Historicamente, a área de recursos humanos sempre foi vista como uma área responsável por processos burocráticos e técnicos, com pouco ou nenhum conteúdo estratégico para o sucesso empresarial, pouco orientada para resultados e que pouco contribuía para a criação de valor.

Contudo, no atual contexto empresarial, esse conceito dos recursos humanos tornou-se redutor para uma organização que pretende conquistar “o seu lugar ao sol”, que pretende destacar-se da concorrência e que deseja ampliar a sua influência no mercado.

Hoje, juntamente com a mudança verificada no perfil da generalidade dos trabalhadores de uma organização — de quem se exige cada vez mais uma postura criativa, proactiva e inovadora — também houve uma substancial modificação de atribuições, visão e importância das funções de recursos humanos dentro das organizações.

Como Consultores de Recrutamento do PageGroup temos o privilégio de vivenciar, e participar ativamente, em processos de transformação organizacional que materializam a mudança de perfil requerido para as posições de recursos humanos.

Alteração de Paradigma nos RH

As organizações estão a percecionar a necessidade de alteração de paradigma da missão dos recursos humanos nas organizações.

Neste contexto, temos cada vez mais solicitações para desenvolvimentos de processos de recrutamento para as posições de Training, Organizational Development, Retention & Mentoring, Induction, Employer Branding, HR Reporting & Analytics, Gestor de Compensation & Benefits, Internal Communication (integrada em HR), Payroll Financial Specialist, Labor Relations e IT HR Management.

Paralelamente, continuamos a desenvolver processos de recrutamento nas funções tradicionais de Recursos Humanos, mas mesmos estas, têm sofrido alterações da sua “essência” e “ADN”:

  • Director de Recursos Humanos – perfil generalista mas com maior experiência em Desenvolvimento Organizacional, Formação e Recrutamento;
  • HR Business Partner – função cada vez mais especializada e segmentada nos em Desenvolvimento Organizacional, Formação e Recrutamento;
  • Payroll Manager – perfil mais analítico que vai muito além das funções operacionais conexas com o processamento salarial.

Adicionalmente, nos processos de recrutamento para posições de recursos humanos, temos sentido uma tendência para uma valorização de profissionais do sector para o qual estamos a recrutar. Por exemplo, num recrutamento para ao sector de Hotelaria & Turismo existe uma preferência clara por candidatos com experiência neste sector. O mesmo se verifica em processos para Industria, Retalho, Serviços, Logística, Engenharia, etc. Por vezes tentamos contrariar um pouco esta tendência, mas nem sempre é fácil. Confiamos que, em determinados casos, um profissional de recursos humanos que tenham uma experiência em sector diferente pode ser uma mais-valia para a posição e organização por “romper” com o perfil tradicional esperado, pela visão externa que detém e pelas boas práticas que se aplicam noutros domínios.

Importa também destacar a importância crescente dos idiomas no contexto das funções de recursos humanos. Em organizações cada vez mais globais, que integram profissionais de diferentes nacionalidades, o domínio de mais do que um idioma é sem dúvida um fator diferenciador. O inglês, francês e castelhano já não são suficientes. A aposta em idiomas como o alemão, mandarim, italiano, grego ou mesmo russo pode fazer toda a diferença na valorização e performance profissional.

Tendências Futuras

Finalmente, e porque este é um mundo em constante mutação e adaptação, seguem aquelas que considero serem as principais tendências da gestão de recursos humanos nos próximos anos:

  • Automatização dos processos de gestão de Recursos Humanos;
  • Contratação por atitudes e comportamentos em vez de qualificações;
  • Aplicação da Inteligência Artificial no RH;
  • Utilização de People Analytics;
  • Desenvolvimento de competências;
  • Aumento da “gamificação” na formação;
  • Utilização da realidade virtual na formação, recrutamento e processo de integração;
  • Maior preocupação com a Retenção de Talentos;
  • Maior foco na Formação dos Líderes;
  • Flexibilidade de local e horário de trabalho;
  • Diversificação e flexibilização das retribuições;
  • Inclusão e Diversidade.

Descubra mais conselhos de gestão de equipas na secção de conselhos. Pretende contratar? Confie-nos o seu recrutamento. Contacte-nos!

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.