robot a entrevistar um candidato

Alguma vez considerou recorrer (IA) inteligência artificial para encontrar um emprego ou melhorar o seu desempenho na sua função atual? Se sim, não está sozinho. Um estudo realizado pela Michael Page, que contou com a opinião de 3.344 profissionais na Europa e 522 em Portugal, conclui que as ferramentas de IA estão a tornar-se cada vez mais uma parte do nosso dia a dia.      

No entanto, apesar de a IA ter um grande impacto, não se sobrepõe à opinião humana. No local de trabalho a opinião humana é importante para compreender problemas complexos, desenvolver a criatividade e construir relações que a IA não consegue replicar. De uma forma idêntica, na pesquisa de emprego, trabalhar com um recrutador humano pode fornecer um nível de interação pessoal e compreensão da cultura da empresa que as ferramentas de IA não conseguem oferecer, algo que o talento valoriza.

Descubra como a IA está a alterar o emprego e porque motivo o toque humano continua indispensável mesmo na nossa era digital.

A tecnologia encontra o talento: IA no mercado de trabalho

A IA já está a alterar a forma como trabalhamos. Quase metade dos profissionais que responderam ao nosso inquérito (44%) recorrem à IA para encontrar um emprego, aumentar a sua produtividade ou automatizar tarefas do dia a dia.

Que tipo de ferramentas de IA os profissionais estão a utilizar?

  • Interactive AI, inclui chatbots e smart assistants como a Siri, Cortana e Google Assistant, que são muito adotados, com 42% dos profissionais a utilizar frequentemente esta tecnologia.
  • Functional AI, que inclui ferramentas para análise de dados, segurança da cloud e prevenção de fuga de informação. Apenas 30% usa estas ferramentas com frequência, enquanto 34% recorre a elas algumas vezes no seu emprego. Alguns exemplos mais conhecidos de ferramentas de functional AI são IBM Watson, Salesforce Einstein e Azure Machine Learning.
  • Analytic AI ferramentas como Tableau, que fornecem recomendações e insights através de data scanning, são utilizadas algumas vezes por 35% dos profissionais.
  • Generative AI é excelente para criar conteúdo escrito e visual. Como 24% dos profissionais que participaram no nosso estudo, é muito provável que já tenha utilizado ferramentas como ChatGPT e Bard. Isto indica um aumento da aceitação das capacidades criativas da IA no emprego.

Benefícios, desafios e problemas da IA no emprego

Quando falamos da IA no emprego, é importante considerar não só a sua utilização, como a forma como é vista por aqueles que impacta: colaboradores e candidatos.

70% dos inquiridos acredita que a IA melhorou a sua eficiência e produtividade, enquanto dois terços (62%) confia na IA para realizar tarefas automatizadas e repetitivas. Por exemplo, ferramentas de IA como filtros inteligentes de email e assistentes de priorização podem reduzir significativamente as horas dedicadas a gerir a caixa de entrada do email, dando mais tempo para se focar noutras tarefas.

Introduzir a IA no nosso trabalho nem sempre é fácil. 59% dos profissionais está preocupado com a IA não ter um toque humano no julgamento e intuição. É importante recordar que por melhor que a IA seja com dados, ainda não consegue ir de encontro com a nossa capacidade de tomar decisões e inteligência emocional. Problemas relacionados com a segurança de dados (mencionado por 42% dos inquiridos), ética (38%) e potenciais mudanças de emprego (30%) são outras grandes preocupações.

Apesar destas preocupações, a maioria dos profissionais que questionámos veem a IA como uma mudança crucial. Apenas uma pequena fração (3%) acredita que a tecnologia é sobrevalorizada e não terá impacto no seu setor.

Utilizar a IA para encontrar um emprego

De que forma a IA está a alterar os processos de pesquisa de emprego?

Adoção de IA na pesquisa de emprego

Cerca de metade (52%) dos profissionais utiliza ferramentas de IA para escrever currículos e algoritmos de job-matching para a sua pesquisa de emprego.

  • Rentabilizar tempo: 72% dos candidatos indica que rentabiliza o seu tempo quando utiliza ferramentas de IA.
  • Acesso às oportunidades certas: 54% acredita de a IA ajuda a encontrar oportunidades de emprego mais relevantes.
  • Tendências de gerações: A notável percentagem 55% corresponde as pessoas entre os 18 e 24 anos que já utilizaram estas ferramentas, comparativamente a 37% entre os  50 e 59 anos, indicando uma mudança para a adoção de IA na pesquisa de emprego.

Hesitações na adoção de IA

Pouco mais de metade das pessoas que questionámos não utiliza a IA para a pesquisa de emprego.

  • Falta de conhecimento: 41% não sabe quais as ferramentas de IA que estão disponíveis e 27% não sabe como utilizá-las
  • Falta de um toque pessoal: Dado que 59% dos participantes é da opinião que as ferramentas de IA no trabalho têm uma falta de toque pessoal, é justo assumir que um sentimento semelhante se estende para a IA na pesquisa de emprego.

O impacto humano no recrutamento

  • Aconselhamento de carreira personalizado: os recrutadores oferecem aos profissionais conselhos de carreira personalizados e uma compreensão mais aprofundada das suas qualidades únicas. 
  • Oportunidades exclusivas: as empresas de recrutamento dão acesso a empregos que não estão anunciados e a informação privilegiada sobre a cultura e necessidades de recrutamento específicas da empresa, áreas em que a IA não consegue dar resposta.

Pesquisa de emprego na era da IA: 4 conselhos para candidatos

Estar no mercado de trabalho atual implica combinar ferramentas de IA com competências humanas únicas. Apresentamos quatro conselhos práticos para ajudar a destacar-se:

  1. Utilize a IA para ser eficaz: Recorra a ferramentas de IA para escrever currículos e algoritmos de job-matching para eliminar tarefas aborrecidas ou repetitivas. Por exemplo, escrever um currículo com o apoio da IA pode ajudar a adaptar o seu CV a funções específicas, aumentando a probabilidade de se destacar.
  2. Aumente a sua criatividade: a IA é excelente com números, mas não se sobrepõe à criatividade. Faça atividades que desenvolvam a sua criatividade, como sessões de  brainstorming ou workshops interativos. Desta forma, terá sucesso em funções que necessitem de um tipo de pensamento “fora da caixa”.
  3. Aperfeiçoe as suas soft skills: a IA não tem as emoções humanas, por isso foque-se na melhoria da sua inteligência emocional, empatia e comunicação. Estas qualidades podem fazer a diferença em entrevistas e quando está a aumentar a sua rede de contactos, ajudando a relacionar-se com pessoas a um nível mais aprofundado.
  4. Esteja informado e adapte-se: acompanhe os avanços da IA no seu setor e adapte-se às novas tecnologias. Compreender as mais recentes ferramentas de IA para a pesquisa de emprego e como se aplicam no seu setor pode dar-lhe uma vantagem competitiva.

Michael Page: O melhor da IA e da opinião Humana

A IA está a revolucionar o mundo do trabalho, mas o valor da opinião e criatividade humana mantem-se intocável.

Encontrar este equilíbrio é o segredo para aquilo que fazemos na Michael Page. Utilizamos o poder da IA enquanto a nossa equipa de consultores especializados dá aos processos um toque humano, garantindo que o seu CV tem o cuidado e atenção que merece.      

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