A melhoria continua é uma das principais prioridades para qualquer empresa do sector da indústria. Mas Production Managers experientes que consigam preencher a necessidade de um perfil entre Shift Managers e Operational Site Management são difíceis de encontrar. Em vez de contratarem especialistas com elevados custos, as pequenas empresas são mais favorecidas se formarem os seus colaboradores mais talentosos e adequados a este tipo de função.

As empresas do sector indutrial procuram sempre criar produtos de elevada qualidade num período de tempo reduzido. Simultaneamente, pretendem reduzir desperdícios e custos para um mínimo absoluto. Por isso, a melhoria contínua é uma das principais prioridades de todas as empresas. Apesar de as grandes organizações terem capacidade para contratar especialistas com um salário mais elevado para melhorarem o seu processo de produção, as pequenas e médias empresas (PMEs) necessitam ser mais criativas para alcançar o mesmo objetivo. 

Ausência de Senior Managers

Este é um dos maiores desafios que as PMEs no setor de Manufacturing enfrentam. Existem candidatos novos e talentosos suficientes, no entanto, no mercado como um todo, há uma grande necessidade de Production Managers. Um colaborador em regime de ínterim management é uma opção viável, mas pode ter um custo elevado e o ROI dever ser analisado caso a caso. Por isso, a não ser que as pequenas empresas estejam dispostas a investir muito num especialista, têm de procurar outra solução.

Invista nos seus colaboradores

O que podem as chefias de médias empresas fazer para melhorar o processo de produção? Aconselhamos os clientes a, em vez de recorrerem logo a especialização fora da empresa, procurarem talento dentro da organização. Se esta não for uma opção, contratar uma pessoa com talento “em bruto” e com os traços de personalidade e atitude certos pode ser o próximo passo. Profissionais com as soft Skills adequadas podem ser formados para gerir temas relacionados com a redução do desperdício e para trabalhar na melhoria contínua das operações.

Resolução de problemas

O traço de personalidade mais importante é ser um bom comunicador. Neste tipo de função, o profissional passa 80% do seu tempo a lidar com pessoas: compradores e outros investidores operacionais. É necessário ter a capacidade de trabalhar com colaboradores de todos os níveis, desde um quadro executivo a operadores de loja.

Senso comum

Os outros dois requisitos mais importantes num bom Production Manager são as competências analíticas e a capacidade de resolução de problemas. Estas qualidades não devem ser difíceis de encontrar entre este tipo de posições. Parte da função consiste na resolução de problemas, mas para candidatos com um percurso profissional em engenharia ou numa área técnica, esta soft skill faz parte do seu perfil. Para eles é apenas uma questão de senso comum. Garantir que encontra um bom recrutador para ajudá-lo a avaliar estas qualidades nos candidatos é o segredo para o sucesso.

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