Tal como o nome sugere, um IT Assistant estará envolvido em ajudar os outros em todos os aspetos do trabalho do Departamento de Informática. Oferecem um suporte vital aos colegas, sendo que as suas funções geralmente incluem a ligação com outros departamentos para manter as redes e os sistemas da empresa a funcionar nos seus níveis ideais. Esta é uma função com tarefas variadas que também oferece a oportunidade de entender os vários aspetos da Tecnologias da informação e estabelecer um excelente plano de carreira. 

Responsabilidades – O que faz um IT Assistant? 

Existem muitas responsabilidades potenciais para um IT Assistant, que incluem: 

  • Ajudar a instalar, configurar e manter a estrutura informática da empresa 
  • Configurar aplicações de hardware e software sempre e quando for necessário 
  • Prestar suporte geral ao Departamento de Informática e aos utilizadores de computadores da empresa 
  • Efetuar a instalação e manutenção de vários periféricos, bem como instalação de atualizações e patches importantes 
  • Lidar com consultas de clientes e colegas sobre redes, sistemas e aplicações, geralmente através de um suporte técnico. 
  • Executar várias tarefas, como a verificação e revisão de conteúdo, introdução de dados, manutenção de base de dados e utilização de impressoras, fotocopiadoras e equipamentos semelhantes 

Características necessárias para um IT Assistant bem-sucedido 

Um dos aspetos mais importantes desta função é a capacidade de aprender e progredir. Os IT Assistants geralmente estão a dar os primeiros passos numa carreira gratificante e recompensadora, sendo geralmente este o primeiro degrau na hierarquia. Portanto, é necessário ser uma pessoa paciente e compreensiva, principalmente se tiver afinidade com a tecnologia e a forma como ela pode ajudar no nosso dia a dia. 
 
Será uma grande vantagem possuir a capacidade de comunicar bem com os outros, desde os utilizadores finais até à Gestão de Topo, assim como uma mente analítica e um forte desejo de ser bem-sucedido. Os IT Assistants muitas vezes terão que trabalhar em colaboração com outros departamentos, e haverá momentos em que a pressão será maior. Portanto, será fulcral possuir uma capacidade de trabalhar bem sob limitações de tempo durante o desenrolar destas funções. 
 
Por fim, este papel sempre terá uma relação estreita com as tecnologias que hoje em dia estão disponíveis e as que ainda estão por vir. É obrigatório ser uma pessoa com uma mente inquieta, juntamente com a capacidade de se adaptar às novas inovações à medida que surgem. Ter uma atitude inerte neste tipo de posto de trabalho não é de todo uma opção. 

Formação e competências – Como tornar-se um IT Assistant? 

Embora algumas funções de IT Assistant estejam num nível relativamente baixo, os empregadores irão provavelmente procurar candidatos com uma formação académica sólida. Isto pode incluir competências avançadas em matérias semelhantes à ciência da computação, web design, programação básica e desenvolvimento de front e back-end. 
 
Também convém referir que os potenciais empregadores e recrutadores procurarão candidatos com bons conhecimentos básicos a partir de um vasto leque de candidaturas. Estes conhecimentos podem incluir o Microsoft Office, Google Workspace, Dropbox, Slack, Google Meet, Asana, Zendesk e o Zoom.  

Evolução do cargo – Como pode evoluir na carreira a partir da função de IT Assistant? 

As pessoas bem-sucedidas na função de IT Assistant podem ambicionar progredir nas suas carreiras ao longo de um caminho bem definido. As posições futuras que lhes poderão surgir podem incluir funções como IT Auditor, IT Manager, Service Manager, DevOps Specialist, Support Technician, Engineer, Cloud Architect e Gestor de Programas Informáticos. 

Remuneração e salário – Quanto ganha um IT Assistant?

Os salários iniciais dos IT Assistants refletem o facto de serem, geralmente, empregos no início de uma carreira. 

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais