Quer seja um empregador que está a contratar novos talentos para colmatar uma lacuna em termos de competências ou um gestor responsável pela contratação à procura de planear a sua estratégia de contratação para os próximos 12 meses, nunca foi tão importante compreender quais são as competências e os atributos mais procurados em Marketing & Digital. Em tempos de incerteza, as soluções inovadoras são cada vez mais necessárias para resolver problemas complexos.

Tendo esta situação em consideração, compilámos uma lista de algumas das principais competências que tendem a definir o ano de 2021 na área de Marketing & Digital. Estas são as competências em que as equipas precisarão de prosperar e ter êxito neste ano. 

Os outros artigos neste e-book irão ajudar a contratar tendo as competências em mente e ajudar a compreender por que motivo a melhoria de competências e a requalificação são tão importantes numa organização moderna.

A atualização da infraestrutura digital é um discurso político que está na moda, constituindo o reconhecimento da importância crescente do setor na economia. De acordo com a eMarketer, os gastos em publicidade digital cresceram 11,2% no ano passado. Neste cenário, os empregadores estão a enfrentar faltas de competências nas áreas especializadas.

VISÃO DOS CLIENTES

Ser capaz de compreender e manipular a visão dos clientes pode ajudar a desenvolver uma estratégia abrangente.

Os profissionais com competências de análise da visão dos clientes estão a tornar-se parte integrante da função de marketing. Ter a capacidade de compreender, traduzir e manipular o ponto de vista dos clientes pode ajudar a desenvolver uma estratégia abrangente, bem como proporcionar visões úteis para impulsionar a sua oferta empresarial. Além disso, a análise de categorias e o conhecimento profundo do mercado garantem que todos na sua empresa compreendem melhor as respetivas partes interessadas, o que contribui para uma abordagem mais eficiente.

COMUNICAÇÃO CLARA DO RETORNO DO INVESTIMENTO

As pessoas com capacidade para descodificar métricas de marketing e comunicar sobre as mesmas são valiosas para o crescimento empresarial.

O retorno do investimento é uma métrica crucial no departamento de marketing, onde os resultados e a comunicação são fundamentais. Os indivíduos com competências para analisar métricas de marketing e comunicar tendências ajudam a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento empresariais. Tal implica não só ser capaz de descodificar resultados, como também saber quais são as melhores ferramentas a utilizar. Após a determinação dos resultados, comunicá-los aos dirigentes superiores para obter aprovação relativamente a quaisquer novos empreendimentos é essencial para manter a dinâmica. A execução das comunicações de retorno do investimento é essencial para garantir que as equipas de marketing conseguem desenvolver as suas estratégias com sucesso.

GESTÃO DE MARCA

Um gestor de marca competente deve ser proficiente na organização de campanhas e na gestão de redes sociais.

Os gestores de marca são responsáveis pela gestão da marca da sua empresa ou das marcas dos seus clientes. No mercado atual, em que a concorrência é feroz, estes colaboradores competentes podem construir ou destruir a reputação de uma marca através da gestão e da velocidade a que fazem avançar a marca. Estes profissionais devem ser proficientes em várias funções, incluindo a organização de campanhas (por vezes, várias campanhas de uma vez), o desenvolvimento de novos produtos e a gestão de redes sociais. Os gestores de marca irão tornar-se cada vez mais importantes em 2021, uma vez que são fundamentais para o desempenho e o sucesso da marca.

RELAÇÕES PÚBLICAS E REDES SOCIAIS

Tanto as relações públicas como as redes sociais são importantes para garantir que a voz da sua empresa é representada de forma correta.

A forma como a sua empresa é representada nos meios de comunicação e nas plataformas de redes sociais tornou-se o principal foco para a maioria das empresas. À medida que a reputação da marca se torna cada vez mais crucial no atual mercado competitivo, os profissionais com capacidade de gerir a imagem da sua marca são fundamentais. As pessoas que possuem as competências para apoiar a mensagem de marca nos canais de redes sociais e de relações públicas são importantes para garantir que a voz da sua empresa é transmitida de forma correta e que a sua mensagem tem repercussão no seu público-alvo. Uma combinação destes profissionais nas suas equipas irá ajudar a identificar novas oportunidades para a sua empresa.

COPYWRITING/CONCEÇÃO DE ATIVOS

As equipas de marketing de conteúdo podem desenvolver campanhas envolventes e designs estimulantes.

As equipas de conteúdos e de design constituem agora um componente essencial de muitos departamentos de marketing internos. A sua produção é o incentivo que faz avançar as campanhas através da criação de textos persuasivos e do design estimulante. Os copywriters competentes são capazes de atualizar textos antigos e de criar novo conteúdo digital, tendo em mente os princípios fundamentais da otimização para motores de pesquisa (SEO), a legibilidade e a persuasão. Entretanto, os designers dão vida às suas palavras na forma de documentos técnicos, e-books, infográficos e muito mais. Os profissionais de conteúdos talentosos orgulham-se de criar material que se destaca no mercado e que supera a concorrência.

RELACIONAMENTO COM AS PARTES INTERESSADAS

As competências no relacionamento com as partes interessadas irão promover melhores práticas de trabalho.

Trabalhar com outras pessoas é essencial na maior parte das funções empresariais. No entanto, no marketing, poder-se-ia argumentar que é ainda mais pertinente ter a capacidade de trabalhar de forma eficaz com as partes interessadas, uma vez que existe uma fortíssima colaboração transversal entre as equipas – tanto interna como externamente. De facto, a gestão eficaz das partes interessadas pode constituir a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto multifacetado. Os profissionais com competências no relacionamento com as partes interessadas irão permitir à sua organização comunicar de forma mais eficaz, o que irá promover melhores práticas de trabalho, agora e no futuro.

ANÁLISE DE COMÉRCIO ELETRÓNICO

Enquanto a digitalização do mundo continua, as competências em comércio eletrónico estão a ser cada vez mais procuradas.

À medida que o encerramento em 2019 de diversas lojas proeminentes situadas nas ruas de comércio se destacou, o comércio eletrónico tornou-se agora o principal campo de batalha no mundo do retalho. Com o setor de retalho online a crescer substancialmente, as competências em comércio eletrónico estão a tornar-se cada vez mais procuradas. Dado que o comércio eletrónico constitui uma operação multicanal, é importante que os profissionais sejam versáteis e tenham um conhecimento aprofundado do marketing mix digital. Devem também ter um bom olho para detetar tendências em dados e elaborar planos de ação para impulsionar um maior crescimento.

DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA DE UTILIZADOR

A combinação da experiência de utilizador com a conceção integrada significa que pode elevar os seus processos até ao próximo nível.

A criação de uma experiência de utilizador única que é fácil de entender e é satisfatória para os seus clientes é o elemento essencial para a repetição de negócios e um cliente satisfeito. Não só deve procurar competências no desenvolvimento da experiência de utilizador, mas também combinar este aspeto com a conceção integrada e as competências digitais, o que significa que conta com um profissional que pode elevar os seus processos até ao próximo nível. A consistência na sua experiência de utilizador e a representação da marca nesta área irão manter as taxas de conversão e incentivar as conclusões comerciais.

SEO: CONTEÚDO E ASPETOS TÉCNICOS

Garantir que todos os elementos do seu site foram desenvolvidos para SEO irá atrair mais tráfego para o seu conteúdo.

A otimização para motores de pesquisa (SEO) constitui o processo através do qual a visibilidade de um site ou uma página Web é melhorada nas classificações de motores de pesquisa, como o Google, para aumentar o tráfego. De um modo geral, existem três áreas fundamentais de SEO: técnica/no local, conteúdo e construção de ligações. Os profissionais com um histórico comprovado em uma, ou idealmente na totalidade, destas áreas têm sido cada vez mais procurados ao longo, mais ou menos, da última década. Uma vez que as regras da Google de melhores práticas mudam regularmente, os especialistas em SEO precisam de ter capacidade de adaptação e de estar preparados para encontrar novas estratégias para melhorar a visibilidade dos sites.

ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM)

Os profissionais de CRM analisam os dados nos vários canais e utilizam os respetivos resultados para implementar uma mudança positiva.

O elemento de CRM continua a ser uma competência fundamental em qualquer função de marketing. Não só para assegurar que está a comunicar com os seus clientes de forma eficaz, mas garantindo também que está a aproveitar ao máximo o seu público e a visá-lo corretamente com as suas comunicações. O elemento de CRM envolve a gestão de muitos sistemas. No entanto, os profissionais de CRM devem ser capazes de analisar estes dados em vários canais e utilizar os respetivos resultados para implementar uma mudança positiva na organização.

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Upskilling & Resklling - Guia dedicado à melhoria de competências

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