gestão-de-pessoas-blog-image

Uma gestão de pessoas eficiente pode aumentar o compromisso dos colaboradores, encorajar as suas equipas a melhorar o seu desempenho e garantir que as pessoas estão inspiradas a desenvolver continuamente a sua carreira.

Competências de gestão de pessoas

Se pretende melhorar as suas competências de gestão de pessoas, é importante reconhecer primeiro quais as características de que a sua equipa e a empresa poderão beneficiar. As principais competências que os líderes seniores desenvolvem de forma a gerir melhor pessoas são as seguintes:

Construção de relações

Antes de aprender a gerir pessoas eficientemente, deve conhecer os membros da sua equipa a nível profissional. Perceber qual é a melhor forma de trabalhar, o que os motiva e como preferem ser geridos. Construa relações profissionais genuínas com os membros da sua equipa e irá perceber que eles têm um melhor desempenho quando estão confortáveis no seu local de trabalho.

Competências de comunicação

Se pretende construir relações, deve comunicar da melhor forma possível com cada membro da sua equipa. Todas as pessoas são diferentes; por esse motivo, aprender a comunicar adequadamente e desenvolver as suas competências nesta área irá melhorar as suas competências de gestão de pessoas.

Inteligência Emocional

Aprender mais sobre como lidar com o que o está à sua volta de uma forma produtiva pode contribuir para o desenvolvimento da sua equipa e também das suas competências, simultaneamente. Deve desenvolver a capacidade de compreender e gerir as suas emoções de uma forma produtiva e positiva. Isto pode ajudá-lo em outras áreas, como a comunicação e a resolução de conflitos.

Empatia

Ter empatia e capacidade de reconhecer quando alguém necessita de apoio no trabalho é importante para garantir que as pessoas possam ser elas próprias. Estar confortável no local de trabalho é crucial; caso contrário os profissionais poderão sair da empresa. Se tem dificuldade em acompanhar alguém que não está a ter o melhor desempenho, perceber o motivo desta situação pode ajudar a avançar e a melhorar.

Como gerir pessoas

Não existe uma resposta generalista, visto que todos somos diferentes. No entanto, é importante desenvolver as suas competências e aprender mais sobre técnicas de gestão gerais. Apresentamos alguns conselhos para gerir pessoas eficazmente:

1. Tenha objetivos claros: desta forma a sua equipa estará a par dos objetivos da mesma e da empresa e tem conhecimento de como a função beneficia o negócio.

2. Conheça os seus pontos fortes e de melhoria e os de cada pessoa na sua equipa: identificá-los significa que pode desenvolver a sua equipa e recorrer aos pontos fortes de cada membro nos períodos mais desafiantes.

3. Comunique com a sua equipa: uma comunicação consistente e regular ajuda a equipa a trabalhar melhor em conjunto. Tente agendar reuniões semanais para perceber melhor o dia-a-dia da sua equipa.

4. Seja organizado sobre a forma de como pretende gerir o seu fluxo de trabalho: planear a semana durante as reuniões semanais e informar antecipadamente a sua equipa dos próximos projetos, irá ajudá-los a gerir prioridades.

5. Ouça a sua equipa: se os membros da sua equipa estão com algumas dificuldades no trabalho, é importante ouvir e compreender o motivo para se sentirem assim. Isto irá ajudá-lo a construir uma relação profissional em que podem contar consigo e confiar em si como manager.

6. Dê um feedback construtivo e frequente: as pessoas não conseguem evoluir se não for dado um feedback. Acompanhar o trabalho da sua equipa e fornecer um feedback pode a melhorar a longo prazo.

Uma gestão eficaz de pessoas é crucial para a empresa, pois estas são a força motriz da empresa. Investir tempo e dinheiro na forma como gere os colaboradores pode ser a diferença entre um ambiente profissional positivo e negativo. Uma boa gestão de pessoas não só irá contribuir para o crescimento da empresa, como também irá maximizar as carreiras dos colaboradores e ajudá-los a crescer como indivíduos. O desenvolvimento dos seus managers e líderes seniores é importante para melhorar as suas competências de liderança. Deve conseguir desenvolver os seus conhecimentos base e abordagem de gestão das suas equipas com um método adequado e informado. Recorde-se que não deve utilizar uma abordagem generalista, pois cada membro da equipa pode necessitar de ser acompanhado de uma forma diferente.

Participar em cursos de gestão pode ajudar a desenvolver as suas competências nas áreas que tem mais dificuldades. Procurar também aconselhamento de um manager dá-lhe a oportunidade de aprender com alguém que procura desenvolver novas competências.

Se está interessado em aprender mais sobre conselhos de gestão, consulte o os nossos conselhos. Se procura novas oportunidades, contacte os nossos escritórios da Michael Page.

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.