Todos nós utilizamos ecrãs de computador ou de telemóvel em qualquer momento do dia e quer a maneira como os utilizamos quer o prazer relevante que obtemos ao fazê-lo podem depender em grande parte das competências dos UX Designers. Criar a melhor experiência de utilizador possível é um papel extremamente significativo no mundo moderno e, para as organizações comerciais, quanto melhor for a experiência, maior será a receita.

Responsabilidades – O que faz um UX Designer?

Os UX Designers com competências terão que mostrar competências em várias tarefas importantes, incluindo:

Comunicar com os clientes para entender as suas necessidades

A criação de vários aspetos da experiência do utilizador final, incluindo storyboards, wireframes e fluxos de ecrã

Fabricação de protótipos de trabalho para fins de testes

Procurar e utilizar o feedback do utilizador e reagir de acordo com as opiniões

● Estabelecer e otimizar a qualidade da experiência do utilizadorManter contacto permanente com a Gestão de Topo, clientes, utilizadores finais e partes interessadas, geralmente através de apresentações

Características necessárias para um UX Designer bem-sucedido

Pela sua própria natureza, os UX Designers são apaixonados pelo seu papel, excelentes na resolução de problemas e focados na qualidade do seu produto final. São muito organizados, capazes de trabalhar quer sozinhos quer em equipa, sendo exemplares na gestão do tempo. Trabalhar bem sob stress é uma obrigação nesta função, porque haverá momentos em que a pressão estará alta e os prazos serão curtos.

Uma compreensão completa das implicações comerciais do trabalho que produzem é uma obrigação, assim como um bom conhecimento dos princípios gerais de design e da forma como afetarão a experiência do utilizador. Em alguns casos, as suas responsabilidadesserão integradas nas funções de um UI Designer. Portanto, entender as responsabilidades de ambas as posições poderá ser uma vantagem.

Os UX Designers podem transferir as suas competências com relativa facilidade de um setor para outro. Portanto os UX Designers com experiência em retalho, por exemplo, serão candidatos efetivos para funções semelhantes nos setores de construção,

logística, governação, transporte e muito mais. Muitos UX Designers trabalharam anteriormente em funções como Visual Designer, Front End Developer, Content Strategist e Back End Developer.

Formação e competências – Como tornar-se um UX Designer?

Enquanto alguns empregadores se concentram mais na experiência do que nas competências académicas formais, outros procuram profissionais com licenciatura numa das várias disciplinas relevantes. Estas áreas incluem ciência da computação, design visual, tecnologias da informação e web design.

Será importante a experiência com qualquer uma das várias ferramentas de design UX. As aplicações populares incluem Sketch, Axure, InVision Studio, Proto.io, Craft, Marvel, Figma, Framer e Adobe XD, e espera-se que os candidatos aprovados tenham conhecimento de pelo menos algumas delas.

Evolução do cargo – Como pode evoluir na carreira a partir da função de UX Designer?

Existem várias funções que podem ser disponibilizadas para os que possuírem as competências e experiência relevantes, incluindo várias competências na Gestão de Topo. Incluem nomes como Senior UX Designer, Lead UX Designer, Head of Design, Director of User Experience e CTO. Quanto maior for o nível, mais provável será a necessidade de liderar equipas.

Remuneração e salário – Quanto ganha um UX Designer?

Os salários dos UX Designers são excecionalmente bons, mesmo nas funções mais júniores. Quanto maior for o estatuto, mais gratificantes são os salários e os conjuntos de benefícios.

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais