As funções do Software Developer evoluíram muito nos últimos anos, assim como a sua importância para as empresas comerciais em qualquer lado do mundo. O foco principal nas organizações corporativas é a criação e a adaptação de programas informáticos, embora esta seja obviamente uma descrição algo simplista. A sua missão pode abranger uma variedade de aplicações, incluindo programas, processos, redes, atualizações, patches, migrações, DevOps e testes.

Responsabilidades – O que faz um Software Developer?

As principais responsabilidades e responsabilidades de um Software Developer incluem:

● Criação de código específico e de testes consequentes

Colaboração com os clientes sobre os briefs necessários e sobre a supervisão do processo que os torna realidade

Utilizar uma variedade de ferramentas de desenvolvimento para tornar os processos e sistemas fáceis de utilizar

Mapear o design de uma aplicação de software e utilizar fluxogramas para destacar cada etapa do processo

Organizar atualizações e reparações para aplicações de software existentes

Comunicar o progresso com a Gestão de Topo através de relatórios, reuniões e apresentações

Características necessárias para um Software Developer bem-sucedido

Trabalhar no desenvolvimento de software pode ser stressante, ajudando bastante, portanto, possuir a capacidade de ter um bom desempenho sob pressão. Será necessário trabalhar sozinho e como parte de uma equipa, razão pela qual a função deve ser adequada a pessoas adaptáveis que possam permanecer automotivadas quando for necessário. Os melhores Software Developers tendem a ter competências apuradas de resolução de problemas e de abordagens altamente analíticas.

Dependendo do setor em que a função se baseia, os candidatos bem-sucedidos precisarão de ter uma compreensão clara da estrutura geral do negócio e da forma como a empresa deseja operar. Vários campos oferecem excelentes oportunidades para Software Developers talentosos, incluindo conceção de sistemas, indústria, finanças, indústria editorial e engenharia.

Haverá ocasiões em que os prazos são rigorosos, sendo, portanto, uma vantagem possuir a capacidade de gerir as limitações de tempo. Obviamente, qualquer Software Developer terá uma forte inclinação para os detalhes e um compromisso infalível com a precisão.

Formação e competências – Como tornar-se um Software Developer?

Nem todos os Software Developers têm licenciatura numa universidade de renome, mas aqueles que a têm costumam concentrar-se em áreas como a ciência da computação, desenvolvimento de software, programação, tecnologias da informação ou matemática avançada. Aqueles que não possuem um diploma, geralmente apresentam uma experiência significativa em funções semelhantes com empregadores anteriores.

Na maior parte dos casos, os candidatos bem-sucedidos poderão mostrar uma compreensão de várias aplicações técnicas, incluindo processos como o Git, Kubernetes, Docker e Jira. Como costuma acontecer, quanto mais conhecimentos o candidato tiver, maior será a possibilidade de encontrar uma vaga adequada no mercado de trabalho.

Evolução do cargo – Como pode evoluir na carreira a partir da função de Software Developer?

Aqueles que progrediram a partir de Junior Software Developer podem esperar uma carreira recompensadora. Numa etapa posterior, poderão aparecer várias possibilidades tentadoras, incluindo a hipótese de trabalhar como Senior Software Developer, Lead Software Developer, Technical Architect, Software Development Manager, Chief Technology Officer e CTO.

Remuneração e salário – Quanto ganha um Software Developer?

A norma no mercado de trabalho costuma ser a de excelentes salários e benefícios tal como convém a uma função de topo como é a do Software Developer

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais