, no nosso inquérito Insights sobre Sustentabilidade, este foi considerado o objetivo mais importante para muitas pessoas. Algumas das funções que poderão assumir são:
O objetivo aqui é garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. É considerado um passo fundamental para reduzir as desigualdades, aumentar a mobilidade socioeconómica e ajudar as pessoas a sair da pobreza.
Algumas funções ESG relacionadas com este objetivo são:
O nosso inquérito Insights sobre Sustentabilidade revelou que as mulheres sofrem mais de 3 vezes mais discriminação de género no trabalho do que os homens, o que mostra que ainda há muito trabalho a fazer para alcançar este objetivo. O género também foi o segundo motivo mais referido da discriminação, ultrapassado apenas pela idade.
Se esta é uma área em que gostaria de fazer a diferença, confira estas possíveis vias:
Quase um terço (32%) dos inquiridos no nosso estudo afirmaram que este objetivo – garantir a disponibilidade de água potável e saneamento para todos – é aquele com que mais se preocupam. As funções relacionadas com este objetivo incluem:
Este ODS tem que ver com a garantia do acesso a energia confiável, sustentável, moderna e a um preço acessível para todos. Deve ter ouvido falar muito deste tema nos últimos meses, em face da atual conjuntura política e económica, mas já era um objetivo importante muito antes disso. E continuará a ser assim – com base nas atuais tendências, as Nações Unidas estimam que 679 milhões de pessoas ainda continuarão a viver sem eletricidade em 2030.
Se esta é uma questão que gostaria de ajudar a melhorar, poderá explorar um dos seguintes tipos de funções ESG:
Os padrões de produção e consumo não sustentáveis são considerados a principal causa das alterações climáticas, da poluição e da perda de biodiversidade. Como tal, não é de estranhar que, entre os 17 ODS, este tenha sido considerado o terceiro objetivo mais importante pelos inquiridos no nosso estudo.
Se tem um ponto de vista semelhante, poderá estar interessado em funções como:
Provavelmente não é surpresa que este seja um dos principais ODS das Nações Unidas – as causas e efeitos das alterações climáticas foram sendo bem definidos ao longo dos anos. Mas quais são os trabalhos que poderão fazer a diferença para as combater?
Estas são apenas algumas das vias para ter um trabalho que pode literalmente ter um efeito transformador na sua vida.
Para saber mais sobre os 17 ODS das Nações Unidas, consulte o website das Nações Unidas. Na Michael Page, encontramos as funções ESG certas para muitas pessoas em todo o mundo, por isso sinta-se à vontade para conferir as oportunidades que temos.
Vale sempre a pena refletir sobre as causas que o apaixonam e avançar a partir daí. Atualmente, há muitas oportunidades para se juntar a uma empresa com valores alinhados com os seus valores pessoais, em particular em torno do tema da sustentabilidade. Se fizer a sua investigação quer sobre a indústria quer sobre a empresa, poderá tornar-se um “Goalkeeper” e garantir que os seus valores e a sua carreira estão na mesma página!