O método de trabalho está a alterar-se em todo o mundo e cumprir um horário fixo ou trabalhar de forma presencial no escritório já não são a forma exclusiva de trabalhar.

O trabalho remoto oferece grandes vantagens para ambas as partes: as empresas podem preencher os seus postos optando por um maior leque de perfis especializados, situados em todas partes do mundo. Além disso, poderão reduzir custos fixos, recorrendo a escritórios mais pequenos que antigamente. O colaborador pode beneficiar-se de uma maior autonomia, flexibilidade e, como consequência, uma maior qualidade de vida. São cada vez mais os colaboradores que optam por trabalhar em remoto com o objetivo de ter um melhor equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Contudo, até ao confinamento obrigatório provocado pela pandemia, as empresas portuguesas recorriam muito pouco a este tipo de trabalho.

Por que motivo? Quais as vantagens e desvantagens do trabalho remoto? É produtivo? Antes de optar por este tipo de modalidade, deve considerar 3 aspetos fundamentais:

1. Conhecer bem as responsabilidades e tarefas da função.

O teletrabalho torna-o mais autónomo e independente em relação às dúvidas que podem surgir. Recorde-se que em muitas ocasiões poderá sentir-se sozinho, pelo que deve ser proactivo, com capacidade de resolução e decisão.

2. Estar habituado ao uso de ferramentas de gestão de equipas.

Independentemente de ter ou não equipas a seu cargo, terá de dominar ferramentas de gestão como Trello, Slack, Evernote, Sesame ou Loomio. Todas permitem melhorar a organização e produtividade.

3. Deve ter o seu próprio espaço.

Dispor de um lugar adaptado às suas necessidades, que permita a sua concentração parece evidente, mas muitas vezes não conseguimos encontrar o local adequado. A ausência deste espaço pode levar a um desempenho reduzido e a aumentar o horário de trabalho. As pessoas que praticam teletrabalho podem estabelecer o seu escritório em casa (numa divisão tranquila e cómoda) ou num espaço de coworking, que proporcionam um ambiente de trabalho adaptado às suas necessidades. Nestes espaços criam-se sinergias e contactos profissionais que podem ser muito importantes para o seu desenvolvimento.

A nossa experiência como Consultora Internacional com escritórios locais, permite-nos comprovar em primeira mão como as equipas remotas podem trabalhar entre si na perfeição, criando sinergias eficientes e produtivas. No nosso caso, trabalhar remotamente para alguns projetos concretos aumentou a produtividade das equipas, estimulando a sua criatividade e incentivando a inovação. Por isso gostaríamos de mostrar-lhe algumas das principais vantagens que este tipo de modalidade pode oferecer:

  • Ao trabalhar remotamente poderá gerir muito melhor a sua vida pessoal e profissional. Conseguirá ter uma maior flexibilidade horária que permitir-lhe-á realizar tarefas quotidianas como: levar os seus filhos à escola ou compatibilizar o seu trabalho principal com outros projetos pessoais. Apenas necessita de um computador portátil e uma boa ligação à internet.
  • Graças ao trabalho remoto poderá escolher o lugar onde vai desempenhar a sua atividade. Muitos trabalhadores optam por viver cidades com boas condições climáticas, beneficiando de uma ótima qualidade de vida. Um bom exemplo no nosso país é Lisboa, que oferece vários espaços de Coworking.
  • Maior produtividade para o colaborador e para a empresa. Um colaborador feliz trabalha mais motivado e isso traduz-se em melhores resultados tanto para ele como para a empresa.

No entanto, tudo tem o seu lado negativo e trabalhar remotamente pode ter alguns inconvenientes que deve considerar antes de optar por esta modalidade. Por exemplo, a comunicação torna-se mais complexa, sendo indispensável ter canais e processos bem definidos. Por outro lado, deve considerar não terá um contacto diário com os seus colegas e, em algumas ocasiões, poderá deparar-se com situações que exigem a intervenção de diversos colegas e que poderão ser mais difíceis de gerir remotamente.

Se planeia dar um passo na sua carreira profissional optando por esta modalidade de trabalho, esperamos ter-lhe dado uma visão clara e objetiva dos seus prós e contras. Para muitos, esta é uma nova forma de viver o trabalho com uma maior qualidade de vida e para outros, uma excelente iniciativa que lhes permite aceder a funções especializadas, sem a necessidade de viver em grandes núcleos urbanos. Gostaria de trabalhar remotamente?

Publicado a 10/07/2020