As empresas que estão a recrutar podem recorrer a entrevistas telefónicas, por questões de otimização de tempo ou por dificuldades causadas pela distância.

Embora estejam a perder terreno para entrevistas realizadas com tecnologias como o Skype ou sistemas de videoconferência, este tipo de entrevista é ainda comum. Acima de tudo, deve considerar que apesar de o entrevistador não o conseguir ver, não deverá nunca descurar uma boa preparação da conversa.

Apresentamos algumas dicas práticas.

Se Possível, Utilize Um Telefone Fixo

Os telemóveis são menos viáveis do que os telefones fixos de casa pois é mais provável que percam rede ou fiquem sem bateria. Por outro lado, ao utilizar um telefone fixo estará mais provavelmente num local com reduzido ruído de fundo.

Vista-se de Forma Profissional

Pode parecer inútil pois o entrevistador não consegue vê-lo. Mas a roupa certa irá dar-lhe a confiança de que necessita para a ocasião.

Levante-se

Estar de pé irá dar-lhe energia, permitindo-lhe passar uma imagem de motivação.

Prepare O Seu Espaço de Entrevista

Tenha o seu CV e a descrição da função a que se candidatou consigo, para que possa sempre recorrer à sua informação.

Prepare Notas

Neste tipo de entrevista pode recorrer a notas pré-preparadas sem qualquer problema. Aproveite esta oportunidade ao máximo com respostas bem construídas – apenas tenha cuidado para não ler uma resposta preparada. Irá soar muito mais natural se utilizar as suas anotações apenas como inspiração.