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Todos precisamos de pedir ajuda às vezes – mesmo os profissionais mais experientes podem ficar sobrecarregados com uma enorme carga de trabalho ou deparar-se com um problema e assistir à acumulação de outras tarefas.

Se estiver sobrecarregado no trabalho, sofrer com esta situação em silêncio não irá beneficiar quem quer que seja – nem a si, nem ao seu gestor nem à equipa. Por isso, respire fundo e considere estas dicas para ultrapassar a situação.

Identifique a causa e o efeito

Marque uma futura reunião com o seu gestor e reserve algum tempo para se preparar. Tente identificar o porquê. Está sobrecarregado porque é uma altura ocupada do ano? Ou foi-lhe solicitado que realize mais trabalho do que consegue encaixar nas horas do dia? Pode dar-se o caso de estar subitamente a substituir um colega de baixa por doença ou de um projeto ninja estar a prejudicar o tempo que alocou para as suas tarefas diárias. Demorar algum tempo a determinar por que motivo a sua carga de trabalho se intensificou e encontrar as palavras certas para comunicar a forma como isso está a ter impacto no seu desempenho e resultados da equipa é um bom ponto de partida para a sua discussão. 

Pode prejudicar a sua carreira por pedir ajuda?

Pedir ajuda mostra firmeza em vez de fraqueza. Com a abordagem correta, não só demonstra que se esforça pela mais elevada qualidade do seu próprio trabalho, mas que também é responsável e se preocupa com os melhores interesses da empresa.  Se precisa de ajuda, as suas opções são mais amplas do que imagina: a maioria das pessoas, quer seja um membro da equipa ou um gestor, sentir-se-á lisonjeada de que a tenha abordado para obter assistência. Tal mostra que confere importância ao seu aconselhamento e que acredita que se trata de um elemento útil.

O único risco de um resultado negativo se se dirigir ao seu chefe a queixar-se de que não consegue gerir o seu trabalho. Aborde a situação de uma forma que demonstre que tem a vontade de ser capaz de realizar o seu trabalho mais eficazmente e a humildade de pedir orientações.

Eis como pedir ajuda ao seu chefe

  1. Aja rapidamente – quanto mais tempo demorar a pedir ajuda, pior se pode tornar o problema
  2. Seja claro – identifique a causa, o impacto e apresente as informações ao seu chefe de forma clara e simples
  3. Demonstre responsabilidade – apresente potenciais soluções enquanto reconhece o desafio

O último aspeto é fundamental: mostra que fez um verdadeiro esforço para avaliar o problema por sua conta e que está totalmente dedicado a levar a situação a bom porto para todos.

Lembre-se de que o seu gestor estará presente tanto para o orientar como, no fim, recompensar a sua iniciativa. Encare uma carga de trabalho difícil como uma oportunidade para reafirmar a sua relação positiva com o seu chefe e demonstrativa tanto da sua responsabilidade enquanto profissional como da sua vontade de encontrar uma solução.

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