A rede 5G será uma nova geração da comunicação móvel, que se prevê estar disponível em 2020. Apesar de ainda haver um longo percurso até ao lançamento do 5G, compensa começar a preparar-se para este acontecimento, pois impactará o negócio das empresas e as oportunidades profissionais, sobretudo ao nível do marketing digital.

Publicidade à distância de um click

Atualmente, a maioria das pessoas tem um smartphone, através do qual recebem conteúdo publicitário.

Para os marketeers, isto significa uma excelente oportunidade de alcançar um grande número de potenciais clientes, especialmente porque os dados transferidos em 5G irão tornar possível o download, instalação e utilização de qualquer aplicação em segundos. Para trás ficarão as redes lentas e sobrecarregadas. O desenvolvimento da tecnologia de Realidade Virtual (RV) irá permitir a visita de lojas e visualização no ecrã do item que pretendem adquirir. Será apenas necessário fazer o download da aplicação indicada num smartphone ou tablet. Segundo as previsões, 73% de todo o consumo da Internet será feito através de dispositivos móveis.

Publicidade à medida das necessidades

O conceito da Internet das Coisas está a ganhar popularidade. Entre vários fatores, tem um impacto nos marketeers de retalho. O marketing de proximidade consiste em alcançar diretamente o smartphone de um cliente com uma oferta quando este está no alcance dos detetores colocados perto de uma loja. Estes trabalham através da tecnologia GPS e podem também mostrar a loja a um cliente. Os dispositivos ligados à Internet das Coisas tornar-se-ão portadores de uma grande quantidade de informações preciosas sobre um potencial cliente. Os especialistas em marketing digital poderão tirar partido desta informação e alcançar os consumidores com mensagens individuais e personalizadas, dependendo da sua localização. Ao evitar anúncios inapropriados, será mais fácil envolver os clientes. A Internet das Coisas poderá gerar excelentes oportunidades de carreira para os especialistas de IT. Graças à rapidez da transferência de dados em 5G, as marcas conseguirão informar os clientes em tempo real sobre alterações de preços, entregas ou saldos. Os Marketing Managers poderão ainda tirar proveito do potencial de hologramas e videoconferências em direto sem atrasos.

Ter a capacidade de alcançar rapidamente um cliente

Através da rede 5G, os especialistas em Video Marketing terão a possibilidade de enviar aos consumidores vídeos com uma qualidade Ultra HD, tecnologia 360o, ou com elementos de tecnologia aumentada – em apenas alguns segundos. Desta forma, poderão despertar emoções e encorajar o recetor a interagir com a marca. As despesas da publicidade móvel devem crescer: se se traduzir na sua qualidade, os marketeers digitais estarão atentos às oportunidades de alcançar efetivamente os seus destinatários. Graças ao 5G, também o serviço de apoio ao cliente irá beneficiar . Chamadas de vídeo  com um consultor da empresa – ou um robot inteligente – serão uma experiência muito mais interessante do que uma simples chamada telefónica.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.