Ser selecionado para uma entrevista no cliente final é uma grande conquista; significa que o empregador considera o seu perfil indicado para a função a que se candidatou.

Para ser bem-sucedido, é importante que tenha do seu lado toda a informação necessária. Assim, apresentamos 8 questões que deve colocar ao consultor de recrutamento, antes da entrevista final.

1. Confirme os detalhes da entrevista

Confirme onde será realizada a entrevista e que sabe como lá chegar. Tente comparecer um pouco antes da hora marcada. Se for de carro, tente informar-se antecipadamente sobre o estacionamento. Se vai utilizar os transportes públicos, certifique-se dos horários e de que conhece a paragem mais próxima.  

2. Qual é o processo da entrevista?

Como será conduzida a entrevista e qual será o seu formato? (presencial, por telefone, por competências, etc.).

3. Como é que o recrutador o apresentou ao cliente?

Será (normalmente) entrevistado por alguém com quem o recrutador já teve contacto. Assim, será útil saber que informação foi passada ao cliente final.

4. Qual o dress code da empresa?

Vai querer enquadrar-se na cultura da empresa para não pecar por excesso, com uma imagem demasiado formal, ou por falta, com uma imagem excessivamente causal ou pouco profissional.

5. Porque estão a recrutar?

É importante saber se a função é nova ou se estará a substituir alguém que saiu da empresa. Se o cargo é novo, pode significar que a empresa está a expandir, o que indica que estará estável a nível financeiro. Contudo, pode também significar que estão a fazer uma experiência.

6. O recrutador fez algumas alterações ao seu CV?

Se sim, precisa de saber exatamente quais foram para que possa falar de forma confiante sobre o seu CV durante a entrevista.

7. Quem faz parte dos quadros da empresa?

É fundamental saber o nome e função das pessoas que o vão entrevistar. Poderá também ser importante saber quem são os colaboradores que constituem a administração da empresa.

8. Existem candidatos internos?

Muitas empresas possibilitam que os seus colaboradores se candidatem a uma nova função na estrutura. Por vezes, estes têm vantagem relativamente aos candidatos externos, uma vez que já conhecem o negócio da empresa.

Detalhes extra

Sabe tudo sobre a atual situação financeira da empresa?, Está estável ou mesmo a expandir o seu negócio? Saíram notícias recentes sobre a organização? Ao demonstrar um conhecimento aprofundado da empresa, irá demonstrar interesse e impressionar o entrevistador.


Consulte mais conselhos sobre a entrevista no nosso website.