Responsável pela política financeira de uma empresa, o administrador financeiro é um dos colaboradores mais próximos do Presidente Executivo (CEO). Responsável pela contabilidade da empresa, este excelente comunicador e observador atento é um verdadeiro administrador. Qual a formação necessária para o cargo de CFO?

Quais as escolas que oferecem um programa curricular mais adequado? Quais as condições de acesso a essas escolas? Informação completa sobre os percursos académicos que dão acesso ao cargo de administrador financeiro.

Uma formação superior

Muitas vezes licenciado em gestão, finanças e contabilidade, economia, direito comercial ou recursos humanos, o candidato ao cargo de administrador financeiro deverá ter também alguns anos de experiência nas áreas de contabilidade, gestão e auditoria. Habitualmente acessíveis após concurso, deverão ser privilegiados os institutos superiores, que permitem aceder a cargos importantes na área das finanças:

  • Escolas de comércio e gestão
  • Escolas de engenharia
  • Institutos de estudos políticos

O Diploma Superior em Contabilidade e Gestão (DSCG), designadamente, dá oportunidade aos seus alunos para acederem a cargos de responsabilidade nas áreas da contabilidade e da gestão empresarial.

Exigências dos recrutadores

Antes da entrada no universo empresarial, o percurso normal do candidato, e que facilita o acesso ao cargo de CFO, passa por uma experiência inicial geral num gabinete de peritagens e auditorias, seguida de uma experiência na área do controlo de gestão. É muitas vezes exigida uma experiência de 5 a 10 anos como responsável administrativo e financeiro (RAF).

Um currículo de candidatura ao cargo de CFO deve destacar alguns projetos importantes, claramente definidos, que comprovem a importância crescente da atividade e da experiência ao longo da carreira. Deve mostrar também as realizações que especificam os domínios de competência.

Quanto ganha um Diretor Financeiro (CFO)?

Como evolui o papel de um CFO?

Que traços irão definir os CFO bem-sucedidos do futuro?

Consulte as nossas ofertas de emprego para administrador financeiro (CFO).