A procura pelo trabalho dinâmico cresceu significativamente nos últimos anos. De facto, de acordo com a nossa pesquisa, a seguir aos benefícios no local de trabalho, a flexibilidade de horário (71%) e o trabalho a partir de casa (55%) encontram-se no topo das preferências dos profissionais.

Por isso, não é inesperado que as empresas estejam a considerar a sua oferta de trabalho dinâmico, de forma a atrair e reter os melhores talentos nas suas organizações.

Se tem a possibilidade de trabalhar a partir de casa, então saberá o quão difícil pode ser manter a sua motivação e produtividade. Poderão haver distrações, haverá tendência para se sentir sozinho, falta-lhe uma rotina e poderá acabar com documentos profissionais no seu espaço pessoal.

Para trabalhar em casa de forma eficiente, deve ter disciplina e ser responsável por recompensar o seu próprio sucesso. Se está a sentir-se desmotivado e que não está a ter o seu desempenho máximo, tente seguir estes sete passos para melhorar a sua produtividade.

1. Crie um ambiente de trabalho

Se a sua ideia de trabalhar em casa consiste em sentar-se na cama ou à frente da televisão com o seu portátil, é muito pouco provável que seja produtivo. Se tiver uma divisão disponível ou um estúdio que possa utilizar como espaço de escritório, mantenha tudo o que está relacionado com trabalho aí. Criar um ambiente de trabalho, pode deixá-lo com a mentalidade certa que precisa para ser produtivo.  

2. Vista-se para o trabalho

Apesar de ser tentador ficar de pijama, vista-se e prepare-se para o seu dia de trabalho. Isto deixá-lo-á mais acordado e preparado para o seu dia. Depois de algumas horas sentado na cama, irá provavelmente sentir-se fraco e menos produtivo. Além de que se tiver videochamadas, é fundamental passar uma imagem profissional.

3. Organize o seu dia

Se definir objetivos para o dia seguinte, é mais provável que fique focado e conclua o que programou. Faça uma lista num caderno ou utilize aplicações como o Trello para criar listas de tarefas que precisa de completar e remova-as assim que as tiver concluído.  

4. Gira o seu trabalho

Se tem muitas tarefas por completar para um grande projeto, ou tem tarefas administrativas a acumular, pode ser stressante. Se está a trabalhar a partir de casa e a aproveitar esta ocasião mais calma para concluir algumas tarefas, tente separá-las em grupos para completar ao longo do dia ou da semana. Planear e controlar o seu trabalho desta forma, deve fazer com que se sinta mais calmo.  

5. Fale com os seus colegas

Pode ser fácil sentir que está a trabalhar sozinho ao trabalhar a partir de casa, no entanto, apesar de ser fisicamente estar de facto desacompanhado, não se esqueça dos seus colegas que também estão a trabalhar em casa ou no escritório. É importante que se lembre que está a trabalhar; ligar ao seu chefe ou aos seus colegas para falar sobre o seu trabalho ou o estado de um projeto fará com que se sinta mais ligado com o que se está a passar na empresa. Telefonemas e videochamadas sociais são também importantes ao trabalhar remotamente.

6. Faça pausas

As pausas são importantes para aumentar a produtividade. Se não se permitir tempo para descansar e recuperar durante o dia, poderá sentir-se esgotado à tarde. Faça a pausa do almoço completa e tente não estar atento ao computador neste período. Sentir-se-á melhor quando voltar à sua secretária para completar o dia de trabalho.

7. Tenha recompensas

Saber que necessita de completar uma tarefa e enviá-la para o seu manager até um determinado prazo pode ser motivador, mas aqueles que não reportam a alguém devem arranjar uma forma de recompensa no final de cada tarefa ou dia. Este pequeno incentivo pode dar-lhe o que necessita manter a sua motivação.

Não manter a motivação no trabalho pode ser stressante e, eventualmente, levar a um fraco desempenho. É crucial reconhecer quando não está a ser eficiente e discutir os seus problemas com o seu manager ou colegas.

Pretende consultar mais conselhos? Consulte os nossos conselhos de gestão de carreira.