Fazer questões durante a entrevista de emprego demonstra ao entrevistador que está atento. Pode também ser um factor estratégico: conhecendo os planos da empresa poderá perceber como se pode enquadrar nos mesmos.

Apresentamos sete questões para ajudá-lo a destacar-se dos restantes candidatos.

1. O que significa “sucesso” nesta função?

Enquanto colaborador, representa um investimento e é expectável que gere valor para a empresa em troca do seu salário.  

Os indicadores de desempenho são uma forma de sucesso, pelo que perguntar por estes indicadores é uma ótima forma de demonstrar que quer ser bem-sucedido na função.

2. Sou adequado para a vossa empresa? 

Pedir uma opinião subjetiva demonstra que está aberto a críticas construtivas – e, muitas vezes, o entrevistador é, por norma, a pessoa que irá trabalhar diretamente com o candidato.

Ter uma noção da opinião que têm de si é útil na construção de um relacionamento e o próprio facto de colocar esta questão demonstra o seu sério interesse na função.

3. Quais os desafios com que os meus antecessores se depararam? 

Esta pergunta pode ser assustadora, mas benéfica para si – a forma como é respondida é essencial. Se a resposta for clara, direta e positiva, com uma explicação, é um bom sinal. Já uma hesitação por parte do entrevistador poderá ser indicadora de problemas.

É importante avaliar a empresa, tal como o entrevistador o avalia – os profissionais de sucesso são aqueles que avaliam bem os desafios de um projecto antes de o aceitar.

4. O que faltava à última pessoa nesta função? 

Demonstre a sua capacidade de identificar problemas antes que estes apareçam. A resposta a esta questão pode explicar o porquê de a empresa estar a recrutar e guiá-lo para o sucesso.  

5. Tem algumas dúvidas em relação ao meu perfil? 

Perguntar ao entrevistador se há algo em falta no seu currículo dá-lhe a oportunidade de esclarecer dúvidas, demonstrando que consegue lidar com criticas construtivas, e que quer melhorar – qualidades valiosas em qualquer colaborador!

6. Qual será a evolução futura da função?

Ao questionar como a função irá evoluir a curto-médio prazo demonstra que quer ser recrutado para uma função adequada ao seu perfil e expetativas – algo procurado pelos empregadores.

Se a função a que se candidata é temporária, mostre a sua visão para o futuro e dê a conhecer ao empregador que gostaria de ficar a trabalhar na empresa enquanto colaborador permanente.

7. Como é a cultura da empresa?

Pergunte qual é o dress code, que eventos sociais existem, quanto tempo dura a pausa para almoço, se a empresa se considera uma startup ou se é uma organização madura no seu setor. Estes pontos são importantes para a construção de relacionamentos duradouros, e ao questioná-los demonstra que quer conhecer a fundo a filosofia e quotidiano de trabalho da empresa.

Artigos úteis: 10 Questões de reflexão sobre a sua carreira

Envie-nos o seu CV