A atual pandemia despoletou teletrabalho, mas nem sempre é fácil trabalhar a partir de casa, sobretudo nas atuais circunstâncias. Podem existir diversas distrações que tiram o foco das tarefas que tem pendente. A desarrumação à sua volta não ajuda, muito menos o ladrar do cão do vizinho ou o barulho dos eletrodomésticos.

Existem coisas que não conseguimos evitar, mas damos-lhe alguns conselhos para ter o escritório perfeito para um trabalho produtivo. 

1. Escolha um espaço de trabalho adequado. 

A sua taxa de produtividade está diretamente relacionada com o design, comodidade e organização do seu espaço. Trabalhar em espaços mais reduzidos, sem muitas possibilidades de arrumação, irá prejudicá-lo na disposição e organização do material. Escolha um mobiliário o mais ergonómico possível para evitar problemas musculares a longo prazo e com uma capacidade de armazenamento suficiente para controlar o que arruma. Utilize etiquetas, post-it, o que achar mais adequado! É importante saber onde está cada coisa.

Este será o seu espaço; se tiver crianças em casa, será melhor optar por armários com portas e gavetas que possam ser fechadas à chave para que nada seja alterado!

2. Desimpeça e limpe o seu espaço de trabalho

O computador num lado e o telemóvel noutro… Sabemos que a sua mesa estará cheia de dispositivos e cabos, que poderão ser incómodos. É importante colocar tudo na mesma zona de forma a que estejam organizados. Limpe-a com frequência para evitar a acumulação de pó. Não só pelos motivos de saúde evidentes, mas também porque manter o espaço limpo e organizado ajuda na concentração. 

3. Evite as distrações

O seu dia de trabalho pode ter alguns imprevistos, mas deve tentar reduzi-los, pois não é possível estar distraído e ser produtivo ao mesmo tempo. Aprenda a separar a vida pessoal da vida profissional, o que irá contribuir bastante para a sua concentração. Uma das vantagens de trabalhar a partir de casa é o horário flexível. Esta prática, cada vez mais comum em Portugal, também é conhecida por “flexwork”. No entanto, não deve recorrer à mesma de uma forma demasiado literal. Se for demasiado flexível, acaba por não ser produtivo. Aprenda a gerir o seu tempo, estabeleça um horário e esforce-se para o cumprir.

4. Dê luz às suas ideias 

Passar o dia num espaço triste e sem luz natural é deprimente, por mais que adore o seu trabalho. Caso não tenha luz natural suficiente, recorra à iluminação artificial. A decoração, as cores e a harmonia também são importantes para uma mente criativa. Pode colocar na parede uma frase motivadora que o inspire todos os dias.

Ter um espaço cómodo e bem organizado pode ser bem mais fácil do que esperamos e ajuda-o a maximizar o seu potencial. Não hesite em usar estas ideias para aperfeiçoar o seu home office!

Pretende consultar mais conselhos? Consulte os nossos conselhos de gestão de carreira.

Publicado a 23/04/2020