Michael Page Portugal Logo

Main menu

  • Início
  • Candidatos+

    As Nossas Ofertas

    • Pesquisar ofertas
    • Pesquisar ofertas
    • Envie o seu CV
    • Pesquisar Ofertas com a MyPage
    • Faça parte do PageGroup
    • Faça parte do nosso Centro de Serviços Partilhados em Barcelona
    • Offers for international candidates
    • Interim Management para Candidatos

    Conselhos para a pesquisa de emprego

    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Carta de Apresentação e CV
    • Prepare-se para uma entrevista
    • Desenvolvimento profissional

    Pesquisar Ofertas

    Buscar ofertas interim banner
  • Empresas+

    Os nossos Serviços

    • Motivos para trabalhar com a Michael Page
    • Motivos para trabalhar com a Michael Page
    • A nossa metodologia
    • Estudos de Remuneração
    • Interim Management para Empresas
    • Projetos para profissionais com deficiência
    • Page Assessment
    • Page Outsourcing

    Contacte-nos

    • Confie-nos o seu recrutamento
    • Confie-nos o seu recrutamento
    Interim Management

    As nossas divisões

    • Banking & Financial Services
    • Banking & Financial Services
    • Engineering & Manufacturing
    • Finance
    • Healthcare & Life Sciences
    • Hospitality & Leisure
    • Human Resources
    • Information Technology
    • Property & Construction
    • Retail
    • Sales & Marketing
    • Secretarial & Management Support
    • Shared Services Centre
    • Tax & Legal
  • Conselhos & Estudos+

    Gestão de Carreira

    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Conselhos para a pesquisa de emprego
    • Carta de Apresentação e CV
    • Prepare-se para uma entrevista
    • Desenvolvimento profissional
    • International Candidates
    • Vida profissional e pessoal

    Função

    • Finance

    Liderança e Gestão de Equipas

    • Atrair talento
    • Atrair talento
    • Desenvolvimento profissional e retenção

    Estudos

    • Notícias & Estudos
    • Comunicados de Imprensa
    • Estudos
    • Estudos de Remuneração
    • Business Talks

    Webinars

    Job Application Confidence Index
  • Quem somos+

    Quem somos

    • Michael Page
    • Michael Page
    • Page Assessment
    • Page Executive
    • PageGroup
    • Faça parte do PageGroup
    • Melhores Fornecedores de RH 2020
    • Michael Page celebra 20 anos em Portugal

    Contact us (EN)

    • Contact us (EN)
    • About us
    • Request consultation
    • Searching for a job?
    Join PageGroup
  • Faça Parte do PageGroup+

    Faça parte do PageGroup

    • Sobre o PageGroup
    • Porquê escolher o PageGroup?
    • O seu papel no PageGroup
    • Utilize as suas competências
    • FAQs
    • Envie o seu CV
  • Contactos+

    Contacte-nos

    • Os nossos escritórios
    • Os nossos escritórios
    • Envie o seu CV
    • Confie-nos o seu recrutamento
    • Dê-nos a sua opinião
    • Conheça o nosso Centro de Serviços Partilhados em Barcelona

    Contact us (EN)

    • Contact us (EN)
    • About us
    • Request consultation
    • Searching for a job?
A minha conta
Ofertas (0)
Ofertas (0)
A minha conta
A minha conta
Search for a job

Continuamos a apoiá-lo durante a pandemia de COVID19. Saiba mais

Conselhos & Estudos

You are here

Home>Conselhos>Liderança e Gestão de Equipas>Atrair talento>Responsabilidade Corporativa: Michael Page Reúne Líderes Empresariais

Responsabilidade Corporativa: Michael Page Reúne Líderes Empresariais

A Michael Page realizou um evento corporativo no dia 09 de Maio, dedicado ao tema “Responsabilidade Corporativa: Ferramenta de marketing ou motor da mudança nas organizações?”. Neste momento de partilha e debate sobre o papel da responsabilidade corporativa para uma melhor gestão das empresas portuguesas, estiveram reunidas executivas ligadas a funções de liderança do Grupo Ageas, Asisa, BPI Vida e Pensões, L’Oréal e PageGroup.

Foram analisados os principais desafios que a gestão das empresas enfrenta atualmente; nomeadamente a adoção de uma estratégia de responsabilidade corporativa na transformação do negócio, a capacidade de trazer uma experiência diferenciada para a organização e os seus stakeholders e a valorização para o mercado de trabalho de uma empresa socialmente ética e responsável.

 

Responsabilidade Social Corporativa - uma estratégia a longo prazo

Edith Defaut, Talent Development Director do PageGroup, e Carla Vieira, Head of Corporate Responsability do Grupo Ageas destacaram, respetivamente, a importância da liderança feminina nas funções de gestão e a crescente relevância da responsabilidade social corporativa (RSC) na estratégia de comunicação e de sustentabilidade empresarial.

Edith Defaut, defendeu que “quando uma organização considera implementar atividades de RSC, deverá ter uma estratégia longo prazo, garantindo o envolvimento desde a gestão de topo aos perfis mais juniores da empresa. Por outro lado, as atividades de RSC deverão ter um equivalente interno nas políticas de Diversidade e Inclusão; caso contrário, pode perder credibilidade junto dos seus colaboradores.

 

 

NNo atual contexto da inovação tecnológica, da digitalização e da mudança do paradigma da informação, a RSC assume um papel crucial. “O tema é mais atual do que nunca. Estando cada vez mais no mindset de todas as organizações, considerando o impacto da sua atividade e tendo como referencial os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, referiu Carla Vieira, Head of Corporate Responsability do Grupo Ageas, durante a sua intervenção no evento.

Foi também destacada a importância de desenvolver uma estratégia corporativa de comunicação junto dos stakholders, que divulgue a criação de valor e o impacto positivo que as ações da empresa têm na sociedade.

 “A comunicação corporativa deve ser muito mais que uma ferramenta de marketing e considerada como um motor de mudança nas organizações, através da qual as grandes empresas desempenham um papel fundamental enquanto impulsionadores de um movimento que contribui para o bem social”, defendeu Isabel Castelo Branco, CEO da BPI Vida e Pensões.

 

Num mercado cada vez mais competitivo, a sociedade valoriza as organizações que se assumem como socialmente responsáveis e transmitem novos parâmetros para o mercado, como a mobilidade de trabalho, práticas amigas do ambiente e ações de cidadania corporativa. Neste contexto, Sandra Moás, Diretora Geral da Asisa, refere a importância de “a cidadania corporativa estar vinculada ao ADN e à cultura de uma organização”. E acrescenta, “independentemente de ser uma estratégia de marketing, esta tem que fazer parte da cultura e da estrutura de uma organização para ser genuína e credível”.

Já Cátia Martins, diretora-geral da L’Oréal destacou a importância de as organizações se destacarem no mercado de trabalho, através de medidas como “estratégias de trabalho flexível, implementação de práticas ambientalmente sustentáveis - como uma frota automóvel “verde” para os colaboradores  - e projetos de comunicação corporativa que visem a inclusão social”.  

 

 

 

 

O Impacto nos Millennial

Esta nova cultura empresarial facilita a integração nas empresas da geração millennial (profissionais na faixa etária entre os 25 e 34 anos), onde se encontram os responsáveis empresariais do futuro. Estes profissionais atribuem máxima importância à cultura e valores empresariais, escolhendo os desafios consoante o perfil e posicionamento social de uma determinada organização.

Outro fator crucial na implementação de uma estratégia de comunicação corporativa é a consistência de valores, compromissos e ação orientada para objetivos, que deverá ser uma prioridade para as lideranças empresariais e um modelo de engagement dos colaboradores.

Inês Paes de Vasconcelos, Associate Manager da Michael Page, acrescenta: “A RSC assume acrescida importância para as organizações, tanto numa perspetiva de captação e retenção de colaboradores, como numa lógica de apelar aos consumidores. As novas gerações, em particular são muito reactivas no que respeita à questão da responsabilidade social e corporativa pelo que as empresas que tenham uma estratégia coerente ganharão vantagem competitiva face aos seus concorrentes junto do talento e dos clientes ”

 

 

As conclusões do debate foram unânimes em reconhecer ainda que a comunicação corporativa deverá ser incorporada no produto e nos serviços de uma organização, constituindo a sua cultura e estrutura para se percorrer o caminho da transformação empresarial.

Artigo anterior
A relação com o trabalho mudou
Leia o artigo
Artigo seguinte
Tendências do recrutamento em RH
de Vasco Salgueiro
Leia o artigo
Se é um candidato, por favor envie-nos o seu CV, clicando aqui. Os CVs submetidos através deste formulário não serão considerados.

Confie-nos o seu recrutamento

 

Mantenha-se actualizado

Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.

Categorias

  • Gestão de Carreira
  • Liderança e Gestão de Equipas
  • Função

Tags

Felicidade no Trabalho

Artigos Populares

Artigos mais lidos

  • A Importância da Inteligência Emocional no Local de Trabalho
  • Descrição de funções: Administrador Financeiro (CFO)
  • Perguntas de entrevista baseadas nas competências
  • As dez qualidades de liderança mais importantes (vídeo)
  • Perguntas de entrevistas de emprego mais comuns (vídeo)
  • As funções de procurement estão para ficar?
Michael Page Portugal Logo
  • Siga-nos en TwitterSiga-nos en Twitter
  • Siga-nos no FacebookSiga-nos no Facebook
  • Siga-nos en LinkedInSiga-nos en LinkedIn

Informação Útil

  • Mapa do site
  • Dê-nos a sua opinião
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Países/Regiões
 

A nossa especialização

  • Accounting
  • Audit
  • Banking & Financial Services
  • Construction
  • Consultancy, Strategy & Change
  • Customer Service
  • Digital
  • Engineering & Manufacturing
  • Facilities Management
  • Healthcare & Life Sciences
  • Human Resources
  • Information Technology
  • Insurance
  • Legal
  • Logistics
  • Marketing & Agency
  • Mining & Resources
  • Oil & Gas
  • Procurement & Supply Chain
  • Property
  • Retail
  • Sales
  • Secretarial & Business Support
  • Tax

Sobre a Michael Page

  • Investidores
  • Website corporativo

Michael Page faz parte do PageGroup. A Michael Page é uma marca pertencente à Michael Page International Portugal - E.T.T e Serviços de Consultoria Lda. NIF 505 099 438. Inscrita na Cons. do Reg. Com. de Lisboa com a matrícula nº 09378.

© Michael Page (2020)