Todos conhecemos aquele sentimento familiar de submersão de uma manhã de segunda-feira – outra semana, mais ansiedade, mais stress. Mas as segundas-feiras não têm de ser um dia negativo ou difícil. Consegue imaginar o seu início da semana com mais iniciativa? Apresentamos seis dicas para o motivar e começar uma nova semana com uma visão positiva:

1. Aproveite o fim-de-semana

Os fins-de-semana são excelentes por diversas razões. Nestes dias, se se organizar bem, tem tempo suficiente para fazer diversas atividades. Utilize ao máximo o seu tempo, não pare para pensar no que terá de fazer na segunda-feira. Usufrua dos fins-de-semana da forma mais eficaz possível, para que inicie a semana com uma boa disposição.

Escolha pelo menos uma atividade para fazer aos fins-de-semana: uma caminhada, ou corrida, uma pequena viagem ou simplesmente um encontro com amigos ou familiares. Pode aproveitar a noite de domingo para ver um filme interessante ou ler um livro. Irá acordar mais feliz na manhã de segunda-feira.

2. Comece a semana descansado e preparado

Manter alguma regularidade nas horas de deitar e acordar é essencial para o nosso bem estar mas tendemos a esquecer-nos disso. Evite acordar muito tarde ao sábado e, especialmente, ao domingo. Se possível, deite-se cedo no domingo. Um bom descanso pode causar um grande impacto na sua manhã de segunda-feira.   

Considere também o poder da atividade física para o seu bem-estar. Não é necessário realizar uma sessão de cardio intensa. Uma pequena caminhada até ao escritório ou um passeio numa zona agradável antes de ir trabalhar pode fazer a diferença: a circulação da corrente sanguínea aumenta o consumo de oxigénio e melhora a sua disposição e a sua saúde física.

3. Lembre-se do seu propósito

No caminho para o emprego na manhã de segunda-feira, pense nas razões pelas quais faz o seu trabalho. O que o faz gostar deste emprego? É necessário que seja mais do que o seu salário e os benefícios que possui. 

Se tiver dificuldades em encontrar algum motivo, pense no início da sua carreira. Se uma grande noção de propósito estiver em falta, é importante procurar formas de o reencontrar. Se possível xperimente um novo desafio, uma nova tarefa ou projeto para que encontre a sua motivação.   

4. Pense no seu futuro

Questione-se: Qual é o meu maior objetivo? Quais os passos para o alcançar no dia-a-dia? Possuir objetivos claros e alcançáveis é fundamental para a sua satisfação no presente. É mais fácil gerir tarefas se se lembrar do porquê da sua realização.

O seu chefe deve também apoiá-lo e mostrar-lhe as opções disponíveis de forma a progredir dentro da empresa. Tente seguir as notícias e notificações da empresa, que poderão transmitir-lhe informação atualizada relativamente a novas oportunidades.

5. Faça algumas alterações

Se pensar no seu trabalho já o deixa ansioso, vá até à raiz do problema. Está aborrecido? Stressado? Apesar dos seus esforços ou desempenho positivo, sente-se pouco valorizado no trabalho?

Não se torne um prisioneiro da sua infelicidade. Pense naquilo que é necessário alterar de forma a torná-lo um trabalhador feliz. Os chefes querem sempre colaboradores felizes, motivados e produtivos. Um bom manager irá trabalhar consigo e apoiá-lo de forma a encontrar uma solução que beneficie ambos os lados.  

6. Se tudo o resto fracassar…

Se se sente constantemente stressado ou infeliz nas manhãs de segunda, talvez seja a altura de planear uma mudança de carreira. Falar com um especialista de recrutamento pode ajudá-lo a compreender do que está realmente à procura na sua carreira.

Talvez esteja na altura para falar com um dos consultores de recrutamento da Michael Page, que poderá ajudá-lo a encontrar o um emprego de que goste. Se for o caso, contacte-nos!

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