Com o aumento da popularidade do trabalho remoto em Portugal, sobretudo no atual contexto de pandemia, surgem novos desafios. Neste artigo, iremos refletir sobre os três problemas mais comuns que surgem ao trabalhar remotamente e partilhar alguns conselhos para ultrapassá-los.

Comunique regularmente com os seus colegas

Trabalhar remotamente torna mais difícil sentir-se ligado à empresa ou à sua função e torna a comunicação um desafio maior. A ausência de comunicação cara-a-cara dificulta a interpretação do tom de voz ou da linguagem corporal de um colega. Ao trabalhar em casa durante o dia todo, pode experienciar sentimentos de isolamento. 

Combata esses sentimentos tornando uma prioridade a comunicação regular com colegas. Aproveite as várias opções de vídeo chat como Facetime, WhatsApp, Google’s Duo, Zoom ou Slack.

Defina limites entre a vida pessoal e profissional

Ao trabalhar a partir de casa, os limites entre a vida pessoal e profissional podem tornar-se mais impercetíveis. Quando tem o seu computador na divisão ao lado, é fácil enviar um email ou terminar um projeto. Desta forma, é difícil desligar-se do trabalho, algo essencial para que exista um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional saudável.

É importante que crie limites de forma a evitar esta situação. Estabeleça todos os dias uma rotina e aja como se fosse trabalhar. Mesmo estando a trabalhar em casa, vista-se e crie uma rotina para que inicie o seu dia. 

Outra forma de fazer esta separação é ter, se possível, uma divisão ou zona específica em sua casa para trabalhar. Designe uma área de trabalho, concentre-se mas faça questão de se desligar quando terminar o seu dia de trabalho.

Invista na tecnologia certa

Chat apps, meeting rooms online e drives partilhadas, pastas e documentos tornam mais fácil trabalhar em qualquer lugar. No entanto, a tecnologia pode ter falhas e, de facto, em alguns momentos isso irá acontecer. E quando está a trabalhar remotamente terá de resolver o problema sozinho. Não é possível saber quando poderá ter problemas técnicos, mas é possível minimizar os riscos.

Se possível, invista numa ligação à internet de boa qualidade, para que não demore tempo a carregar documentos ou evitar bloqueios. Assegure regularmente que tem cópias dos seus ficheiros na intranet da empresa, na sua hard drive e na cloud. Desta forma, caso surja algum problema técnico, terá o seu trabalho guardado.

Pretende consultar mais conselhos? Consulte os nossos conselho de gestão de carreira

Publicado a 27/04/2020