57% dos profissionais portugueses confia no atual mercado de trabalho

Lisboa, 10 de janeiro de 2019 – A confiança dos portugueses no mercado laboral tem vindo a aumentar nos últimos seis meses passando de 53,5% no penúltimo trimestre de 2019 para 57% nos últimos meses do ano, revela o Índice de Confiança Profissional da Michael Page, um levantamento sobre as perceções que os profissionais têm relativamente ao atual mercado de trabalho. Estes dados traduzem um crescimento relativamente ao ano passado, em que a confiança dos portugueses no mercado laboral se situava em 54% no último trimestre.

Estes dados refletem igualmente o positivismo de 55,3% dos profissionais que considera a atual situação do mercado de trabalho em Portugal favorável. Também neste aspeto, 57,6% dos profissionais acredita que poderá mudar de emprego em menos de três meses.

Destaca-se ainda a ambição de maior equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal como um dos principais desejos dos portugueses, que no final de 2018 foi manifestado por 44% das pessoas e no final de 2019 aumentou para 92,6% dos candidatos, aumentando progressivamente ano após ano. Refira-se que em finais de 2016, a percentagem de trabalhadores com esta ambição estava apenas nos 40%.

Neste contexto, a flexibilidade, com a possibilidade de trabalhar a partir de casa alguns dias por mês, é um dos aspetos referidos por 53% dos profissionais.

O estudo comprova que a natureza do emprego está a mudar e que as pessoas exigem um contínuo renovar das suas competências e da sua forma de estar no trabalho. Destaca-se ainda o positivismo dos portugueses e a sua confiança em relação ao mercado laboral e à economia, esperando melhorias nas condições profissionais. Um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com flexibilidade de trabalho, boa comunicação e ambiente organizacional, valorização profissional e aquisição de novas competências associadas à produtividade e evolução de carreiras, são aspetos que os candidatos valorizam cada vez mais e “core“ para a atividade das empresas na atração e retenção do talento, de forma a asseguarem a sua sustentabilidade

Afirma Álvaro Fernández, Diretor Geral da Michael Page Portugal.

Números a destacar:

Em relação às condições do mercado profissional, 59,4% dos candidatos mostra-se positivo relativamente ao mercado de trabalho dos próximos 6 meses;

• 53,3% aponta como estímulo à mudança de trabalho a necessidade de adquirir novas competências;
  • 63,8% prefere o trabalho permanente relativamente ao modelo temporário, enquanto que 23,6% não demonstra preferência.
  • 97,1% refere a importância de formação e aquisição de conhecimentos;
  • Mais de 98% privilegia o reconhecimento do seu trabalho e a comunicação com os seus superiores e equipas, como fatores principais de bem-estar;
  • E 95,5% dá importância a trabalhar numa organização socialmente responsável

As conclusões da Michael Page foram tiradas com base nas respostas de mais de 789 profissionais em Portugal e que serviram para elaborar o índice de confiança laboral em Portugal. No geral, este  índice fixou-se nos 57%, um ponto inferior à média europeia de 58%. Já a Suécia é o país que está mais satisfeito com o mercado laboral (71%), enquanto a Itália revela o pior desempenho no índice de satisfação (45%).

Sobre a Michael Page

A Michael Page é uma das mais conhecidas e respeitadas consultoras de recrutamento do mundo.

Estabelecida há mais de 40 anos no Reino Unido, tem atualmente 140 escritórios em 35 países. É líder em recrutamento e seleção especializada de quadros médios e superiores, para projetos de carácter permanente e temporário, sendo constituída por consultores especializados, com formação e experiência profissional nas áreas para as quais recrutam.

Para mais informações sobre o grupo, por favor visite: