Alguma vez considerou recorrer (IA) inteligência artificial para encontrar um emprego ou melhorar o seu desempenho na sua função atual? Se sim, não está sozinho. Um estudo realizado pela Michael Page, que contou com a opinião de 3.344 profissionais na Europa e 522 em Portugal, conclui que as ferramentas de IA estão a tornar-se cada vez mais uma parte do nosso dia a dia.
No entanto, apesar de a IA ter um grande impacto, não se sobrepõe à opinião humana. No local de trabalho a opinião humana é importante para compreender problemas complexos, desenvolver a criatividade e construir relações que a IA não consegue replicar. De uma forma idêntica, na pesquisa de emprego, trabalhar com um recrutador humano pode fornecer um nível de interação pessoal e compreensão da cultura da empresa que as ferramentas de IA não conseguem oferecer, algo que o talento valoriza.
Descubra como a IA está a alterar o emprego e porque motivo o toque humano continua indispensável mesmo na nossa era digital.
A tecnologia encontra o talento: IA no mercado de trabalho
A IA já está a alterar a forma como trabalhamos. Quase metade dos profissionais que responderam ao nosso inquérito (44%) recorrem à IA para encontrar um emprego, aumentar a sua produtividade ou automatizar tarefas do dia a dia.
Que tipo de ferramentas de IA os profissionais estão a utilizar?
- Interactive AI, inclui chatbots e smart assistants como a Siri, Cortana e Google Assistant, que são muito adotados, com 42% dos profissionais a utilizar frequentemente esta tecnologia.
- Functional AI, que inclui ferramentas para análise de dados, segurança da cloud e prevenção de fuga de informação. Apenas 30% usa estas ferramentas com frequência, enquanto 34% recorre a elas algumas vezes no seu emprego. Alguns exemplos mais conhecidos de ferramentas de functional AI são IBM Watson, Salesforce Einstein e Azure Machine Learning.
- Analytic AI ferramentas como Tableau, que fornecem recomendações e insights através de data scanning, são utilizadas algumas vezes por 35% dos profissionais.
- Generative AI é excelente para criar conteúdo escrito e visual. Como 24% dos profissionais que participaram no nosso estudo, é muito provável que já tenha utilizado ferramentas como ChatGPT e Bard. Isto indica um aumento da aceitação das capacidades criativas da IA no emprego.
Benefícios, desafios e problemas da IA no emprego
Quando falamos da IA no emprego, é importante considerar não só a sua utilização, como a forma como é vista por aqueles que impacta: colaboradores e candidatos.
70% dos inquiridos acredita que a IA melhorou a sua eficiência e produtividade, enquanto dois terços (62%) confia na IA para realizar tarefas automatizadas e repetitivas. Por exemplo, ferramentas de IA como filtros inteligentes de email e assistentes de priorização podem reduzir significativamente as horas dedicadas a gerir a caixa de entrada do email, dando mais tempo para se focar noutras tarefas.
Introduzir a IA no nosso trabalho nem sempre é fácil. 59% dos profissionais está preocupado com a IA não ter um toque humano no julgamento e intuição. É importante recordar que por melhor que a IA seja com dados, ainda não consegue ir de encontro com a nossa capacidade de tomar decisões e inteligência emocional. Problemas relacionados com a segurança de dados (mencionado por 42% dos inquiridos), ética (38%) e potenciais mudanças de emprego (30%) são outras grandes preocupações.
Apesar destas preocupações, a maioria dos profissionais que questionámos veem a IA como uma mudança crucial. Apenas uma pequena fração (3%) acredita que a tecnologia é sobrevalorizada e não terá impacto no seu setor.
Utilizar a IA para encontrar um emprego
De que forma a IA está a alterar os processos de pesquisa de emprego?
Adoção de IA na pesquisa de emprego
Cerca de metade (52%) dos profissionais utiliza ferramentas de IA para escrever currículos e algoritmos de job-matching para a sua pesquisa de emprego.
- Rentabilizar tempo: 72% dos candidatos indica que rentabiliza o seu tempo quando utiliza ferramentas de IA.
- Acesso às oportunidades certas: 54% acredita de a IA ajuda a encontrar oportunidades de emprego mais relevantes.
- Tendências de gerações: A notável percentagem 55% corresponde as pessoas entre os 18 e 24 anos que já utilizaram estas ferramentas, comparativamente a 37% entre os 50 e 59 anos, indicando uma mudança para a adoção de IA na pesquisa de emprego.
Hesitações na adoção de IA
Pouco mais de metade das pessoas que questionámos não utiliza a IA para a pesquisa de emprego.
- Falta de conhecimento: 41% não sabe quais as ferramentas de IA que estão disponíveis e 27% não sabe como utilizá-las
- Falta de um toque pessoal: Dado que 59% dos participantes é da opinião que as ferramentas de IA no trabalho têm uma falta de toque pessoal, é justo assumir que um sentimento semelhante se estende para a IA na pesquisa de emprego.
O impacto humano no recrutamento
- Aconselhamento de carreira personalizado: os recrutadores oferecem aos profissionais conselhos de carreira personalizados e uma compreensão mais aprofundada das suas qualidades únicas.
- Oportunidades exclusivas: as empresas de recrutamento dão acesso a empregos que não estão anunciados e a informação privilegiada sobre a cultura e necessidades de recrutamento específicas da empresa, áreas em que a IA não consegue dar resposta.
Pesquisa de emprego na era da IA: 4 conselhos para candidatos
Estar no mercado de trabalho atual implica combinar ferramentas de IA com competências humanas únicas. Apresentamos quatro conselhos práticos para ajudar a destacar-se:
- Utilize a IA para ser eficaz: Recorra a ferramentas de IA para escrever currículos e algoritmos de job-matching para eliminar tarefas aborrecidas ou repetitivas. Por exemplo, escrever um currículo com o apoio da IA pode ajudar a adaptar o seu CV a funções específicas, aumentando a probabilidade de se destacar.
- Aumente a sua criatividade: a IA é excelente com números, mas não se sobrepõe à criatividade. Faça atividades que desenvolvam a sua criatividade, como sessões de brainstorming ou workshops interativos. Desta forma, terá sucesso em funções que necessitem de um tipo de pensamento “fora da caixa”.
- Aperfeiçoe as suas soft skills: a IA não tem as emoções humanas, por isso foque-se na melhoria da sua inteligência emocional, empatia e comunicação. Estas qualidades podem fazer a diferença em entrevistas e quando está a aumentar a sua rede de contactos, ajudando a relacionar-se com pessoas a um nível mais aprofundado.
- Esteja informado e adapte-se: acompanhe os avanços da IA no seu setor e adapte-se às novas tecnologias. Compreender as mais recentes ferramentas de IA para a pesquisa de emprego e como se aplicam no seu setor pode dar-lhe uma vantagem competitiva.
Michael Page: O melhor da IA e da opinião Humana
A IA está a revolucionar o mundo do trabalho, mas o valor da opinião e criatividade humana mantem-se intocável.
Encontrar este equilíbrio é o segredo para aquilo que fazemos na Michael Page. Utilizamos o poder da IA enquanto a nossa equipa de consultores especializados dá aos processos um toque humano, garantindo que o seu CV tem o cuidado e atenção que merece.